A mordida profunda, também conhecida como sobremordida, é uma condição que pode afetar crianças, adolescentes e adultos.
A principal característica dessa condição é que os dentes da frente da arcada dentária superior do paciente cobrem boa parte dos dentes inferiores. Se os dentes superiores cobrirem um terço ou mais dos dentes inferiores, já pode se dizer que aquela pessoa tem sobremordida.
Continue lendo para entender melhor o que é a mordida profunda, quais são as causas dessa condição, como funciona o tratamento e os impactos dela na saúde bucal.
O que é mordida profunda?
A mordida profunda é um problema odontológico cuja principal característica é o fato dos dentes da frente superiores cobrirem os dentes inferiores.
Essa condição não causa apenas problemas estéticos, ela também pode comprometer o processo de mastigação e, no caso das crianças, atrapalhar o desenvolvimento da mandíbula, o que também pode afetar as articulações.
Leia também: DTM ou Disfunção temporomandibular: sintomas e tratamentos
Quais são os tipos de sobremordida?
A mordida profunda pode ser dividida em duas categorias, a congênita e a adquirida. Quem tem o primeiro tipo de sobremordida já nasce com esse problema. Sendo assim, quando a arcada dentária da criança com mordida profunda congênita estiver formada, ela vai apresentar os dentes superiores da frente tampando os dentes inferiores.
A maioria dos casos de sobremordida são congênitos. Isso significa que a pessoa herdou dos pais os genes responsáveis pela mordida profunda congênita.
Além disso, a sobremordida congênita ainda pode ser subdividida em duas categorias, que são:
- Mordida profunda esquelética – nesse caso a pessoa apresenta essa condição por causa de problemas na estrutura esquelética;
- Mordida profunda dentoalveolar – quem tem esse tipo de mordida profunda apresenta problema na estrutura dos dentes.
Já a mordida profunda adquirida se desenvolve por causa de alguns hábitos que a pessoa mantém ao longo da vida.
Leia também: O que é mordida cruzada?
Como saber se tenho mordida profunda?
Somente um dentista poderá diagnosticar se a pessoa tem mordida profunda ou não. No entanto, caso você suspeite que tenha esse problema, você deve procurar um profissional qualificado para que ele possa avaliar o seu quadro e, caso ele afirme que você sofre com sobremordida, indicar o melhor tratamento para você.
Os principais sinais da mordida profunda são:
- Dentes da frente maiores e cobrindo quase todos os dentes da arcada dentária inferior;
- Gengiva muito aparente;
- Dentes inferiores encostando no céu da boca;
- Dificuldade para mastigar.
Quem tem sobremordida ainda corre mais riscos de desgastar os dentes inferiores, já que eles ficam mais sobrecarregados durante a mastigação.
Além disso, quem tem a mordida profunda também pode apresentar mais problemas nas gengivas e ainda machucar o céu da boca.
Quais são as causas da sobremordida?
Como a maioria dos casos de mordida profunda são congênitos, podemos dizer que a principal causa dessa condição é a genética.
No entanto, como algumas pessoas podem apresentar a mordida profunda adquirida, é importante saber quais são os fatores que levam a pessoa a desenvolver esse problema, são eles:
- Desgaste dos dentes posteriores (que pode ser ocasionado pelo hábito de ranger de dentes, como ocorre no bruxismo);
- Perda dos dentes posteriores;
- O hábito de deixar a língua em posições inadequadas;
- Usar uma força exagerada para mastigar (isso pode forçar os dentes posteriores contra o osso e fazer com que eles diminuam de tamanho).
Quais são os problemas que essa condição pode causar?
A mordida profunda pode atrapalhar o processo de mastigação, e isso pode ocasionar vários problemas para o paciente, como:
- Dor de cabeça;
- Problemas respiratórios;
- Dores articulares;
- Mandíbula travada;
- Retração da gengiva.
A sobremordida também pode atrapalhar o desenvolvimento da mandíbula das crianças. Além disso, alguns pacientes com essa condição também podem se sentir incomodados por questões estéticas. Isso porque, essa condição impacta diretamente no sorriso da pessoa.
Como funciona o tratamento para esse problema?
As principais formas de tratar a sobremordida são:
- Aparelho móvel;
- Aparelho fixo;
- Cirurgia.
A escolha do tipo de tratamento vai depender de cada caso, sendo assim, somente um dentista poderá indicar qual é o procedimento mais adequado para cada pessoa.
A forma mais comum de tratamento é o uso de aparelhos ortodônticos, sejam eles removíveis ou fixos.
O aparelho ortodôntico removível é usado nos casos em que a mordida profunda é causada por alterações no desenvolvimento esquelético.
Já o aparelho ortodôntico fixo é mais indicado para os pacientes cuja sobremordida foi desenvolvida por causa de problemas na mandíbula.
O tempo de uso do aparelho ortodôntico para corrigir a sobremordida vai depender de cada caso. Sendo assim, somente um dentista vai poder dizer quanto tempo vai levar cada tratamento.
Contudo, nos casos em que o paciente precisa usar um aparelho ortodôntico fixo, ele também precisa fazer visitas periódicas ao dentista e cuidar mais da higiene bucal.
Alguns casos de sobremordida só são corrigidos com uma cirurgia, na maioria das vezes, a cirurgia feita nas pessoas que têm essa condição é a ortognática.
O objetivo da cirurgia ortognática é acertar a posição dos maxilares. No entanto, esse procedimento só é recomendado para pessoas com mais de 20 anos, pois nessa idade já ocorreu o desenvolvimento completo dos maxilares.
Entretanto, em alguns casos não basta fazer a cirurgia ortognática, também é preciso combinar esse tratamento com o uso de algum tipo de aparelho ortodôntico.
Se você quer cuidar melhor da sua saúde bucal e deixar o seu sorriso sempre bonito, você precisa fazer um acompanhamento completo com um dentista. Por isso, conte com um excelente plano odontológico!