Inflamação labial, também conhecida como queilite, é a irritação ou inchaço dos lábios, ela pode ser causada por fatores como exposição ao sol, alergias, infecções, ou até mesmo ressecamento excessivo.
A inflamação nos lábios, assim como o nome já diz, indica uma inflamação labial que se desenvolveu a partir de fatores geralmente associados a algum trauma ou infecção nos lábios.
Podem existir diversos tipos de inflamação em todo o corpo, mas quando a inflamação é ligada aos lábios, é denominada de queilite. Essas inflamações podem causar diversos sintomas como ardência e vermelhidão nos lábios, dermatite labial, entre outros.
Então, se você quer saber mais sobre inflamação dos lábios e como tratar, continue lendo este artigo, pois no decorrer dele abordaremos as principais informações sobre a queilite para ajudar você a cuidar da sua saúde bucal.
O que é inflamação dos lábios?
A queilite é o nome que se utiliza para nomear as inflamações que ocorrem nos lábios.
Essas inflamações estão geralmente ligadas a algum trauma, como mordidas ou batidas nos lábios. Além disso, pode estar associado a algum déficit de saúde do paciente.
Quando o organismo começa a identificar que existe algo de errado no sistema imunitário, ele começa a mandar os sinais para o corpo, como é o caso das inflamações.
Quais são os tipos de queilite?
A inflamação dos lábios, ou queilite, pode ser classificada de diversas formas, dependendo da origem da inflamação ou onde está afetando os lábios.
Dessa forma, os principais tipos de queilite são:
Queilite angular
A queilite angular é geralmente conhecida popularmente por boqueira, desenvolvida por infecções bacterianas ou fúngicas.
Essa inflamação é causada principalmente pela utilização de aparelhos e próteses mal ajustadas, que fazem com que inflame a área e gere diversos problemas para o paciente.
O mal ajuste dos aparelhos dificulta a higienização correta, levando ao aparecimento de feridas em algumas regiões da boca. As feridas, por sua vez, podem causar a inflamação dos lábios.
A boqueira apresenta algumas fases de melhora e recaídas.
Queilite actínica
Já a queilite actínica, diferente da angular, é uma inflamação pré-maligna, ou seja, se não realizar um acompanhamento e tratamento correto poderá evoluir para um câncer bucal.
De acordo com dados epidemiológicos, a queilite actínica ocorre com mais frequência em homens de pele clara e com mais de 40 anos, que por algum tempo se expuseram em excesso ao sol.
Nesse sentido, as pessoas com mais tendência de desenvolver essa inflamação dos lábios, quando se expõem muito ao sol, tendem a ficar com os lábios mais avermelhados e secos, em seguida, surgem inchaços e rachaduras.
Queilite esfoliativa
A queilite esfoliativa é uma inflamação crônica que gera a descamação superficial dos lábios.
Vale informar que não existe uma causa definida para este tipo de problema, porém, costuma ser associada a problemas como a ansiedade, hábitos para funcionais e estresse.
Queilite de contato
Como o nome já indica, essa inflamação ocorre devido a contatos com substâncias que provocam alergias, como remédios, alimentos, bebidas, entre outros.
Dessa forma, é muito importante estar atento ao que seu corpo possui alergia, para evitar a queilite de contato.
Sintomas de inflamação dos lábios
Quando há inflamação dos lábios, os principais sintomas são:
- lábios ressecados;
- lábios rachando;
- descamação da pele dos lábios;
- feridas;
- inchaço na região;
- surgimento de bolhas;
- vermelhidão nos lábios.
O que é eritema nos lábios?
O termo eritema é utilizado para definir manchas vermelhas que podem aparecer na pele. Ela acontece, por exemplo, quando uma pessoa está com uma inflamação dos lábios e eles ficam avermelhados.
Principais causas de inflamação dos lábios
As inflamações são respostas que o organismo cria devido a alguma infecção ou lesão, ou seja, é o sistema imunológico combatendo os corpos estranhos que podem causar problemas no seu corpo.
Nesse sentido, as inflamações não estão relacionadas apenas a partes ruins como a doença. Elas podem ser causadas por infecções de fungos, vírus, bactérias, exposição excessiva ao sol e lesões locais.
Como tratar a inflamação dos lábios
O tratamento para inflamação dos lábios depende de qual o tipo de queilite.
Sendo assim, é muito importante realizar uma consulta com um profissional médico ou dentista para identificar o motivo da inflamação dos lábios e ser realizado o tratamento correto.
Vale informar que, geralmente, será receitado algum antibiótico, analgésico e anti-inflamatórios para auxiliar no processo de cura.
Entretanto, poderá variar dependendo da identificação da causa da inflamação.
Para a inflamação dos lábios um remédio caseiro bastante utilizado é o extrato de própolis, que pode auxiliar na redução do inchaço da região e diminuir a dor. Ele não substitui a consulta médica, mas pode agir como paliativo até você comparecer ao dentista.
Nesse sentido, um plano odontológico pode auxiliar bastante para diagnosticar e realizar o tratamento correto. Assim, caso você tenha que lidar com o desconforto de uma inflamação nos lábios, não precisa se preocupar com burocracias: é só buscar seu dentista.
Confira as opções de planos odontológicos da Unimed Odonto!