A pandemia da COVID-19 virou de ponta-cabeça a rotina de todos nós. O isolamento social é um imenso desafio, já que envolve não apenas mudanças no estilo de vida, mas muitas incertezas.
Durante a quarentena, é fundamental manter o equilíbrio emocional: o seu, da família, do cachorro, de amigos, funcionários e de todos que compõem o seu círculo de relacionamento. Para isso, há várias atividades que agregam conhecimento e distraem, além de recursos tecnológicos que amenizam o peso da distância física de pessoas queridas.
Reunimos algumas recomendações de professores, psicólogos e coaches que podem ajudar você a encontrar boas oportunidades para sorrir, amadurecer e se reinventar no período de isolamento social.
Para aproximar
Os aplicativos de videoconferência são muito mais do que uma ferramenta de trabalho. Aproveite-os também para demonstrar afeto, mesmo que seja à distância: ligue a câmera e comemore aniversários, converse com familiares e organize um happy hour com amigos.
Disciplina… com prazer
É preciso respeitar os horários de trabalho e de estudo. No entanto, lembre-se de desconectar-se das obrigações para relaxar. Faz parte da disciplina prever pausas na agenda. Esse equilíbrio é fundamental para manter a ansiedade sob controle.
Ambiente lúdico para crianças
Os pequenos devem ter a rotina bem estabelecida: aulas on-line, tarefas escolares, ajuda com os afazeres domésticos e, claro, tempo para brincar. Quem não tem quintal em casa, pode preparar espaços divertidos no interior, como cantos de brinquedos com barracas improvisadas, livros, música. Importante: reserve um tempo para entrar na brincadeira. Tudo isso ajuda a criançada a gastar energia e se sentir segura.
Conectados aos idosos
O melhor remédio é evitar a solidão. Quem não mora com idosos, deve aumentar a frequência dos telefonemas. Os mais ativos precisam ser estimulados a movimentar-se em casa mesmo, como ir de um cômodo a outro, fazer exercícios básicos do tipo sentar-se e levantar-se de cadeiras, cozinhar, ler. Para evitar o desânimo, vale tirar o pijama e sair de frente da televisão o dia todo.
O mundo na web
A internet coloca o universo do entretenimento em nossas mãos. Espie as opções. Não há tédio que resista ao universo virtual.
- Ginástica: não dá para ficar sedentário. Existem aulas gratuitas on-line das mais diversas atividades físicas: de alongamento à ioga, dança, musculação. Praticamente todas as grandes redes de academia liberaram seus conteúdos. Adapte um pedacinho da sua sala e mexa-se.
- Shows: espetáculos presenciais foram cancelados, mas os músicos estão mais produtivos do que nunca. Artistas de todos os gêneros estão fazendo lives para seus públicos; dos sertanejos a estrelas internacionais como Lady Gaga e Paul McCartney.
- Brincadeiras e muito mais: há uma infinidade de jogos que aceitam vários participantes on-line. Mas para os menores e suas famílias, uma boa opção é a plataforma do Sesc, que oferece dicas de brincadeiras, de alimentação, de saúde e de artesanato, entre outras coisas. Acesse o portal Sesc com Você para conferir.