Geralmente, após o nascimento do primeiro filho, muitas pessoas começam a pensar na possibilidade de fazer um seguro de vida. Essa é uma das maneiras de garantir a tranquilidade para o futuro dos herdeiros. No entanto, algumas dúvidas sempre acabam surgindo. Uma das principais diz respeito aos trâmites necessários para incluir os filhos no plano. Além disso, muitos questionamentos relacionados a como receber o seguro de vida.
Para te ajudar a compreender, selecionamos as principais informações a respeito desse assunto. Leia com atenção e descubra que medidas você deve tomar para garantir que seus filhos sejam contemplados pelo seguro de vida.
Leia mais: Qual é a idade máxima para fazer um seguro de vida
Seguro de vida é a mesma coisa que herança?
De acordo com a Lei, os herdeiros são aquelas pessoas que possuem um grau de parentesco descendente com você. Dessa forma, estão inclusos na herança cônjuge e filhos.
Eles têm direito de receber a partilha dos bens que você construiu ao longo da sua vida. Geralmente, cônjuge recebe metade do valor e a outra metade é dividida entre os demais herdeiros.
Quando falamos em seguro de vida, o cenário muda um pouco. Ao contratar esse tipo de plano, você deverá escolher quem serão os beneficiários. Veja que aqui não estamos falando de herdeiros, uma vez que o seguro de vida faz parte de um outro contexto.
Só terá direito a ele quem for devidamente designado para tal fim. Isso significa que você pode escolher qualquer pessoa para desfrutar desse benefício, independente de ter ou não um grau de parentesco com ela.
É obrigatório incluir todos os filhos no seguro de vida?
Lembre-se de que o primeiro beneficiário do seu seguro de vida é você mesmo. Dependendo do plano contratado, caso você passe por algum problema de saúde temporário ou permanente, poderá acioná-lo para cobrir as despesas do tratamento.
Há também a possibilidade, de acordo com a modalidade de seguro contratada, de acionar o recebimento do benefício caso você fique desempregado, por exemplo. Isso significa que os demais beneficiários somente terão acesso ao seguro caso você faleça.
Como mencionamos no tópico anterior, você tem a liberdade de adicionar ou remover pessoas do seu seguro de vida sempre que desejar. Dessa forma, caso você tenha o segundo filho e queira que ele desfrute do benefício, basta informar à seguradora.
O mais comum é que todos os filhos estejam devidamente registrados como beneficiários, mas isso não é uma regra. Você pode decidir quem receberá ou não o valor referente.
Como receber o seguro caso haja mais de um filho?
Assim como você tem a liberdade de registrar ou não seus filhos nesse benefício, você também poderá determinar como receber o seguro de vida em cada situação. O valor a ser partilhado não precisa ser necessariamente fracionado em partes iguais.
Caso você tenha um filho portador de necessidades especiais, poderá deixar uma quantia maior para ele, por exemplo. Isso garantirá que os gastos com saúde, entre outras despesas, sejam realizados.
Confira também: Seguro de vida para família é alternativa para quem deseja um futuro mais tranquilo
E se eu não incluir filho no meu seguro de vida?
Se você não incluir seus filhos, não há como receber o seguro de vida. Só terá direito ao dinheiro as pessoas que estejam devidamente incluídas no benefício. Caso você não coloque ninguém, metade do valor da indenização será para seu cônjuge.
Isso só é possível ser você não for separado judicialmente. O restante do valor irá para os herdeiros, com respeito à ordem de sucessão. Mas, lembre-se: esse trâmite só é válido quando não há nenhum beneficiário cadastrado.
Se você incluir, nem que seja uma pessoa, apenas ela terá direito ao valor a ser recebido, independente de ser ou não da sua família. Na ausência de cônjuge e herdeiros, a indenização será paga a quem provar que a sua morte impactou o seu sustento.
Diante dessas informações, cabe a você decidir quem e como receber o seguro de vida. O importante é que você saiba exatamente de que forma suas decisões impactarão na vida das pessoas que você ama.
Boa tarde. Meu pai meu pai faleceu e vinha descontando um valor de 29,90 no nome do Seguro Unimed Club, na conta do bradesco dele, mas logo depois o INSS bloqueou o benefício dele. Ainda consta essa dívida no banco. Gostaria de ter informações sobre esse seguro, e como é o procedimento sobre os débitos e dívidas. Agradeço desde já a atenção.
Boa tarde Simone, sentimos muito pela sua perda. Um de nossos especialistas entrará em contato com você por e-mail.
A Unimed Seguros não têm o menor respeito com a gente quer me obrigar a pagar um seguro q não quero e quer me obrigar de qualquer jeito pesso mais respeito dessa empresa para com a minha pessoa pois serei obrigado a procurar a justiça fato q não gostaria de recorrer
Olá Carlos! Que tal vir bater um papo com a gente pelo Messenger https://www.facebook.com/segurosunimed/ ou Direct ?
Nos confirme por lá o seu CPF e adiante o assunto que teremos satisfação em auxiliá-la.
Aguardamos por você!
Boa noite,a esposa do meu filho faleceu e deixou um filho de 5 meses.Ela deixou um seguro no banco do Brasil, Pois no contrato constava o nome da mãe da falecida. O filho da falecida tem direito ao seguro de vida da mãe ?
Oi Maria, tudo bem? Sugerimos que entre em contato com o banco onde o seguro foi contratado, pois cada instituição possui sua forma de atender essas questões.