Entenda quais são os principais motivos para contratar um seguro residencial. Veja como cuidar do seu patrimônio, proteger sua família e ficar livre de certas preocupações.
Contratar um seguro residencial pode ser a estratégia mais inteligente diante do seu dia a dia corrido, cheio de tarefas e compromissos. No meio de tantas responsabilidades e problemas de uma casa, é sempre interessante se prevenir.
Independentemente do seu imóvel ser próprio ou alugado, vale a pena evitar prejuízos e danos causados por intervenções humanas ou naturais. E, por falar nisso, diversos contratos de locação exigem a contratação de um seguro para a residência, com uma cobertura básica contra incêndio.
Mas, por que se limitar? Você pode ter muito mais benefícios ao seu favor!
Por isso, é importante considerar os motivos para contratar um seguro residencial. Ele trará mais tranquilidade e qualidade de vida para você e sua família. São diversas coberturas e serviços que vão lhe proporcionar segurança e facilidade no seu dia a dia. Conheça agora as vantagens.
1 – Oferece o melhor custo-benefício
Você sabia que um seguro residencial custa menos de 1% do valor do imóvel? Assim, juntando com os benefícios que esse produto oferece, o investimento é baixo e as vantagens são imensas. É possível contratar uma apólice pagando menos do que o esperado para contar com muitos serviços.
Esse custo reduz consideravelmente se:
- Seu imóvel for um apartamento;
- Sua casa ficar localizada em condomínio fechado;
- No imóvel ter equipamentos de segurança instalados.
Além do mais, a partir da primeira renovação se, até então, não houver sinistro, você ganha um bônus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, contratar um seguro residencial é muito fácil e acessível.
A combinação da cobertura básica com as diversas coberturas adicionais permite que você tenha um seguro totalmente personalizado. Portanto, entender quais são suas principais necessidades é fundamental para garantir máxima proteção para a sua casa.
O que são as coberturas adicionais?
As coberturas adicionais envolvem os danos elétricos, e outros acontecimentos como:
- Vendaval,
- Furacão,
- Ciclone,
- Tornado,
- Impactos de veículos terrestres.
Além desses, há as coberturas adicionais para quebra de vidros, desmoronamento total ou parcial, roubo ou furto qualificado, responsabilidade civil familiar e perda ou pagamento de aluguel.
Contratar um seguro residencial é um investimento que vale muito a pena, pois, no momento em que precisar, você terá auxílio à sua espera. Afinal, acidentes acontecem sem previsão, mas é sempre bom se precaver, caso as coisas saiam do controle.
2 – Coberturas na medida certa para suas necessidades
O seguro residencial oferece uma enorme variedade de coberturas, de acordo com as necessidades do segurado, referentes a eventos de sinistro. Se você parar para pensar direitinho, verá que a quantidade de benefícios contemplados pela apólice já é motivo suficiente para optar pela contratação.
Talvez não valha a pena contratar serviços de assistência separados, como por exemplo, colocação de prateleiras, limpeza da caixa d’água, reparo de danos elétricos, entre outros. O total dessas contratações facilmente ultrapassa o valor do seguro residencial.
O trabalho e o tempo despendido na hora de procurar por profissionais ou empresas que prestam assistência domiciliar também devem ser analisados. Além disso, o risco de contratar um serviço sem referências é algo que você não pode correr, não é mesmo?!
O motivo por trás das contratações de um seguro residencial é a segurança, pois, com ele, é possível contar com seus benefícios em diversas situações. Existem coberturas básicas e adicionais, sendo que as últimas podem ser incluídas, conforme a necessidade de cada pessoa.
Entre as principais coberturas do seguro residencial estão:
- Incêndios, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves;
- Roubo ou furto;
- Rachaduras na parede;
- Danos elétricos;
- Impacto de veículos terrestres;
- Quebra de vidros;
- Vendaval, furação, ciclone, tornado, queda de granizo e neve;
- Responsabilidade civil familiar.
Uma das vantagens é que muitas seguradoras permitem a personalização do seguro. Dessa forma, conta-se apenas com as coberturas que são consideradas essenciais para o cliente, sendo esse mais um dos motivos para contratar um seguro residencial.
3 – Assistência domiciliar para manutenção e reparos
O seguro residencial oferece serviços que vão além das indenizações, em caso de sinistro ao imóvel. Ao contratar esse serviço, será possível usufruir também de diversos itens de assistência domiciliar.
Eles incluem chaveiros, check-up básico, cobertura provisória de telhados e desentupimento. Também podem fazer parte da assistência: a instalação de olho mágico, reparos hidráulicos, segurança, vigilância, reparos elétricos, entre outros.
Além das assistências emergenciais, existem outros serviços que você poderá contar quando contratar seu seguro residencial: limpeza de calhas, troca de telhas e limpeza da caixa d’água são algumas delas.
