A preocupação com a saúde do trabalhador surgiu na Inglaterra com o início da Revolução Industrial, que teve entre suas consequências inúmeros acidentes e doenças relacionadas às atividades do trabalho.
Surgiu então a Medicina Ocupacional, que tinha como objetivo inicial realizar uma intervenção no processo de doença, mas que logo precisou do suporte de uma equipe mais ampla e multidisciplinar para garantir a saúde dos trabalhadores.
Mas você conhece o que hoje são chamados de Programas de Saúde Ocupacional?
São um conjunto de processos, que visam a segurança, prevenção e cuidados com a saúde de todos os trabalhadores e têm, entre outras atividades, as listadas abaixo:
– Avaliações periódicas da saúde do trabalhador com prevenção, monitoramento e seguimento de doenças;
– Avaliações do ambiente e condições de trabalho e seus riscos à saúde;
– Avaliações de riscos do trabalho que impliquem em suspensão ou aposentadoria prévia por doenças causadas pelo trabalho.
Nos dias atuais, com todas estas medidas, a saúde ocupacional melhorou muito e doenças mais graves relacionadas a riscos no ambiente de trabalho diminuíram significativamente.
Entretanto, vivemos uma época em que os maiores desafios são relacionados à diminuição do estresse no ambiente de trabalho, que frequentemente se apresenta na forma de dores de cabeça, dores de estômago, dificuldades de concentração, insônia e podem evoluir para quadros depressivos.
O que pode ser feito?
Mudanças de atitudes com o objetivo de minimizar o estresse do trabalho. Tais atitudes devem envolver empresa e colaboradores para que se possa identificar os pontos geradores de estresse e determinar um caminho para minimizá-lo.
Dicas para minimizar o estresse:
– Tentar manter-se focado e finalizar as tarefas;
– Saber delegar tarefas;
– Organizar-se;
– Não desanimar, pois sempre haverá dias melhores e piores no trabalho;
– Conseguir desligar-se do trabalho quando estiver em casa e aproveitar o seu descanso;
– Praticar técnicas de relaxamento.
Lembre-se: passamos metade do nosso tempo no trabalho e devemos sempre tentar manter uma atividade prazerosa e um ambiente salutar.