Você já deve ter visto alguém com a arcada dentária torta ou com muito espaço entre os dentes. Nesse caso, dizemos que a pessoa tem os dentes apinhados ou a arcada apinhada.
Também conhecidos como dentes encavalados ou dentes para frente, os dentes apinhados podem surgir em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum que surjam nas crianças.
É possível tratar esse problema em qualquer fase da vida. No entanto, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais fácil será resolver essa condição.
A maioria das pessoas procura tratamento para os dentes apinhados por questões estéticas, já que eles não contribuem para deixar o sorriso harmonioso e, por isso, podem afetar a autoestima dos pacientes que têm esse problema.
Contudo, quem tem a arcada dentária apinhada tem mais chances de desenvolver alguns problemas bucais, já que os dentes mal posicionados dificultam o processo de higiene bucal.
Sendo assim, mesmo quem não se incomoda com a estética dos dentes tortos deve procurar um tratamento especializado.
Continue lendo este texto para entender melhor o que são dentes apinhados, quais são as principais causas dessa condição e quais os tratamentos disponíveis.
O que são dentes apinhados?
Os pacientes com dentes apinhados apresentam uma arcada dentária torta ou com muitos espaços ou desalinhada.
Esses problemas podem surgir ainda na infância, sendo muito comum em quem perdeu os dentes de leite de maneira prematura.
Existem tratamentos para essa condição, sendo que a maior parte é baseada no uso de aparelhos ortodônticos, fixos ou móveis.
Apesar de a maioria das pessoas procurar ajuda para esse problema por questões estéticas, essa condição também pode trazer alguns prejuízos para a saúde bucal dos pacientes.
Quais tipos de problemas os dentes apinhados podem causar?
Pessoas com esse problema podem ter mais dificuldade em realizar a higiene bucal da maneira correta. Isso porque os dentes mal posicionados podem dificultar tanto o processo de escovação quanto o de passar o fio dental.
Sendo assim, quem tem dentes apinhados tem mais chances de apresentar problemas dentários como cáries, gengivite e periodontite.
Além disso, essa condição ainda pode comprometer a oclusão dental, que é o encaixe dos dentes com o osso da mandíbula. Isso pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade para mastigar os alimentos e ainda pode causar dor de cabeça e dor na ATM (articulação temporomandibular).
Portanto, quem tem dentes apinhados precisa procurar ajuda não somente para resolver uma questão estética, mas para evitar o desenvolvimento de doenças dentárias graves e de desconfortos que podem comprometer o bem-estar do paciente.
O que causa o apinhamento dos dentes?
Não existe apenas uma causa para o apinhamento dos dentes. Por isso, é importante que o dentista identifique o que levou o paciente a apresentar os dentes tortos, dessa forma, será possível realizar um tratamento mais efetivo.
Uma das principais causas dessa condição é a genética. Isso significa que algumas pessoas podem apresentar dentes tortos ou um espaço pequeno para os dentes por questões hereditárias.
Contudo, o apinhamento dos dentes também pode ser causado por uma perda prematura dos dentes de leite que não foi tratada da maneira correta quando o paciente era criança.
Alguns hábitos também podem provocar o apinhamento dos dentes, são eles:
- Chupar o dedo;
- Chupar chupeta;
- Roer tampa de caneta ou a ponta do lápis;
- Roer unhas;
- Pressionar muito a língua contra os dentes.
Até mesmo traumas físicos, como bater a cabeça em algum lugar, podem causar o apinhamento dos dentes.
Outra causa do apinhamento dos dentes pode ser o nascimento dos dentes sisos. Nos casos em que isso ocorre, não há espaço suficiente na boca do paciente para acomodar os novos dentes. Por isso, os que estão nascendo pressionam a arcada dentária, que tende a ficar apinhada.
Quem perde um ou mais dentes, por qualquer motivo, também tem mais chances de ficar com a arcada dentária apinhada. Isso porque os dentes que ficaram vão tentar ocupar o espaço do que caiu, o que vai deixar a arcada torta e desalinhada.
Mesmo quem sofreu um trauma físico ou perdeu um dente depois de adulto pode ficar com arcada desalinhada.
Como tratar dentes apinhados?
Para tratar essa condição é necessário procurar o auxílio de um ortodontista. Esse profissional vai poder avaliar de maneira cuidadosa a situação do paciente e recomendar o melhor tratamento para o caso dele.
Geralmente, o ortodontista solicita alguns exames de imagem, como um raio-x, para ter uma noção melhor da arcada dentária do paciente e do posicionamento dos dentes dele.
Quem tem os dentes apinhados, na maioria dos casos, vai precisar usar um aparelho ortodôntico, que pode ser fixo ou móvel.
Contudo, caso o paciente apresente apenas um espaço entre os dentes, em vez de colocar um aparelho, o dentista pode decidir implantar uma prótese fixa, como uma coroa ou ponte. A desvantagem desse método é que ele exige que os dentes do paciente sejam um pouco desgastados para a colocação da prótese
Quanto tempo dura o tratamento com aparelho?
O tratamento com aparelho costuma ser longo, sendo que o tempo médio de duração dele é de 12 a 36 meses. Além disso, o paciente precisa ir periodicamente ao dentista enquanto está fazendo esse tratamento, normalmente uma vez por mês, pois o aparelho precisa passar por uma manutenção frequente.
O tempo exato de tratamento pode variar muito entre cada paciente. Isso porque o nível de apinhamento dos dentes pode influenciar bastante na duração do tratamento.
Contudo, uma vez que o tratamento é finalizado, o paciente poderá desfrutar de um sorriso harmonioso e bonito, e ainda terá mais facilidade para realizar a higiene bucal da maneira certa.
Cuidar bem dos dentes é importante não somente por causa da estética, mas também para garantir uma boa saúde bucal.
Por isso, mesmo que você não tenha nenhum problema bucal ou não esteja fazendo nenhum tratamento, é importante que você vá ao dentista, pelo menos, uma vez a cada seis meses.
Sendo assim, vale a pena contar com um bom plano odontológico. Dessa forma, você poderá ir ao dentista na frequência correta e também conseguirá fazer todos os tratamentos odontológicos necessários para ter uma boa saúde bucal. Acesse o site da Unimed Odonto, confira os planos disponíveis, faça uma cotação e escolha o que for melhor para você!