Dormência na língua e suas possíveis causas
A dormência na língua pode ser causada por várias razões, incluindo alterações de humor por estresse e ansiedade, reações alérgicas, Hipoglicemia, AVC, paralisia facial, medicamentos, mudanças hormonais, deficiência de vitaminas, doenças cardiovasculares e infecções.
Por ser um órgão sensorial, grande parte de problemas relacionados à saúde tem como principal indício mudanças no paladar.
No caso da língua dormente, mesmo não parecendo uma situação séria, é de suma importância averiguar suas causas, de modo a prevenir qualquer evolução e complicação futura para uma doença grave.
Entenda mais sobre as principais relações entre dormência na língua e alterações na saúde e veja como proceder diante dessa condição.
10 principais causas da língua dormente
A sensação de dormência na língua pode ser causada por lesões na boca ou ser um sinal de reações alérgicas. Embora geralmente seja inofensiva, essa condição também pode indicar doenças graves, como o acidente vascular cerebral (AVC).
Conheça algumas razões para estar com a língua dormente e veja o que fazer nessas situações.
1. Alterações de humor por estresse e ansiedade
Sintomas emocionais afetam todo o organismo. Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer.
Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.
Diante disso, é fundamental fazer um acompanhamento com especialistas para receber o tratamento apropriado da ansiedade.
2. Reações alérgicas
A alimentação também pode ser a causa de possíveis reações que levam à dormência da boca. Neste caso, o sintoma é por conta de reações alérgicas a algum tipo de alimento.
Embora não seja o único sinal, qualquer mudança perceptível que ainda tenha outras reações como coceira na garganta, formigamento ou inchaço são sinais de alergia. Identificados esses sintomas, é fundamental consultar um médico.
3. Hipoglicemia e Hipocalcemia
Enquanto a hipoglicemia se trata dos baixos níveis de açúcar no sangue, a hipocalcemia está relacionada à falta de cálcio.
Ambas em situações de ausência severa dos nutrientes podem causar espasmos musculares, língua dormente e tontura.
Por isso, ao apresentar essas alterações, é muito importante o atendimento médico.
4. Acidente Vascular Cerebral
Durante um derrame ou AVC, muitas pessoas sentem a dormência no órgão sensorial. Além disso, a dor de cabeça e a falta de coordenação motora também são indícios desse problema, assim como alterações na visão, vômitos e náuseas.
O AVC acontece pela falta do fluxo sanguíneo no cérebro e isso pode causar danos severos. Desse modo, ao primeiro sinal de um possível sintoma suspeito deve-se contatar a emergência.
5. Paralisia facial
A paralisia facial, também chamada de paralisia de Bell, é mais uma condição que se revela por reações na língua. Neste caso a dormência acontece de forma bem supérflua, ela ainda dificulta a movimentação de todo o rosto.
Ao apresentar esses sinais de paralisia, o mais correto é iniciar exercícios para movimentar todos os músculos do rosto. Na ausência de melhoras, um profissional qualificado recomendará medicamentos e para situações severas, cirurgia.
6. Uso de alguns medicamentos
Os medicamentos anestésicos, em sua maioria, causam sensação de formigamento e entorpecimento. Como o uso não é recorrente, essa é apenas uma reação instantânea do organismo que some em algumas horas.
Porém, se o incômodo for duradouro, é possível mudar esse anestésico por medicações compostas pela mesma fórmula, mas que apresentem outros componentes para evitar a sensação dormente na boca.
7. Mudanças hormonais
Qualquer mudança inesperada pelo organismo causa alguma alteração no seu funcionamento. Então, casos de menopausa, puberdade e início do ciclo menstrual podem causar reações diferentes no corpo.
A língua dormente na gravidez e na menopausa é uma reação bem comum do corpo diante de uma alteração drástica no seu ciclo comum. Contudo, não é nenhum problema sério e esse sintoma tende a desaparecer em poucos dias.
8. Falta de vitamina B
A vitamina B é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos, os mesmos que atuam no fortalecimento do organismo.
A deficiência dessa vitamina provoca inúmeras alterações no funcionamento do corpo como fraqueza, mudança de humor e formigamento na língua.
Para resolver essa deficiência de vitamina é importante analisar se há algum medicamento inibindo a absorção da mesma. Após essa análise, o tratamento deve ser feito com uma reposição alimentar e suplementos ricos em complexo B.
9. Doenças cardiovasculares
A língua dormente e o infarto podem ser duas situações paralelas, visto que esse sintoma é um sinal de possíveis problemas no coração. Do mesmo modo, ela também pode indicar pressão alta.
Esses são problemas acometidos pela falha no sistema sanguíneo, seja por rompimento dos vasos ou outros motivos. Quem tem um histórico familiar precisa estar ciente que ao primeiro sinal de dormência o médico precisa ser contatado.
10. Infecções
A língua dormente é grave quando ocorre por causa da proliferação de bactérias na boca. Essas bactérias podem causar sérias infecções, em alguns casos na falta dos cuidados necessários podem evoluir para sérias inflamações afetando toda estrutura bucal.
Infecções virais, como a herpes, causam essa dormência no início de seu desenvolvimento, então é fundamental consultar o dentista para um tratamento rápido e eficiente.
O que é bom para dormência na língua?
Cada caso de dormência, inclusive na língua, tem uma causa específica. Então a primeira coisa a se fazer ao apresentar sintomas de língua dormente é averiguar o motivo desse problema estar aparecendo.
Um acompanhamento recorrente ao dentista pode ajudar na identificação da causa, definição do tratamento (ou da necessidade de buscar outro médico especialista), e na prevenção do agravamento da condição.
A saúde bucal deve ser tratada como base de um bom funcionamento do corpo
Tomar os cuidados essenciais com a saúde bucal e contar com um acompanhamento odontológico frequente ajuda muito na prevenção de outros problemas no organismo.
Por essa razão é fundamental a recorrência nas visitas odontológicas. Cuidar da saúde bucal é o primeiro passo para cuidar da saúde em geral.
Conte com os planos odontológicos da Unimed Odonto para facilitar a sua vida na hora de procurar um dentista!