As doenças da língua são comuns e podem afetar pessoas de todas as idades. Algumas delas estão relacionadas à higiene bucal, já outras são causadas por vírus, fungos ou bactérias.
Também há condições que se manifestam na língua porque o sistema imunológico da pessoa está debilitado, por falta de vitaminas e devido à genética.
Confira a seguir quais são as principais doenças da língua, como elas se manifestam e quais são as causas de cada uma delas. Além disso, veja quais são os tratamentos mais indicados para cada condição.
Leia também: 7 principais doenças bucais e como evitá-las
Principais doenças da língua
1 – Sapinho na boca
Também conhecido como candidíase oral, o sapinho na boca é causado pelo fungo Candida Albicans. Esse microrganismo está presente no organismo de todos e, quando a saúde da pessoa está bem, ele não causa problemas. Contudo, quando o sistema imunológico do paciente está enfraquecido, o Candida Albicans pode causar a candidíase oral.
Essa enfermidade pode se manifestar em todas as partes da boca, incluindo a língua. Os principais sintomas do sapinho na boca são:
- Presença de lesões brancas e pastosas;
- Dor;
- Surgimento de uma camada esbranquiçada na boca.
A candidíase oral pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive bebês. O tratamento consiste no uso de géis antifúngicos e enxaguantes bucais específicos para tratar essa condição.
Caso essa doença de língua não seja tratada, ela pode se espalhar para outras partes do corpo, o que vai dificultar o tratamento.
2 – Língua Preta Pilosa
Essa condição se caracteriza pelo aumento da queratina da língua, o que faz com que ela fique com uma coloração marrom ou preta, parecendo que tem pelos.
As causas mais comuns da língua preta pilosa são:
- Falta de higiene bucal;
- Infecções por fungos ou bactérias;
- Consumo excessivo de café.
Na maioria dos casos, essa doença não apresenta nenhum sintoma além da mudança de cor na língua. Contudo, alguns pacientes também podem sentir um gosto metálico na boca, ter náuseas e ainda apresentar mau hálito.
Para tratar essa condição é preciso saber qual é a causa. Por isso é muito importante consultar um médico ou dentista.
3 – Aftas
Qualquer pessoa pode ter afta, essa condição é muito comum e pode afetar as pessoas várias vezes ao longo da vida.
As aftas podem ser divididas em três tipos:
- Menores (que são as mais comuns);
- Maiores;
- Herpetiformes (que são caracterizadas pela presença uma ou várias aftas pequenas e dolorosas).
Ainda não se sabe exatamente quais são as causas da afta, contudo, os dentistas acreditam que essa condição pode estar ligada a:
- Traumas causados por mordidas;
- Deficiências nutricionais;
- Estresse.
As aftas costumam desaparecer sozinhas. No entanto, caso a afta persista por mais de 14 dias, é necessário procurar ajuda de um dentista para que ele possa avaliar melhor a lesão.
4 – Língua geográfica
Essa doença da língua é caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas com bordas irregulares, semelhantes ao desenho de uma mapa.
A língua geográfica pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em mulheres. Essa condição não é grave e costuma desaparecer sozinha. Portanto, quem tem esse tipo de lesão não precisa se preocupar.
As causas da língua geográfica ainda não foram devidamente esclarecidas, mas os médicos e dentistas acreditam que ela pode estar ligada a vários fatores, como:
- Genética;
- Psoríase;
- Estresse;
- Deficiências nutricionais.
5 – Pênfigo vulgar
O pênfigo vulgar é uma doença autoimune (esse tipo de enfermidade ocorre quando o sistema imunológico começa a atacar o próprio organismo).
Os pacientes que possuem essa condição apresentam bolhas doloridas, claras e moles. Essas bolhas podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas é comum que elas surjam primeiro na boca, podendo afetar a língua.
O diagnóstico de pênfigo vulgar é feito por meio de uma biópsia. O tratamento dessa doença é feito através do uso de corticóides, antibióticos e, em alguns casos, imunossupressores.
A maioria das pessoas que apresenta essa condição nasceu com uma predisposição genética para desenvolver essa doença.
6 – Macroglossia
Essa condição é caracterizada pelo aumento da língua, por isso, também é chamada de língua grande.
Alguns pacientes com macroglossia ficam com a língua tão grande que tem dificuldade para comer e falar. Além disso, dependendo de quão grande a língua fica, os dentes também podem ser afetados.
As causas da macroglossia podem estar relacionadas a vários fatores, como:
- Hipotireoidismo;
- Doenças metabólicas;
- Doenças endócrinas.
- Síndrome de Down.
Para tratar essa doença de língua, o médico precisa primeiro identificar qual é a causa da macroglossia. Por exemplo: se o que está causando a língua grande for o hipotireoidismo, será preciso tratar essa condição para que o paciente consiga ver uma melhora na língua.
No entanto, em alguns casos pode ser necessário fazer uma cirurgia. Por isso, quem percebe que a língua está maior, precisa procurar um médico o mais rápido possível.
7 – Câncer de língua
O câncer de língua é uma doença grave. Contudo, se for diagnosticado precocemente, as chances de que o tratamento seja bem-sucedido são maiores.
Esse tipo de câncer é mais comum em adultos, principalmente entre aqueles que possuem o hábito de fumar e não cuidam bem da higiene bucal.
Os principais sintomas de câncer de língua são:
- Presença de manchas vermelhas ou brancas na língua;
- Dor;
- Sangramento (ocorre principalmente quando a pessoa se alimenta);
- Dor de garganta;
- Dor ao comer.
O tratamento para essa condição pode ser feito por meio de cirurgias, quimioterapia ou radioterapia.
Como identificar doenças da língua?
A melhor forma de identificar qualquer doença da língua é observando a região constantemente. Dessa forma, será possível detectar alguma mancha, lesão, bolha ou qualquer outra anormalidade na língua.
Além disso, também vale a pena prestar atenção aos outros sintomas comuns na maioria das doenças de língua, como dor e dificuldade para mastigar.
Caso você sinta qualquer desconforto ou perceba alguma anormalidade na sua língua, você deve procurar um dentista, pois ele será capaz de avaliar o seu quadro e encaminhar você para outro profissional, caso seja necessário.
Normalmente, os médicos que também cuidam da língua são os otorrinolaringologistas e os gastroenterologistas. No entanto, dependendo da causa da doença de língua, será preciso a ajuda de outro profissional.
Portanto, se você quer cuidar da sua saúde bucal, confira os planos odontológicos da Unimed Odonto e faça uma cotação. Dessa forma, você vai conseguir cuidar melhor da sua boca e vai conseguir prevenir melhor as doenças de língua.