Além dos cuidados diários com a higiene, os hábitos alimentares também influenciam na saúde bucal. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas optam pela praticidade de comer produtos industrializados, que são verdadeiros vilões para um sorriso saudável. Conheça abaixo algumas dicas que ajudarão a manter sua saúde bucal através da alimentação.
Doces: com o consumo de doces em excesso, as bactérias proliferam-se rapidamente na boca e contribuem para o desenvolvimento das doenças infecciosas no ambiente bucal. As enfermidades mais comuns são a doença periodontal (que causa a deterioração dos tecidos ao redor da gengiva, dentes e ossos) e a cárie (que causa a corrosão progressiva do dente e se chegar ao nervo pode ocasionar um abcesso).
Fibras: os alimentos ricos em fibras promovem a autolimpeza dos dentes e evitam a formação de placa bacteriana, causadora de cáries e gengivite. Por isso, procure incluir na sua dieta alimentos como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.
Cálcio: o cálcio é parte da composição dos dentes e os mantém saudáveis, principalmente durante sua formação. Apesar de ser encontrado principalmente no leite e seus derivados, também está presente em vegetais de cor verde escura, como a couve.
Água: o consumo de água é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. Nas grandes cidades, a água é fluoretada, o que beneficia a resistência do esmalte do dente. Além disso, tomar água mantém a cavidade hidratada, estimulando a salivação e reduzindo a possibilidade de mau hálito.
Vitamina C: mantém as gengivas saudáveis, ajuda na formação de colágeno (presente na gengiva) e ainda auxilia na cicatrização de pequenos cortes como os causados por fio dental, por exemplo. Então, procure consumir alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, manga, abacaxi, goiaba.
Seguro de vida vale a pena? Mitos e Verdades sobre essa Contratação
A estabilidade financeira é importante em todos os momentos. No entanto, em casos de doenças e acidentes, ou outras situações...