Previdência privada ou seguro de vida, qual é a melhor opção para você e para a sua família? Esses dois investimentos possuem características distintas. No entanto, eles têm um propósito semelhante, garantir a segurança financeira do segurado e de seus familiares.
Apesar de serem produtos diferentes, você não precisa escolher entre um e outro, já que ambos podem trazer muitos benefícios tanto para o titular quanto para os beneficiários.
Contudo, existem algumas diferenças, principalmente relacionadas ao resgate do dinheiro investido e à tributação.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é seguro de vida e o que é previdência privada e quais são as vantagens e desvantagens de cada produto. Dessa forma, você vai conseguir aplicar melhor o seu dinheiro e de uma maneira mais consciente.
O que é seguro de vida?
O seguro de vida é um produto que visa oferecer proteção para o segurado e para os beneficiários dele.
Na maioria dos casos, essa modalidade de seguro cobre a morte do segurado. Quando isso ocorre, os beneficiários do titular recebem uma indenização.
Contudo, dependendo da cobertura escolhida no momento da contratação do plano, o segurado pode receber uma indenização ainda em vida caso sofra de uma doença grave ou fique impossibilitado de trabalhar devido a uma incapacidade total ou parcial.
Além disso, também há a possibilidade de contar com cobertura para despesas médico-hospitalares e um auxílio-funeral.
Ao contratar um seguro de vida, o segurado ou os seus beneficiários só vão poder solicitar o pagamento da indenização caso um sinistro ocorra. Sendo assim, o titular não pode solicitar o dinheiro investido no seguro a qualquer momento.
Quais são as vantagens de ter um seguro de vida?
O seguro de vida pode trazer muitas vantagens tanto para o segurado quanto para os beneficiários dele.
O principal benefício desse produto é garantir a segurança financeira dos beneficiários do segurado, caso ele faleça.
Além disso, dependendo da cobertura contratada, o segurado pode garantir uma proteção para si mesmo caso fique impossibilitado de trabalhar devido a uma doença grave ou a um acidente que o deixe incapacitado para as atividades laborais.
Outra vantagem do seguro de vida é que não é cobrado Imposto de Renda sobre o valor da indenização, nem o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).
A indenização que os beneficiários têm direito a receber não entra no inventário do segurado, o que se configura em mais um benefício desse tipo de produto.
O que é previdência privada?
A previdência privada tem como principal objetivo garantir que o investidor consiga ter uma boa renda quando se aposentar. Ela pode ser vista como um complemento à previdência pública.
Existem dois tipos de previdência privada. A PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é a categoria indicada para quem investe até 12% da renda na previdência privada e declara o Imposto de Renda seguindo o modelo completo. Isso porque é possível deduzir essas contribuições na declaração anual do Imposto de Renda.
Já a VGBL (Valor Gerador de Benefício Livre) é mais indicada para aqueles que investem mais do que 12% da renda na Previdência Privada, contudo, as contribuições para essa categoria não podem ser deduzidas no Imposto de Renda. No entanto, no momento de sacar o dinheiro aplicado, o investidor só vai precisar pagar imposto sobre os rendimentos, e não sobre o valor total investido.
Por que investir em previdência privada?
Investir em previdência privada é fundamental para quem quer garantir um futuro mais tranquilo, sem ter que diminuir o padrão de vida quando parar de trabalhar. Isso porque quem se aposenta somente pelo INSS precisa se contentar com o teto estabelecido pelo órgão, que atualmente é de R$ 7786,02.
Além disso, ao investir na previdência privada você pode escolher como o seu dinheiro será aplicado, se em fundos de renda fixa, de renda variável ou mistos. Dessa forma, será possível fazer com que os seus recursos rendam mais.
Outra vantagem de investir na previdência privada é que, diferente do que ocorre com o INSS, não é preciso atingir uma idade mínima para sacar o seu dinheiro.
Contudo, diferente do seguro de vida, o dinheiro investido na previdência privada está sujeito à cobrança do Imposto de Renda.
Além disso, em alguns estados, o valor investido na previdência privada está sujeito à cobrança do ITCMD. Isso significa que se o titular da previdência falecer, os seus herdeiros vão ter que pagar esse imposto sobre o valor investido na previdência privada.
Quais são as principais diferenças entre seguro de vida e previdência privada?
Com a previdência privada é possível garantir uma renda maior na aposentadoria, sem ter que depender inteiramente do governo. Contudo, é preciso considerar as questões tributárias antes de escolher entre o modelo PGBL e o VGBL.
Já o seguro de vida é ideal para quem quer garantir um futuro mais tranquilo para a sua família, além de assegurar o recebimento de uma indenização caso não possa mais trabalhar devido a uma doença ou acidente que gere uma incapacidade permanente.
Além disso, o seguro de vida apresenta algumas vantagens na esfera tributária, quando comparado com a previdência privada, já que sobre a indenização paga pela seguradora não incidem Imposto de Renda nem ITCMD.
Outra vantagem do seguro de vida em relação à previdência privada é que o dinheiro aplicado no seguro não pode sofrer penhora judicial, o que não ocorre com os recursos investidos nos planos de previdência.
Contudo, no caso da previdência privada, você pode resgatar o valor investido a qualquer momento, o que não é possível no seguro de vida.
Plano de previdência privada ou seguro de vida: qual escolher?
Se você ainda está em dúvida entre previdência privada ou seguro de vida, saiba que não é necessário escolher apenas um deles, já que você pode adquirir esses dois produtos.
Sendo assim, é possível perceber que esses produtos não são excludentes, mas sim complementares. Logo, quem quer garantir um futuro mais tranquilo deve pensar na possibilidade de investir simultaneamente em um seguro de vida e na previdência privada.
Portanto, acesse a loja virtual da Seguros Unimed e confira as nossas opções de seguro de vida e de previdência privada, e contrate os planos que melhor atendam para você.