Independe de estarmos ou não passando por momentos de crise financeira, seja por problemas de saúde, desemprego, entre outros, é sempre bom contarmos com uma segurança. Uma boa alternativa é investir em seguro prestamista.
Como esse tipo produto pode causar dúvidas a respeito do que significa e quais são as principais finalidades, resolvemos trazer essas informações para você. Continue a leitura para descobrir quais são as vantagens em contratar essa modalidade de seguro.
O que é seguro prestamista?
O seguro prestamista é uma modalidade de produto que visa a quitação ou amortização de dívidas em caso de morte, desemprego involuntário ou invalidez total permanente por acidente. Ele foi criado com o objetivo de reduzir o risco de inadimplência nas empresas credoras.
Na ocorrência de uma das situações mencionadas, a seguradora paga o valor previsto em apólice para bancos e demais instituições financeiras. Vale dizer que o montante depende da cobertura contratada.
O seguro prestamista é muito comum em operações de crédito. Isso se justifica pelo fato de ele estar relacionado a uma proteção social para quem deseja evitar a perda de um patrimônio ou bem adquirido pela falta de pagamento.
Leia mais: O que é seguro empresarial? Veja como funciona
Como o seguro prestamista funciona?
Como já foi dito, a forma como o seguro prestamista é estruturado para garantir a amortização de determinada dívida do segurado ou o pagamento de parcelas de financiamento. Seu funcionamento depende das condições presentes no contrato.
Em geral, esse produto costuma ser contratado em situações de empréstimos junto a bancos e demais instituições financeiras. Além disso, ele pode ser aderido quando se usa o cheque especial ou para cobrir saldo de cartão de crédito.
Quem faz consórcio e financiamentos de imóveis, veículos, equipamentos, entre outros elementos, também pode contratar um seguro prestamista. O mesmo vale para empréstimo pessoal ou consignado.
Quais são as vantagens em contratar um seguro prestamista?
Os benefícios do seguro prestamista não se limitam apenas às empresas. Quem o contrata também pode desfrutar de uma série de vantagens. Uma das principais diz respeito à garantia de preservação do patrimônio adquirido.
Imprevistos sempre podem surgir. Caso aconteça algo que te impossibilite de pagar sua dívida, esse tipo de seguro fornece proteção financeira para a amortização do saldo devedor ou de determinadas parcelas.
Quanto custa o seguro prestamista e o que ele cobre?
Ao contrário de outras modalidades, o seguro prestamista não é contratado diretamente com a seguradora. Como ele está relacionado a uma situação específica, a venda é realizada pela empresa instituição financeira parceira.
O Capital segurado pode variar de acordo com o valor do bem financiado e do prazo do financiamento. A idade do segurado é outro fator que determina o custo da contratação. Nesse caso, a regra é a mesma de outros seguros: quanto mais elevada a faixa etária, maior o valor.
A quitação da dívida é de acordo com o capital segurado contratado em caso de invalidez total permanente por acidente e morte.
Caso o motivo do acionamento ao seguro prestamista seja desemprego, geralmente, são quitadas, no máximo, 6 parcelas, conforme estabelecido em contrato de seguro.
O seguro prestamista não cobre desemprego voluntário. Isso quer dizer que, caso peça demissão, não terá direito à quitação das parcelas.
O mesmo vale para mortes decorrentes de doenças preexistentes não declaradas.
O suicídio, quando ocorrido dentro dos primeiros 2 anos de vigência do seguro, também não é entra na cobertura.
Veja também: Qual é o melhor seguro residencial para você?
Vale a pena fazer seguro prestamista?
A expansão do crédito no Brasil tem contribuído de forma significativa para o crescimento dessa modalidade de seguro.
Na hipótese de você falecer ou ficar inválido, ele serve como garantia de pagamento de dívida junto à instituição e para um bom planejamento financeiro.
Quando contratada a modalidade de Capital Fixo, a diferença entre o valor pago da dívida e o da indenização, caso esta seja superior, será direcionada ao beneficiário que você indicou ou a você próprio, no caso de invalidez. Esse é um dos motivos que fazem com que o seguro prestamista valha a pena.
No entanto, é importante que você avalie se as coberturas, valores, entre outros quesitos, estão coerentes com as suas necessidades.
Não deixe de considerar se o custo das parcelas mensais com a inclusão do seguro corresponde à sua realidade.
O importante é que você esteja ciente de que é preciso pensar no futuro, principalmente quando se faz dívidas muito longas e com valores altos.
O ideal é sempre priorizar o conforto e a segurança, não apenas nossos, mas também de quem amamos.