Você já deve ter ouvido falar, mas sabe o que é placa bacteriana? Se você não sabe, melhor se inteirar sobre esse assunto. Afinal, a placa pode parecer inofensiva, mas é a origem de vários problemas bucais.
O que é e como se forma a placa bacteriana?
Você deve conviver com ela diariamente, mas você sabe o que é placa bacteriana? A placa, também conhecida por biofilme dental, é uma película pegajosa incolor que fica aderida à superfície dos dentes. Essas bactérias vivem em comunidade, ou seja, quanto maior a placa, maior será a presença de bactérias na boca.
O crescimento delas depende, e muito, da nossa alimentação. Se a dieta for recheada de alimentos ricos em açúcar, as bactérias presentes na placa fermentam o açúcar e provocam danos aos dentes.
Ela se forma a partir dos restos de comida presentes entre os dentes e pelo acúmulo de bactérias. Isso é fruto da falta ou da má higienização bucal.
Como identificar a placa bacteriana?
Como dito anteriormente, a placa não pode ser vista com facilidade pelo fato de ser invisível a olho nu. Costumamos perceber o acúmulo das bactérias ao sentir os dentes com aspecto rugoso.
Além disso, também existem evidenciadores e reveladores de placa, que são pastilhas responsáveis por indicar as regiões com placa. Isso contribui bastante para uma boa higiene bucal.
O que a placa bacteriana pode causar?
Vale destacar que a placa nos dentes promove a deterioração dos dentes. E isso inclui o esmalte. Com essa parte já agredida, o próximo passo da placa é ajudar as bactérias a criar uma cárie. Pode causar irritação, vermelhidão e inchaço ao redor das gengivas,
Além de colaborar com isso, a placa bacteriana é o primeiro passo para a aparição de tártaro, cárie, gengivite e doenças periodontais.
Como evitar o excesso de placa?
É bem simples, não tem segredo, basta escovar os dentes três vezes ao dia, principalmente depois das refeições, com o uso de escovas e pastas específicas.
Utilize o fio dental diariamente, faça gargarejo com enxaguante bucal e corte alguns alimentos da sua rotina, como refrigerante, batata frita, sorvete e guloseimas produzidas com açúcar ou amido, aquelas que costumam ficar grudadas nos dentes.
Além disso, é preferível tomar bastante água, cerca de 2 litros, para que a boca não fique ressecada. Para quem não sabe, a boca sem saliva é terreno fertil para as bactérias se proliferarem.
Como eliminar a placa bacteriana dos dentes?
No entanto, mesmo com os cuidados, todos estão suscetíveis a placa, que reaparece após 24h da mais recente higienização. Assim, o ideal é manter a boa higiene e consultar um dentista com maior frequência.
Quando há acúmulo, o profissional irá fazer uma limpeza minuciosa para retirar toda a placa e tártaro presentes nos dentes.
Como você pôde ver, a placa é uma doença bucal comum, e pode ser facilmente tratada. Não dê brechas para problemas maiores, e sempre faça visitas regulares ao consultório odontológico.