Outro ponto importante é que os profissionais que realizam esses reparos são selecionados pela seguradora. Isso garante mais tranquilidade para recebê-los em sua casa, além das garantias oferecidas pelos serviços prestados.
4 – Rapidez e transparência na indenização
Com o valor da indenização, o segurado não precisa usar o seu próprio dinheiro para arcar com os possíveis custos relacionados a problemas na residência.
Assim, os gastos não sairão do seu planejamento financeiro, a partir do momento que contratar o seguro residencial. Isso significa que você terá mais dinheiro para investir em atividades de lazer, aprimoramento pessoal e reformas na casa, por exemplo.
É bem melhor gastar com melhorias do que com reparos, não é? E se acontecer algum incidente que esteja coberto pelo seguro, não se desespere, porque não existe uma grande burocracia para o pagamento da indenização.
Após comunicar a seguradora o que aconteceu com o seu imóvel, será solicitado o envio de alguns documentos e pronto! Você receberá a indenização, para que providencie o reparo e, assim, não tenha prejuízos financeiros.
Dependendo do que foi contratado, a indenização pode ser usada para reconstruir a residência e repor alguns bens. Todos os benefícios de contratar seguro residencial ficam descritos na apólice de contrato. Dessa forma, você saberá exatamente com o que poderá contar, em caso de imprevistos
5 – Agilidade para calcular e contratar o seu seguro residencial
Contratar um seguro para a sua casa não deve ser mais uma dor de cabeça na vida, certo? Por isso, a contratação é rápida, sem burocracias e as condições de pagamento são facilitadas para se adequarem ao seu orçamento.
Da mesma forma que o seu veículo precisa estar seguro, a sua família e a sua casa também merecem ser protegidos. Para isso, o seguro residencial garante segurança, tranquilidade, diversas vantagens e uma amplitude de coberturas opcionais, à sua escolha.
Então, na hora de contratar um seguro residencial, não deixe de consultar um corretor da sua confiança. Afinal, será ele quem poderá oferecer a melhor combinação de coberturas essenciais em seguros residenciais, e o plano mais adequado ao perfil da sua família e região de residência.
Como é um processo de contratação de um seguro residencial?
Para entender com clareza como contratar o seguro residencial, o primeiro passo é pesquisar diferentes coberturas, os prêmios (preços), as franquias e as condições gerais de cada apólice. Ao encontrar aquelas que melhor atendem às suas exigências, será necessário:
- Solicitar a cotação: você pode solicitar uma cotação à seguradora selecionada. Normalmente, você precisará fornecer informações básicas sobre a sua residência, como tamanho, localização, idade da construção, tipo, sistemas de segurança instalados, etc.
- Analisar a proposta: após receber as cotações, analise-as cuidadosamente, levando em consideração não apenas o preço, mas também as coberturas oferecidas, franquias, limites de responsabilidade, e qualquer exclusão que possa existir.
- Escolher a seguradora e a apólice: com base na análise das propostas, escolha a seguradora e a apólice que melhor atendam às suas necessidades e expectativas.
- Preencher a proposta: após escolher a seguradora e a apólice, você tem que preencher uma proposta de seguro. Nesse formulário, você fornecerá informações detalhadas sobre sua residência, sua situação financeira e outros detalhes relevantes.
- Concordar com a inspeção da Residência: alguns seguros exigem a inspeção da residência antes de emitir a apólice. Isso ocorre em casos de casas mais antigas ou em áreas de alto risco.
- Aguardar a aceitação e emissão da apólice: a seguradora analisará as informações e decidirá se aceita ou não a sua aplicação. Se aprovada, eles emitirão a apólice de seguro, que detalha todas as condições, coberturas, limites e exclusões do seguro contratado.
- Fazer o pagamento do prêmio: você precisará pagar o prêmio do seguro, quando ele for aprovado. Esse pagamento pode ser feito de uma só vez ou em parcelas, dependendo das políticas da seguradora.
- Aguardar a vigência da apólice: depois do pagamento do prêmio, a apólice entra em vigor de acordo com as datas estipuladas no contrato.
Principais coberturas a considerar ao contratar um seguro residencial
Na hora de contratar um seguro de casa, você deve ficar atento as coberturas mais abrangentes, capazes de suprir demandas de maior ocorrência que garantem que sua casa e seus pertences estejam protegidos, como:
- Cobertura de danos à estrutura da casa: protege a estrutura física da sua casa contra danos causados por incêndios, raios, explosões, tempestades, alagamentos (se contratado como cobertura adicional), entre outros.
- Cobertura de conteúdo: assegura os pertences pessoais dentro da sua casa, como móveis, eletrodomésticos, roupas, eletrônicos, entre outros, contra danos ou roubo.
