Na hora daquela selfie para as redes sociais, você se sente confortável e confiante? Se você está escondendo o seu sorriso, existe algum problema na boca ou nos dentes. Um dos mais comuns se chama dente encavalado.
Entenda melhor o que é essa condição, quais as consequências e como ele pode ser ajustado.
Porque o dente fica encavalado?
Os dentes encavalados, também conhecidos por dentes apinhados, são aqueles que estão sobre o outro, tortos e desalinhados na boca.
Além de causarem constrangimento, principalmente durante o sorriso, eles também dificultam a mastigação, a dicção e a respiração. Tal qual a higienização, os dentes tortos impedem uma escovação correta, o que colabora na aparição de cáries e mau hálito, por exemplo.
Normalmente, esse problema é causado por fatores hereditários, hábitos ruins, como roer as unhas ou a tampa de caneta, chupar o dedo e o uso de chupeta e mamadeira na infância.
Assim como o crescimento do dente do siso, que nasce sem espaço e promove dente encavalado na frente. Na maioria dos casos, os caninos são os mais afetados. Por fim, malformações faciais também podem ocasionar a aparição de dentes encavalados.
No entanto, existem outros tipos de desalinhamento:
- Mordida cruzada;
- Mordida aberta;
- Sobremordida;
- Diastema.
Consequências dos dentes encavalados
Higienização
A higiene bucal precária, causada pelo desalinhamento dos dentes, traz uma série de problemas. A escova de dente e o fio dental não conseguem ser efetivos.
Quanto mais dificuldades para realizar a higienização, maiores são as chances de acúmulo de bactérias e fungos, presença de tártaro e cárie nos dentes. Além disso, o dente encavalado na gengiva aumenta a probabilidade de gengivite e periodontite.
Respiração bucal
Antes de mais nada, vale destacar que nariz é porta de entrada para o sistema respiratório. A área interna possui os seios paranasais, estrutura com a função de filtrar, aquecer e umidificar o ar que respiramos.
A respiração bucal não oferece nenhuma dessas proteções. Pelo contrário, ajuda vírus e bactérias a entrarem no organismo.
Não respirar pelo nariz deixa a boca seca, obrigando o organismo a produzir mais saliva. E o excesso de líquido incentiva o surgimento de mau hálito, cáries e o acúmulo de placa bacteriana.
Sobrecarga muscular
Quando os dentes estão encavalados ou desalinhados, o contato acontece de maneira incorreta. Ou seja, na hora de fechar a boca, algum dos dentes toca antes do que o outro. O contato prematuro pode causar infecção no dente.
Com isso, a musculatura ativa o arco reflexo, mandando a mandíbula para um lugar de maior conforto. Músculos ativados continuamente para a proteção ocasionam sobrecarga e disfunção na articulação temporomandibular (ATM), responsável pelo processo da mastigação e da fala.
A seguir, veja em quais regiões a ATM pode causar dor ou desconforto:
- Cabeça;
- Face;
- Nuca;
- Pescoço;
- Ombros.
Pode arrancar o dente encavalado?
Em casos extremos, a remoção pode acontecer. Mas isso não costuma ocorrer, a melhor saída é tratar de maneira correta e com o auxílio de um odontologista qualificado.
Como corrigir o dente encavalado?
Sem dúvida, aparelhos ortodônticos fixos e móveis são a melhor maneira para corrigir dentes encavalados. Se você quer saber como consertar os dentes mais rápido, saiba que o tratamento em crianças é curto.
Nessa fase da vida, os ossos ainda estão moles e existe uma abertura no céu da boca que facilita a manipulação. Ou seja, quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido será o tratamento do dente encavalado infantil. Crianças que têm o costume de visitar o dentista, costumam resolver esse problema ainda pequenas.
Adultos também conseguem endireitar os dentes sem grandes problemas. A primeira opção de correção é por meio do uso de um aparelho fixo, com braquetes metálicos ou de porcelana, que são colados em cada dente. Outra opção, geralmente indicada para crianças, é o aparelho móvel.
Ambos têm a mesma função: movimentar os dentes para a posição certa, promovendo a harmonia entre eles.
Além disso, as placas alinhadoras são mais uma opção. Igualmente conhecidas pelo nome de aparelho invisível, elas são produzidas sob medida e com a ajuda de um software. Podendo ser utilizadas por adultos, com a dentição permanente, e crianças com dentição mista.
O aparelho transparente exerce a mesma função dos tradicionais. Porém, oferece uma série de vantagens, como na parte estética, pois é translúcido, e na higienização, porque ele pode ser removido com facilidade.
Vale destacar que o dentista é a pessoa certa para indicar qual tipo de aparelho é o mais recomendado para você.
Quanto tempo demora para um dente encavalado voltar para o lugar?
De maneira idêntica a escolha ideal do tratamento, a duração depende de cada caso e da técnica adotada. Dentes muito tortos, por exemplo, demandam uso prolongado de aparelho, por meses a fio.
Se ainda resta a dúvida sobre o dente encavalado demora quanto tempo de aparelho, o próximo parágrafo é para você.
Em média, a correção dura cerca de um a três anos, ou seja, 12 a 36 meses. Para pessoas com aparelho fixo, recomenda-se visitas mensais ao consultório odontológico. Por outro lado, aparelhos móveis exigem manutenção a cada dois meses.