Saber como contratar seguro de vida é uma das preocupações de quem pensa no futuro e deseja oferecer conforto e bem-estar aos familiares caso algum imprevisto aconteça. O processo é mais simples do que se imagina.
A seguir, você conhecerá o que caracteriza um seguro de vida. Selecionamos as principais informações sobre apólices, coberturas e direitos e deveres do segurado e da seguradora. Confira.
O que é e como funciona o seguro de vida?
Você contrata o seguro de vida para receber indenização caso ocorra algum evento previsto em apólice. Algumas pessoas acreditam que ele só é válido quando o titular falece.
Na verdade a cobertura de Morte é a cobertura básica do seguro de vida, sendo ela obrigatória. As demais coberturas variam de acordo com o perfil e as necessidades do Titular.
Os preços pagos pelo Seguro variam de acordo com as coberturas contratadas, como invalidez permanente total ou parcial, por acidentes. Também podem estar previstas em apólice despesas médicas, hospitalares e odontológicas.
Diárias por incapacidade temporária, internação hospitalar e diagnóstico de doenças graves são outros exemplos de coberturas. O seguro de vida, dependendo da apólice, também cobre gastos com medicamentos.
Quanto maior o valor pago, maior será a indenização. Há possibilidade de realizar o pagamento do seguro, mensalmente ou de uma só vez. O contrato possui um prazo de vigência que, na maioria dos casos, é de 12 meses e deve ser renovado para que a apólice permaneça ativa.
Como contratar seguro de vida?
O primeiro passo para aprender como contratar seguro de vida é escolher a cobertura de acordo com suas necessidades e perfil financeiro. O preço pago pelo Seguro costuma ser mais barato quanto mais jovem for o titular.
Geralmente, as seguradoras aceitam segurados com idade de até 65 anos. Em relação à idade mínima, a maioria oferece serviços a pessoas a partir de 18 anos. Outro fator a ser considerado é sua atuação profissional.
Quanto maior for o risco da sua atividade, mais exigente será a seguradora. Isso se justifica pelo fato de que, diante da alta probabilidade de morte, a rigidez costuma ser maior.
Quem pratica esportes radicais tende a contar com uma apólice menor, já que o risco de morte, nesse caso, também é alto. Por fim, vale dizer que você pode contratar mais de um seguro de vida.
No entanto, é mais vantajoso focar em um local só. Para ter acesso a maior indenização, basta contratar coberturas adicionais. Quanto mais completo for o seguro de vida, maior será o valor do prêmio.
Leia também: O que é sinistro seguro de vida? Como utilizar o seu?
Etapas da contratação
Depois de levar em consideração o que mencionamos nos tópicos anteriores, é hora de colocar em prática as etapas de como contratar seguro de vida.
Planejamento financeiro: Calcule quanto pode pagar pelo Seguro e avalie as coberturas oferecidas.
Escolha de coberturas: Já falamos sobre elas, mas vamos elencar as mais procuradas para que você não tenha mais nenhuma dúvida a esse respeito:
- Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO);
- Doenças Graves (DG);
- Renda por Incapacidade Temporária (SERIT);
- Diárias por Internação Hospitalar (DIH);
- Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA);
- Invalidez Permanente por Acidente Majorada (IPAM);
- Invalidez permanente total por acidente (IPTA);
- Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD);
- Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença (ILPD);
- Morte;
- Morte por acidente.
Cotação: Pesquise preços e avalie o melhor custo-benefício. A seguradora deve estar devidamente autorizada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Instituto de Resseguros do Brasil (IRB Brasil RE).
Leitura do contrato: Antes de assinar a proposta, leia com calma todas as cláusulas e tire todas as dúvidas que possam surgir. Atente-se para o valor do seguro para conferir se ela está de acordo com o que você precisa.
Oficialização: Após a emissão de apólice, guarde o documento em local seguro juntamente com a cópia dos seus documentos pessoais. Informe a uma pessoa de confiança onde ela está guardada.
Por que é importante contratar seguro de vida?
O seguro de vida é válido para todas as pessoas, sejam elas sozinhas ou provedoras de família. Mesmo que você não tenha dependentes, é importante contar com um tipo de proteção a mais.
Isso minimiza preocupações em momentos difíceis, como morte ou invalidez temporária ou permanente.
Isso também é válido para diagnóstico de uma doença grave, necessidade de internação hospitalar e gastos com fisioterapia, por exemplo. Independente da situação, o ideal é evitar preocupações financeiras.
Lembre-se de assinar contrato com uma seguradora bem conceituada no mercado para não correr o risco de ficar desprotegido quando mais precisar de apoio.
A Seguros Unimed oferece diversos tipos de seguro de vida para garantir a sua segurança e a de sua família. Faça uma cotação agora mesmo.