Com o avanço da vacinação e diminuição do número de mortos por covid-19 no país, é natural que as pessoas se sintam mais confortáveis para marcar encontros com amigos e familiares, dentro de casa ou em locais públicos.
Seja qual for o lugar, é de extrema importância relembrar que, embora o cenário seja melhor se comparado com o do ano passado, ainda estamos em momento de pandemia. Portanto, seguimos em risco de pegar covid, por mais que a vacina proteja principalmente das formas graves, além de outras doenças como a gripe.
Com a chegada do Carnaval, as chances de festas com maior aglomeração também aumentam. No entanto, os cuidados precisam se manter. Abaixo, veja 11 dicas para aproveitar as festas com mais segurança.
1. Vacine-se
Se quer encontrar um grupo de amigos ou familiares, o melhor é que todos estejam com o ciclo vacinal completo. Não existe risco zero, mas com as pessoas imunizadas, as chances de infecção são menores.
2. Evite aglomerações
Carnaval é sinônimo de aglomeração, mas não precisa ser assim. É possível encontrar as pessoas em ambientes mais vazios e tranquilos.
3. Opte por locais abertos
Se o encontro for em uma casa, prefira os lugares com maior ventilação, como quintais ou varandas, mas, se não for possível, mantenha o ambiente com janelas abertas o tempo todo. O mesmo vale para locais públicos: escolha os mais abertos, com menos aglomeração possível.
4. Reúna grupos pequenos
Em casa ou não, opte por encontrar um número limitado de pessoas, como grupos de 4 ou 5 pessoas.
5. Use máscara
Se possível, não deixe de usar as máscaras. Vai pegar Uber ou transporte público até o local? Também não se esqueça de utilizá-las principalmente entre os trajetos ou, então, toda vez que usar uma área em comum, como os banheiros.
6. Limite seu horário
Um outro ponto que ajuda nos cuidados é determinar um horário para aproveitar o encontro – por 4h, 5h, por exemplo. Lembre-se que quanto menos tempo exposto em locais cheios, menores são os riscos de contrair covid.
7. Cuidado nas viagens
Se for à praia ou ao interior, prefira que o deslocamento seja feito com um carro da família ou de algum colega. Isso para evitar as aglomerações em rodoviárias e aeroportos. Mas se não for possível, use uma máscara PFF2, que garante maior proteção e mantenha as mãos higienizadas, evitando o contato com olhos, bocas e nariz.
8. Pegue leve com as bebidas
Algumas pessoas também gostam de tomar bebidas alcoólicas nas festas. O problema é que, com a ingestão de álcool, elas tendem a ficar mais descuidadas. Então, é importante maneirar.
9. Não compartilhe seu copo
Se for beber algo, seja o que for, evite dividir com outras pessoas. Cada um com seu copo!
10. Sintoma de covid? Fique em casa
Caso esteja com dor de garganta, tosse, mal-estar, dor de cabeça, coriza, entre outros, fique em casa. Se possível, faça um exame para saber se está com covid. Isole-se até que os sintomas melhorem.
11. Beba água e alimente-se bem
Bons hábitos são sempre bem-vindos. Portanto, não deixe de manter uma dieta equilibrada durante o Carnaval e beba água.
Atenção no pós-festa!
Se depois do Carnaval você sentir os sintomas de covid, avise imediatamente os contatos que estiveram em sua companhia nos últimos dias. Procure os serviços de saúde, se necessário, e mantenha isolamento social.