Tudo aquilo que é novo pode ser bastante complicado. Começar a frequentar uma academia certamente entra nessa categoria. Mas não precisa desanimar. É possível driblar as dificuldades do início e cultivar um hábito saudável sem apelar para modismos – apenas para aquilo que lhe faz bem. Confira a seguir:
– Persista: o corpo dos sonhos ou o condicionamento físico tão esperado não cairão do céu. Para que os resultados apareçam, é preciso muito mais do que esperar soluções mágicas. Lembre-se: o que você faz diariamente é o que levará aos objetivos desejados, não o que você faz ocasionalmente.
– Adote a regra do 80/20: no mundo dos negócios, diz-se que 20% dos clientes representam 80% das vendas. Transferindo isso para a realidade da academia, pense que 20% do seu tempo levam a 80% dos seus resultados. Selecione aquilo que realmente ajudará você a alcançar suas metas, em vez de atirar para todos os lados. Dormir melhor? Fazer escolhas alimentares mais adequadas? Ou seja, o que mais impede você de ter saúde? Faça o básico e obtenha o resultado máximo.
– Existem muitos modos de se alimentar de modo saudável: há muitas dietas da moda, mas será que elas realmente podem ajudar você? Sempre leve em conta o fato de que cada organismo é diferente. Apenas uma coisa nunca muda: é mais nutritivo deixar alimentos muito processados de lado e investir em comida de verdade, aquela preparada por nossos avós. Isso é 90% do trabalho quando se trata de comer melhor, agradar ao paladar e ter um estilo de vida saudável.
– Dormir bem é seu maior aliado: a falta de sono afeta nossos hormônios, humor e a fome, que levam ao ganho de peso. Por isso, se tiver de escolher entre malhar ou dormir mais meia hora, fique com a cama. Esqueça os eletrônicos 90 minutos antes de ir deitar, leia um livro de verdade (não no iPad ou Kindle), fique no escuro. Vale tudo por uma boa noite de sono!
– Escolha uma rotina de exercícios de que você goste e que tenha a ver com seus objetivos: seus amigos podem adorar crossfit, ginástica funcional ou hot yoga, mas se você não tem prazer com nada disso, melhor escolher outra coisa. Aí sim você terá chances de criar e manter uma rotina de exercícios sem abandonar o barco. Vale a pena testar várias modalidades!
– Sim à dieta, não à total privação: OK, é ótimo controlar a alimentação, mas não é saudável sempre dizer não aos jantares com amigos. Faça escolhas boas no dia-a-dia, mas nunca se torne um prisioneiro do regime. Saiba que vale mais a pena comer e se divertir e depois voltar à rotina do que abandonar a vida social.
– Saiba que seu corpo não determina seu valor: quem somos como pessoa tem pouco a ver com o tamanho da cintura ou do bíceps. Ser saudável é valioso, mas não é tudo.
Fonte: Huffington Post (http://www.huffingtonpost.com/julian-hayes-ii/7-helpful-tips-for-people-who-are-new-to-fitness_b_6921102.html?utm_hp_ref=healthy-living)