A contratação de seguro de vida está cada vez mais presente na realidade brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a procura por esse serviço aumenta, em média, 10% ao ano.Isso é reflexo da preocupação dos brasileiros com o futuro e com a qualidade de vida próprios e de familiares. Quando resolvemos dar um passo à frente e buscar por uma seguradora, uma série de questionamentos começam a surgir. Um deles diz respeito à idade máxima para fazer seguro de vida. Se essa é também sua dúvida, confira as informações a seguir e descubra o que você deve levar em consideração na hora de optar pelo melhor para você e sua família.
Por que a idade interfere na contratação de seguro de vida?
Geralmente, à medida que envelhecemos, ficamos mais propensos a correr riscos relacionados a acidentes e doenças. Não que isso não aconteça com pessoas mais jovens, mas, a probabilidade maior está relacionada aos idosos.
Esse é um dos motivos pelos quais as seguradoras estabelecem uma idade máxima para fazer seguro de vida. Dependendo da empresa, o limite pode ser de 60, 65 ou 70 anos. Vale lembrar que o histórico de saúde do segurado também pesa na liberação.
Além disso, o valor desse produto é calculado de acordo com a faixa etária do contratante. Com isso, valor do prêmio também é alterado. Basicamente, a regra é a seguinte: quanto maior for a idade, maior será o custo.
Lembre-se de que a seguradora precisa reservar recursos para atender às necessidades dos clientes. Nesse sentido, o usuário que tem maior probabilidade de usar esses recursos acaba pagando o valor maior.
Veja também: Seguro de vida para família é alternativa para quem deseja um futuro mais tranquilo
Existe idade máxima para renovar seguro de vida?
A idade máxima para fazer seguro de vida está relacionada apenas ao contexto de entrada de pessoas. No entanto, essa regra não se aplica nos casos de renovação, já que é comum haver maior flexibilidade para o avanço etário do segurado.
A idade máxima para fazer seguro de vida pode aumentar?
Levando em consideração que, no passado, o limite de idade para fazer seguro de vida já foi bem menor, é provável que ele se estenda no futuro. Isso se justifica pelo aumento considerável da expectativa de vida da população nos últimos anos.
A prevenção de doenças, assim como a preocupação com alimentação de qualidade, exercício físico, entre outros hábitos saudáveis, colaboram para esse movimento. Aliados aos avanços da medicina, eles acabam gerando um bem-estar maior.
O seguro de vida é uma das medidas que fazem parte desse contexto de busca por tranquilidade. Por isso, a tendência é que as pessoas mais velhas recorram cada vez mais a ele como forma de garantir proteção em momentos difíceis da vida.
Veja também: Melhor seguro de vida, entenda como escolher o mais adequado para seus objetivos
O que levar em consideração ao contratar seguro de vida?
Nada impede que você contrate um seguro de vida quando estiver mais próximo da idade máxima. No entanto, quanto mais cedo você começar, menor será o valor e maiores serão os benefícios dos quais você poderá desfrutar.
As coberturas desse produto variam de acordo com o plano contratado. Em geral, elas abarcam morte, invalidez, acidente, lesões temporárias e permanentes, entre outras. Serviços de transporte e planos funerários também podem ser oferecidos.
O importante é que você avalie todos os detalhes para contratar o produto que se adequa à sua realidade e objetivos. Não deixe de verificar se as coberturas complementares estão devidamente previstas na apólice.
Portanto, fique atento às condições do plano, sobretudo no que se refere à idade máxima para fazer seguro de vida. Afinal, o objetivo é contar com qualidade para garantir a proteção do seu patrimônio e dos seus entes queridos.
Faça uma cotação do Seguro de Vida da Seguros Unimed. Clique Aqui.