Os objetivos e princípios são aspectos fundamentais na condução de uma empresa, pois determinam onde a organização quer chegar, o papel que ela cumpre na sociedade e, mais importante, de que maneira vai agir para realizar seus propósitos. São eles os, assim chamados, valores, que, na gestão das empresas, fundamentam sua conduta.
Empresas que atuam de maneira consistente com seus valores, propósitos e visão de futuro são mais competitivas e duradouras, porque suas estratégias estão alinhadas à essência do negócio. Também são organizações com potencial de entregar mais valor à sociedade, pois se comprometem com princípios éticos e socioambientais.
O que é gestão baseada em valores?
Os valores são elementos que fazem parte da identidade da empresa, portanto estão vinculados à sua missão e visão de futuro. O chairman do Instituto Capitalismo Consciente, Hugo Bethlem, esclarece que para construir uma gestão baseada em valores, é necessário conhecer bem o propósito da empresa.
De acordo com Bethlem, o propósito de uma empresa pode ser definido como “a razão pela qual ela existe e qual a ‘dor’ das pessoas que ela está tentando curar”. Esse é o primeiro passo para começar a definir a identidade da organização.
“Baseada no propósito, a empresa precisa identificar, escrever e viver os valores nos quais acredita e que permitirão criar uma cultura e perpetuar o negócio”, acrescenta. “Se o propósito é o destino que alinha todos os stakeholders, os valores são os balizadores na jornada para não sair do caminho.”
Seguir valores na gestão das empresas é estabelecer referências para que todas as pessoas que estão integradas à organização saibam como devem agir no dia a dia. “Leis e regulamentações dizem o que você pode ou não fazer, mas valores dizem o que você deve fazer — e tem uma diferença entre fazer o que é permitido e fazer o que é certo”, demonstra Bethlem.
Além disso, os valores têm o papel de mobilizar as pessoas de maneira muito efetiva dentro das organizações. “A gestão por valores inspira e faz com que os líderes deem aos seus liderados muito mais do que algo simplesmente para fazerem, mas algo para acreditarem”, afirma. “O engajamento é muito maior e verdadeiro, e os resultados refletem isso.”
Pilares para colocar em prática
Os valores são específicos de cada empresa, pois representam o conjunto de princípios compartilhados dentro de uma determinada organização. Para definir e praticar os valores na gestão, é necessário conhecer bem seus propósitos e suas condutas, além de promover o alinhamento entre todas as pessoas.
Muitas vezes, os valores se espelham ou derivam de pilares vinculados ao modelo de negócio adotado. Um bom exemplo é o cooperativismo, composto por organizações que compartilham sete princípios:
- adesão livre e voluntária;
- gestão democrática;
- participação econômica;
- autonomia e independência;
- educação, formação e informação;
- intercooperação e
- interesse pela comunidade.
O capitalismo consciente é outro exemplo que vale a pena conhecer. Bethlem explica que “o capitalismo consciente é um modelo de gestão que acredita no capitalismo para stakeholders, ou seja, enquanto busca maximizar o lucro justo para o acionista, gera bem-estar e riqueza, de forma equânime, para todos os stakeholders”.
Conforme esclarece Bethlem, o capitalismo consciente é baseado em quatro pilares:
- ter um propósito maior;
- tratar todos os stakeholders de forma equânime;
- criar cultura e valores que perpetuem o negócio; e
- “ter um líder consciente que cuide das pessoas, para juntos cuidarmos do nosso planeta”, frisa.
A transformação no modelo de negócios está ao alcance de qualquer organização e pode começar a partir de um olhar mais atento para os pilares ESG, que abrangem as boas práticas nas áreas ambiental, social e de governança.