Ao contratar um seguro de vida, você está dando um passo muito importante, principalmente no que diz respeito à sua tranquilidade e à de sua família. Por essa razão, é fundamental conhecer cada detalhe desse tipo de serviço. Você sabe o que é sinistro seguro de vida? Saiba o que esse termo significa e o que deve ser feito caso seja necessário utilizá-lo.
O que é o sinistro seguro de vida?
O sinistro seguro de vida nada mais é do que a concretização dos eventos que estão previstos na apólice. Logo, ele pode ser acionado conforme a contratação do seguro, ou seja, em caso de morte do sinistrado (contratante) ou em casos de doenças, invalidez ou acidentes.
Se, por exemplo, seu seguro prevê a indenização por acidente de carro e isso acontecer, a seguradora configura o sinistro. Isso também vale para morte por causa natural, invalidez total ou parcial, doença grave, assistência funeral, entre outros contextos.
O sinistro seguro de vida depende do tipo de apólice contratada. Por essa razão, é de extrema importância que ela seja guardada em um local seguro e que pessoas de confiança saibam da sua existência para usá-la quando for necessário.
Como acionar a seguradora em caso de sinistro?
Caso algum dos imprevistos cobertos pela apólice aconteça, é importante acionar a seguradora o quanto antes. Entre em contato por telefone e informe o ocorrido. Isso agiliza o processo e garante que você receba as orientações relacionadas às etapas seguintes.
No caso do seguro de vida da Seguros Unimed, contate a Central de Atendimento 24h pelo número 0800 016 6633 ou 0800 770 3611, caso você seja portador de deficiência auditiva.
Depois desse contato inicial, você deve formalizar a comunicação. Nessa etapa, será preciso preencher um formulário enviado pela seguradora. Atente-se para fornecer todos os dados solicitados e preencher os campos corretamente
Quais são os documentos que devem ser enviados à seguradora?
Além do formulário, é preciso enviar à seguradora uma série de documentos relacionados à identificação pessoal e ao motivo que originou o sinistro. Os principais são os seguintes:
- Cópia do boletim de ocorrência, em caso de acidentes, assalto, entre outras situações que implicam na realização desse documento;
- Cópia do RG e do CPF do segurado;
- Cópia da certidão de casamento atualizada, se for o caso;
- Laudo médico, em caso de doença ou invalidez total ou parcial;
- Cópia do RG e CPF do dependente que acionará o seguro em caso de falecimento do segurado.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
Além desses, outros documentos podem ser solicitados. Tudo vai depender, como já dissemos, da causa do acionamento do seguro e da apólice contratada.
Veja também: Melhor seguro de vida, entenda como escolher o mais adequado para seus objetivos
O que fazer depois de enviar o formulário e os documentos?
Após a realização desses procedimentos, o próximo passo é aguardar a análise e a validação da seguradora.
A indenização é paga em poucos dias após a validação dos documentos e a comprovação da veracidade dos fatos que geraram o sinistro. Por isso é importante acionar o sinistro seguro de vida o quanto antes e enviar a documentação completa.
A Seguros Unimed conta com equipe especializada em oferecer as melhores soluções em caso de sinistro. Mantenha nosso telefone salvo no seu celular número 0800 016 6633 ou 0800 770 3611 (canal de atendimento a pessoas com deficiência auditiva).
Caso você seja o titular do seguro, é importante manter uma pasta com todos os documentos anexados. Informe os dependentes o local onde ela está guardada. Isso facilita na tomada de decisões caso aconteça algum imprevisto.
Agora que você já sabe o que é sinistro seguro de vida, aproveite para entrar em contato com um dos corretores credenciados e garanta a sua tranquilidade e a de sua família. Conte com a Seguros Unimed para dar esse passo importante.
