O alto índice de turnover causa uma série de prejuízos às empresas, impactos que são sentidos tanto no orçamento quanto na cultura organizacional. Além de comprometer a produtividade, a elevada rotatividade de pessoal pode indicar que a organização está enfrentando problemas.
Acompanhar periodicamente a taxa de turnover ajuda a empresa a entender quando as coisas não vão bem. A partir desse diagnóstico, é necessário avaliar os fatores que estão por trás da alta rotatividade para, então, estabelecer um plano de ação.
O que é turnover?
O índice de turnover (ou taxa de rotatividade) é um dos principais indicadores organizacionais e é usado para calcular o percentual de variação no quadro de pessoal. Esse cálculo considera o número de admissões e demissões ocorridas em um determinado período.
Como a necessidade de contratação nas empresas é pontual, o número de desligamentos é o fator que, normalmente, mais contribui para elevar a taxa de rotatividade. Nesse caso, o alto turnover é um indicativo de que a empresa enfrenta dificuldade para reter talentos de forma geral ou em cargos específicos.
Como é calculado o turnover das empresas?
A fórmula para calcular o turnover de uma empresa é simples. O primeiro ponto a considerar é a periodicidade de avaliação dessa métrica, pois os dados usados no cálculo precisam ser compatíveis com o período definido. Por exemplo, é possível verificar a taxa de rotatividade mensal, semestral ou anual.
No cálculo para o período definido, o número de admissões e de demissões é somado e, depois, dividido por dois. Na sequência, o valor encontrado é dividido pelo número total de funcionários. Depois, esse resultado deve ser multiplicado por 100 para indicar a taxa percentual.
Confira as etapas do cálculo para o caso de uma empresa com 200 funcionários que, no mês, registrou 10 admissões e 30 demissões.
- Admissões + demissões: 10 + 30 = 40
- Divisão por dois: 40 ÷ 2 = 20
- Divisão pelo total de funcionários: 20 ÷ 200 = 0,1
- Multiplicação por 100 = 0,1 x 100 = 10%
Nesse exemplo, a taxa de turnover da empresa foi de 10% no mês.
Qual é a taxa anual de turnover?
Devido à dinâmica das empresas, é natural que a rotatividade ocorra até certo ponto. A variação nesse indicador revela apenas a movimentação no quadro de pessoal. A questão é entender qual é a taxa de turnover aceitável.
Embora não exista um patamar consagrado como ideal, o consenso é o de que um percentual elevado de turnover (acima de 10%) pode acarretar mais prejuízos ao negócio, na medida em que aumenta os custos com contratação e treinamento, além de comprometer a produtividade da organização.
Nesse ponto é importante ressaltar que determinados segmentos e cargos sofrem mais com esse problema. Uma boa prática é conferir qual é a taxa média de turnover para a área de atuação da empresa e até mesmo para funções específicas, se for o caso.
Acompanhar a taxa de rotatividade periodicamente é outra recomendação. O monitoramento sistemático do indicador vai ajudar a empresa a identificar qual é o seu turnover médio. Isso contribui para que a organização seja ágil em adotar medidas para minimizar o problema e seus efeitos.
Como reduzir a rotatividade de pessoal?
Existem inúmeros recursos que podem ser adotados para reduzir a rotatividade de pessoal na empresa. Entretanto, as soluções precisam ser adequadas para o problema de fundo que está ocasionando o aumento do turnover. E tudo isso pode ser sistematizado. Confira, abaixo, algumas dicas para reduzir esse problema.
Faça um diagnóstico do turnover?
Além de calcular o turnover periodicamente, é fundamental compreender todo o contexto relacionado à situação, principalmente quando o indicador está muito elevado. A variação pode ser provocada por uma situação pontual e justificável, como o fechamento de uma filial ou de um departamento. Mas a alta rotatividade persistente, quando a taxa se mantém elevada no decorrer de um período maior, é sinal de alerta e requer análise mais aprofundada.
Realize entrevistas de desligamento
A entrevista de desligamento é uma boa prática para a gestão de pessoas, pois traz informações valiosas para compreender casos de demissões voluntárias. Esse processo de comunicação deve ser bem estruturado e planejado para que o colaborador que está se desligando da empresa participe de forma voluntária e no momento adequado. O foco é usar as respostas trazidas para promover melhorias a fim de reduzir o número de desligamentos.
Aprimore a pesquisa de clima
A pesquisa de clima organizacional é um indicador complementar que pode ser analisado em conjunto com a taxa de turnover. Se há uma percepção mais negativa sobre o ambiente de trabalho, provavelmente isso vai se refletir na rotatividade de pessoal. Adicionalmente, a pesquisa de clima é o caminho para melhorar a cultura organizacional e fortalecer valores continuamente.
Melhore o processo de seleção e contratação
O processo de seleção e contratação é essencial para que a empresa atraia pessoas que têm afinidade com a função e com a cultura organizacional. Esse é o ponto de partida para evitar altos índices de turnover. Avalie se todas as etapas desse processo estão adequadas para atender os objetivos da empresa, abrangendo desde a descrição da vaga até a integração.
Reveja o pacote de remuneração
O pacote remuneratório é decisivo para manter a atratividade da empresa no processo de seleção. É preciso ter um bom planejamento para oferecer salários e benefícios competitivos. No contexto atual, vale a pena considerar a adequação dos recursos oferecidos para que atendam às demandas de cada colaborador. Por isso, é crescente o interesse pelos benefícios flexíveis.
Ofereça benefícios financeiros
Outra modalidade de complementos ao salário muito valorizada pelos colaboradores é a dos benefícios financeiros. Nesse grupo, entram a previdência complementar, o seguro de vida, as bonificações, o crédito consignado, entre demais possibilidades.
Vale a pena destacar que a previdência complementar está entre os benefícios priorizados pelos trabalhadores, pois é uma forma simples de investir no futuro. Ao mesmo tempo, fortalece o vínculo do funcionário com a empresa. O seguro de vida, por sua vez, tem uma ótima relação custo-benefício e permite que a organização apoie seus colaboradores quando eles mais precisam.
A vantagem desse tipo de benefício é que ele traz mais segurança financeira para os funcionários e ajuda a empresa a aumentar os níveis de engajamento, produtividade e retenção.
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