Em alguns casos, o seguro residencial oferece uma cobertura adicional para aqueles que desejam se resguardar contra os danos dos distúrbios civis ou tumultos que causam incêndios. Esta opção oferece proteção para os proprietários de imóveis em cenários de risco. Conheça!
Para entender um pouco mais sobre a cobertura adicional do seguro residencial, voltada para a proteção contra incêndios, você precisa considerar a região em que mora. É comum que nas grandes cidades ocorram muitos protestos, manifestações, festas e outras comoções públicas que reúnem um grande número de pessoas nas ruas.
Essas situações podem gerar muito tumulto e algum dano ocorrer nos imóveis que estão próximos a esse grupo de pessoas, seja uma janela quebrada por uma garrafa, um muro pixado e, até mesmo, invasão domiciliar, levando a muita quebradeira e incêndios.
Neste caso, é possível criar uma cobertura adicional que protege o imóvel se ele pegar fogo, liberando uma verba indenizatória que ajudará a reconstruir a estrutura e recomprar os móveis ou eletrodomésticos danificados.
A seguir, explicamos de uma forma mais detalhada sobr eo assunto!
Como é a cobertura adicional, voltada para incêndios provenientes de tumulto, greves e lockdowns?
Refere-se a uma cobertura específica oferecida pelas seguradoras, ativada quando um incêndio ocorre como consequência direta de um tumulto ou de uma situação de distúrbio civil.
Por exemplo, se uma manifestação se torna violenta e resulta em um incêndio que atinge a residência segurada, a cobertura pode ser acionada para cobrir os danos.
Essa cobertura inclui reparos ou reconstrução de estruturas danificadas, bem como a reposição de bens móveis que tenham sido destruídos ou danificados pelo incêndio.
Como qualquer cobertura de seguro, a proteção tem limites específicos e exclusões. Nesse sentido, algumas apólices apresentam um limite máximo de indenização ou excluem danos resultantes de atos terroristas, mesmo que estejam relacionados a um tumulto.
Para que uma reivindicação seja aceita, o segurado precisa fornecer provas de que o incêndio foi resultado direto de um tumulto ou distúrbio civil, incluindo relatórios de autoridades locais, como o corpo de bombeiros ou a polícia, que confirmem a causa do incêndio.
O que é CI do seguro?
A sigla CI refere-se a Cobertura de Incêndio, que protege o imóvel e bens segurados contra danos causados por incêndios.
O que é DG no seguro?
DG significa Danos Gerais, uma cobertura que abrange diversos tipos de danos ao imóvel, como alagamentos, quedas de objetos, entre outros.
O que é ADT no seguro?
ADT é uma sigla usada para abreviar o termo Acidentes Domésticos Totais, uma cobertura que protege contra danos causados por acidentes domésticos, como explosões, quedas de raio, ou danos por fumaça.
Entenda como os tumultos podem causar incêndios
Em muitos casos, os incêndios ocorrem porque os manifestantes ateiam fogo a veículos, edifícios, ou objetos, como caixotes de lixo, para causar dano e demonstrar oposição a uma determinada causa.
Existem ainda as situações de destruição ou dano a equipamentos elétricos, como caixas de fusíveis, postes de luz ou geradores, resultando em faíscas que iniciam a combustão.
Quando a polícia age para controlar e dispersar as multidões, algumas munições, como latas de gás lacrimogêneo, iniciam as queimadas, principalmente se lançadas em locais inflamáveis.
Em casos mais graves, armas de fogo ou outros dispositivos explosivos são usados, resultando em incêndios acidentais em edifícios ou outras estruturas. E infelizmente, durante um tumulto, os incêndios que começam em locais distantes podem se espalhar para os imóveis ao redor.
Durante alguns dos protestos, especialmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, ocorreram confrontos violentos entre manifestantes e policiais. Alguns manifestantes incendiaram ônibus, prédios públicos e barracas de vendedores ambulantes, resultando em grandes danos à propriedade, incluindo a queima de vários veículos e edifícios.
