É comum vermos na mídia campanhas como o Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama, ou como o Novembro Azul, que tem como objetivo alertar os homens sobre o câncer de próstata. Contudo, as campanhas sobre a saúde bucal são menos frequentes e famosas. Por isso, foi criado o Dia Mundial da Saúde Bucal.
Cuidar da saúde da boca é tão importante quanto cuidar da saúde das outras partes do corpo. Isso porque, cuidar dos dentes não é só uma questão estética, já que muitos problemas relacionados à saúde bucal, como a cárie, se não tratados, podem impactar a saúde de todo o organismo da pessoa.
Portanto, é muito importante aprender a prevenir os problemas relacionados aos dentes, língua e gengiva para ter uma vida saudável.
Continue lendo este texto para descobrir qual é a importância do Dia Mundial da Saúde Bucal, quais são os principais problemas bucais que atingem a população e como cuidar bem da saúde da boca.
Leia também: Quando ir ao dentista? 05 motivos para manter a saúde bucal em dia
Qual é a importância do Dia Mundial da Saúde Bucal?
Essa data foi criada pela Federação Dentária Internacional (FDI) em 2007. Originalmente, o Dia Mundial da Saúde Bucal era comemorado em setembro, no entanto, após uma decisão do FDI em 2012, essa data passou a ser celebrada no dia 20 de março.
O objetivo do Dia Mundial da Saúde é alertar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal e de visitar o dentista regularmente (a cada seis meses).
Além disso, essa data também foi criada para mostrar às pessoas que a saúde bucal tem grande impacto na vida de todos. Isso porque, os dentes, a gengiva, a língua e a mucosa bucal são estruturas que impactam diretamente na fala, na alimentação e na saúde como um todo.
Também é preciso lembrar que ter um sorriso bonito ajuda a melhorar a autoestima e as relações pessoais. Há casos de pessoas que perderam um ou mais dentes ou tiveram outro problema bucal que impacta na estética da boca, e desenvolveram problemas para se relacionar por vergonha ou insegurança.
No Brasil, de acordo com dados do IBGE, 16 milhões de pessoas não possuem nenhum dente na boca. Dessas pessoas, 38% dizem se sentir inseguras para ir a eventos sociais; e 41% afirmam que têm mais dificuldade para pronunciar algumas palavras.
Sendo assim, ter uma boca saudável também impacta diretamente na vida social e profissional das pessoas.
Leia também: Qual é o panorama da Saúde Bucal no Brasil
Dia Nacional da Saúde Bucal
No Brasil, além do Dia Mundial da Saúde Bucal, que é comemorado dia 20 de março, também há o Dia do Dentista, ou Dia Nacional da Saúde Bucal, que é celebrado no dia 25 de outubro.
Essa data foi escolhida porque no dia 25 de outubro de 1884 foi criado o primeiro curso de odontologia do Brasil.
Quais são os principais problemas bucais
As doenças bucais atingem a maioria da população. Só a gengivite, por exemplo, afeta um a cada dois adultos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Dental Research.
Confira a seguir quais são as doenças bucais mais prevalentes entre a população:
- Cáries;
- Gengivite;
- Câncer de boca;
- Sapinho na boca (também conhecido como candidíase oral);
- Macroglossia (também conhecido como língua grande);
- Aftas;
- Língua geográfica;
- Língua preta pilosa.
Algumas dessas condições podem se manifestar devido a um problema em outra parte do organismo da pessoa. Por exemplo: uma das causas da macroglossia pode ser o hipotireoidismo. Já a afta e a língua geográfica podem estar ligadas a deficiências nutricionais.
Além disso, caso algumas doenças bucais não sejam tratadas, elas podem trazer sérios riscos para a saúde. A gengivite, por exemplo, pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver problemas cardíacos.
A teoria mais aceita sobre a relação entre esses dois problemas é que a gengivite permite que as bactérias que estão na boca entrem na corrente sanguínea e se alojem nos depósitos de gordura localizados no coração. Portanto, quem quer ficar ou se manter saudável precisa cuidar da saúde bucal.
Como cuidar da saúde bucal?
Cuidar da saúde bucal não é difícil, e com a adoção de pequenos hábitos no dia a dia é possível ter uma boca saudável e prevenir várias doenças.
Para cuidar bem da sua saúde bucal você deve:
- Escovar os dentes após as principais refeições;
- Usar fio dental;
- Usar enxaguante bucal.
Além disso, a alimentação também pode afetar a saúde da sua boca. Por isso, procure ter uma dieta balanceada e evite ingerir alimentos e bebidas com muito açúcar. Também é importante não consumir álcool em excesso.
Fumar também pode causar muitos prejuízos à saúde como um todo, portanto, se você tem esse hábito, procure ajuda para parar de fumar.
Quem quer ficar longe dos problemas bucais, e de outras doenças que podem estar relacionadas a eles, também precisa fazer visitas periódicas ao dentista. Para isso, é ideal contar com um bom plano odontológico, sendo assim, confira os planos da Unimed Odonto, faça uma cotação e comece a cuidar melhor da sua saúde bucal.