A quimioterapia pode ser utilizada em diferentes cenários, como para tentar curar o câncer completamente, para diminuir o tumor antes de uma cirurgia ou ainda para aliviar os sintomas mesmo que a doença não tenha cura.
O oncologista é quem determina o medicamento ou a combinação de medicações indicadas para cada caso, assim como a dose, a via de administração, a frequência e o tempo do tratamento. Todas essas decisões dependem do tipo de câncer, localização, estágio e estado geral de saúde de cada paciente.
Hoje, já existem diversos medicamentos disponíveis para o tratamento dos distintos tipos de câncer e eles podem ser aplicados de diferentes modos. Apenas o médico poderá determinar qual é o melhor para cada caso, podendo o tratamento quimioterápico ser feito:
- via oral (na forma de comprimidos, cápsulas ou líquidos)
- intravenoso (na forma de injeção ou soro diluído diretamente na veia)
- intramuscular (por meio de injeções diretamente no músculo)
- subcutâneo (por injeções aplicadas por baixo da pele)
- tópico (em forma de líquido ou pomada, aplicados na região afetada)
- e, menos frequente, intracraneal (aplicado no líquido da espinha)
Em princípio, a quimioterapia mata todas as células que se dividem rápido, como a dos tumores. No entanto, é importante saber que outras células do organismo também se dividem rapidamente, como as dos cabelos, unhas, de defesa e das mucosas. É por isso que os quimioterápicos são tóxicos para essas células, podendo causar uma série de efeitos adversos, como:
- Queda de cabelos e pelos do corpo
- Fraqueza e fadiga
- Diarreia
- Constipação
- Perda de peso
- Feridas na boca
- Febre
- Infertilidade
- Hematomas
- Enjoo
- Vômitos
- Tontura
Apesar de não ser nada fácil, não podemos esquecer que a quimioterapia é a chance da cura e que vale passar por todos os obstáculos para se livrar de um câncer. Cada passo dado, cada sessão realizada é um passo mais próximo da vitória. Por isso, se você estiver passando por esse tipo de tratamento, mantenha a mente positiva, pois o otimismo é a arma mais poderosa contra as adversidades!