- Despesas de hospedagem temporária: pode ajudar a pagar por despesas de hospedagem temporária, como hotel, se sua casa se tornar inabitável devido a um sinistro coberto, como um incêndio.
- Cobertura de roubo e furto: salvaguarda seus pertences contra roubo e furto dentro e fora de sua casa.
- Danos elétricos: protege contra danos causados por variações de energia elétrica, curtos-circuitos e outros problemas elétricos.
- Quebra de vidros e espelhos: resguarda danos a janelas, portas de vidro, espelhos e outras superfícies de vidro.
- Danos por água: ampara danos causados por vazamentos de encanamento, rupturas de tubulações e inundações.
- Perda ou dano aos documentos: protege documentos importantes, como certidões de nascimento, passaportes e contratos, contra perda ou danos.
- Cobertura de jardim: assegura contra danos aos jardins, como árvores, plantas e gramados, causados por eventos cobertos, como tempestades ou incêndios.
Qual o valor médio de um seguro residencial?
A proteção residencial no Brasil tem um custo variável, pois depende de diversos fatores, como localização, tamanho e características do imóvel, além das coberturas contratadas.
No caso dos seguros Unimed, o cliente pode optar pelo pagamento anual, que para endereços específicos na região Sudeste cobra o valor médio de R$ 380, oferecendo uma cobertura de R$100 mil.
Pensada para cobrir todas as necessidades básicas dos seus clientes, o Seguro Residencial da Unimed inclui proteção contra roubo, danos elétricos, tempestades, quebra de vidros, despesas de aluguel em caso de necessidade, responsabilidade civil familiar e assistência 24 horas.
Quais as diferenças entre os tipos de seguro residencial?
Desde os mais abrangentes aos simplificados, os seguros residenciais abarcam diferentes necessidades e preferências do segurado, bem como as políticas específicas de cada seguradora.
No entanto, existem algumas categorias comuns, quando pensamos sobre qual é o melhor seguro residencial, que incluem:
- Seguro residencial básico: é o tipo mais simples de seguro e geralmente cobre danos à estrutura da casa e seus conteúdos básicos contra eventos como incêndios, raios, explosões e roubos.
- Seguro residencial amplo: oferece cobertura mais abrangente do que o seguro básico, podendo incluir proteção para danos causados por água, quebra de vidros, danos elétricos, vendavais, entre outros.
- Seguro residencial customizado: permite que o segurado personalize sua cobertura, conforme suas necessidades específicas. Por exemplo, o segurado pode optar por adicionar coberturas extras, como responsabilidade civil, proteção contra furto de bens específicos, cobertura para jóias ou obras de arte.
- Seguro residencial para condomínios: voltado para unidades residenciais em condomínios, ele geralmente cobre danos à estrutura do prédio, áreas comuns, responsabilidade civil do condomínio e, às vezes, também inclui cobertura para os conteúdos das unidades.
- Seguro residencial para aluguel (Inquilino): destinado aos inquilinos, esse tipo de seguro cobre os pertences pessoais dentro da residência alugada, além de oferecer responsabilidade civil e, em alguns casos, cobertura para despesas adicionais em caso de necessidade de realocação temporária.
Quem pode fazer um seguro residencial?
Qualquer pessoa que habite ou administre uma residência, seja ela própria ou alugada, pode contratar um seguro residencial. Nesse sentido, os proprietários de imóveis, sejam eles casas ou apartamentos, optam pelo seguro para proteger seu patrimônio contra uma variedade de riscos, garantindo a segurança financeira em caso de danos à propriedade.
Por sua vez, inquilinos também podem se beneficiar do seguro residencial, mesmo que não sejam os proprietários do imóvel. Isso porque, um seguro residencial para inquilinos pode proteger seus pertences pessoais contra danos ou roubo, e fornecer cobertura para despesas adicionais em caso de necessidade de realocação temporária devido a um sinistro coberto.
Os administradores de imóveis também podem optar por contratar um seguro residencial para proteger propriedades sob sua gestão. Isso pode incluir cobertura para a estrutura do prédio, áreas comuns, responsabilidade civil do condomínio, entre outras necessidades específicas de proteção.
Contratar um seguro residencial é fundamental na proteção do patrimônio e na promoção da tranquilidade dos proprietários, inquilinos e administradores de imóveis.
Ao fornecer uma variedade de coberturas que abrangem desde danos estruturais até perdas de conteúdo e responsabilidade civil, o seguro residencial oferece uma rede de segurança financeira em caso de eventos imprevistos, como incêndios, roubos, desastres naturais e danos acidentais.
Depois de entender a importância de contratar um seguro residencial, que tal solicitar um orçamento? Conheça o seguro residencial da Unimed, faça uma cotação e conheça os planos disponíveis.