O coronavírus se espalhou rapidamente, e por causa disso, tivemos que mudar alguns hábitos enquanto sociedade. Os abraços e aquela passeada no fim de semana já não são mais permitidos.
A máscara de proteção parou de ser usada apenas em situações específicas e se tornou um acessório obrigatório. De acordo com a Assistência Farmacêutica Avançada, o aumento do faturamento foi de 153% em 2020.
Porém, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como usar e fazer o descarte certo dessa peça. Neste artigo, vamos ver como descartar corretamente a máscara de proteção e como usar e higienizar a peça de tecido. Veja tudo sobre isso a seguir!
Como usar efetivamente a máscara de proteção
Antes de falarmos como descartar corretamente a máscara de proteção, precisamos entender exatamente como usar.
A Agência Brasília fez uma entrevista com a gerente de Risco da Vigilância Sanitária, Fabiana de Mattos Rodrigues, para orientar sobre o uso correto da máscara. Veja a seguir quais são as recomendações:
- A máscara de proteção deve cobrir totalmente o nariz e a boca do indivíduo. Essa peça é para uso individual, ou seja, ela não deve ser compartilhada com ninguém, nem mesmo com familiares.
- Se a máscara tiver furos, rasgos ou qualquer indício de que ela não está em boas condições, deve-se usar outra máscara e descartar a danificada. É recomendado que essa peça seja trocada a cada 3 horas, ou quando ela estiver úmida.
- No trabalho, para quem não está em home office, é indicado trocar a cada 2 horas. Evite tocar no rosto e esfregar o nariz e a boca. Sempre limpe as suas mãos, leve consigo álcool em gel 70% e lave as mãos com água e sabão quando possível.
Lembre-se que o uso da máscara sem a higienização da mão, o distanciamento social e outras medidas de prevenção, não garante a sua segurança total. Por isso, mantenha-se atento e tome as providências necessárias para garantir a sua saúde.
Como fazer o descarte adequado
Agora que já sabemos como usar a máscara, podemos falar do seu modo de descarte. Ela deve ser colocada junto a outros resíduos, já que catadores podem pegar sem saber e contrair a doença caso a peça esteja infectada.
Logo depois de usar as máscaras cirúrgicas e máscaras de tecido, ela deve ser colocada dentro de um saco plástico. Essa mesma sacola pode ser usada para coletar todas as peças usadas anteriormente.
Ao encher pouco mais da metade do saco plástico, ele deve ser colocado dentro de outra sacolinha com uma sinalização do seu conteúdo. Evite misturar com embalagens, lixo orgânico e outros tipos de resíduos.
Como higienizar a máscara de proteção de pano
A máscara de pano deve ser higienizada adequadamente para reuso, caso contrário, a medida de proteção vai perder a eficácia. Então, para não colocar a sua saúde em jogo, faça a higienização do modo correto.
A recomendação é deixar as de tecido de molho em uma solução com água, sabão e água sanitária por 20 ou 30 minutos. Depois, lave na máquina de lavar ou à mão (sem torcer).
De preferência, na hora da secagem, deixe a peça em um lugar ao sol. Depois de seca, a máscara deve ser passada com ferro quente e guardada em um saco limpo.
As máscaras de pano são reutilizáveis e duram bastante, porém, caso haja rasgos, furos e linhas descosturadas, o uso não é recomendado.
Agora que você já sabe exatamente como descartar corretamente a máscara de proteção, basta seguir todas as dicas. A preocupação com a sua saúde e qualidade de vida devem estar em primeiro lugar.
Use corretamente a sua, mantenha o distanciamento social e cuide-se!