Qual é a importância desta cobertura adicional para os segurados?
Em diferentes cenários, esta cobertura garantirá que danos imprevistos não prejudiquem a paz de espírito e as finanças da família.
Para as seguradoras, permite um gerenciamento melhor dos riscos associados a eventos de tumultos que resultam em incêndios e grandes danos materiais. Ao oferecer a cobertura adicional , elas aumentam a competitividade no mercado, atendendo a uma demanda específica por proteção contra riscos urbanos e sociais.
Já para os segurados, permite que eles protejam seus bens de perdas financeiras significativas. Ao saber que estão cobertos por eventos imprevisíveis, como manifestações e distúrbios, os segurados têm mais tranquilidade, especialmente aqueles localizados em áreas de risco.
De modo geral, essa opção complementa outras coberturas de seguro residencial ou comercial, garantindo uma proteção mais abrangente contra diversos tipos de riscos.
Importância da leitura detalhada das apólices
Para entender plenamente como funciona a cobertura adicional do seu seguro residencial, é muito importante ler com paciência e compreender o que ela abarca e o que exclui.
Desse modo, você reduz o risco de surpresas desagradáveis ao acionar o seguro, além disso, pode ajustar a cobertura, conforme suas necessidades específicas.
O conhecimento das franquias também te ajuda a entender os limites de indenização aplicáveis, esclarece seus direitos e obrigações como segurado e minimiza a probabilidade de fraudes e disputas com a seguradora.
Quais os benefícios desta cobertura adicional para os segurados?
O benefício mais significativo é poder acioná-la em momentos de necessidade, receber uma quantia em dinheiro com a indenização do seguro e reestruturar os bens materiais e estruturais que foram danificados.
Além disso, temos facilidades como:
- Tranquilidade para quem mora em local de risco;
- Acionamento facilitado para receber o dinheiro, a depender do contrato oferecido pela seguradora;
- Cobertura abrangente, que inclui diferentes situações nos casos de tumultos;
- Representa uma cobertura a mais, aliada a outras coberturas para situações de incêndio;
- Permite adaptar a apólice para cobrir riscos específicos, aumentando a adequação da proteção;
- Mantém o valor da propriedade, ao garantir que danos significativos sejam cobertos.
Qual a diferença dessa cobertura para a de incêndio tradicional?
Ela protege especificamente contra incêndios resultantes de tumultos, e é focada em situações de instabilidade social e agitação pública.
Já a cobertura de incêndio básica cobre incêndios causados por eventos comuns, como curtos-circuitos, vazamentos de gás ou acidentes domésticos; ou seja, ela não inclui proteção para incêndios decorrentes de tumultos.
No quesito abrangência, é uma cobertura direcionada, adicionada como uma cobertura opcional à apólice de seguro padrão, especialmente útil em áreas propensas a protestos e distúrbios.
Por outro lado, a cobertura de incêndio tradicional é uma parte básica de qualquer apólice de seguro residencial ou comercial, sem necessidade de adição especial.
O prêmio pode ser ajustado com base no risco específico de tumultos na área e na extensão da cobertura desejada, em detrimento, na cobertura de incêndio tradicional o prêmio é calculado com base em fatores gerais, como o valor do imóvel e o risco de incêndio padrão.
Esta cláusula adicional ao seguro residencial assegura a reparação de estruturas e a reposição de bens danificados, oferecendo uma camada extra de segurança em cenários de risco elevado.
Agora que você já sabe como funciona este tipo de cobertura adicional do seguro residencial, não deixe que tumultos e distúrbios civis prejudiquem a segurança do seu imóvel.
Com os planos do Seguro residencial da Seguros Unimed, você aproveita a tranquilidade de estar protegido em situações imprevistas. Entre em contato hoje mesmo e descubra como podemos proteger sua casa com a cobertura IDT!