Bons ambientes de trabalho são marcados pelas interações positivas e pelo alinhamento entre a gestão e os colaboradores, para que todos busquem alcançar objetivos em comum. Mas tudo isso depende de uma estratégia de comunicação interna que seja efetiva.
As ações de comunicação interna podem ser desenvolvidas por equipes próprias ou por agências prestadoras de serviços. Independentemente do formato vigente na sua empresa, algumas etapas devem ser observadas, como o planejamento, a análise do perfil do público interno, a definição dos canais de comunicação e a mensuração dos resultados obtidos. Ou seja, os planos de comunicação interna devem ser bem estruturados.
Além disso, existem opções interessantes para potencializar a comunicação interna, contribuindo para que ela se torne mais efetiva, sobretudo no contexto do trabalho híbrido e do home office. A seguir, apresentamos algumas dicas que estão conectadas com as necessidades atuais das empresas e as demandas dos profissionais.
Humanize as campanhas
Um dos grandes desafios da comunicação é fazer com que o público se identifique com a mensagem. O tão desejado engajamento depende dessa identificação. Quando a questão se volta para o ambiente de trabalho, esse aspecto ganha ainda mais relevância, porque o objetivo é transmitir informações fundamentais que afetam o dia a dia de todas as pessoas na empresa.
A humanização das campanhas de comunicação interna pode auxiliar nesse sentido. Primeiro, é importante entender que esse é um conceito amplo e que pode ser trabalhado de diferentes maneiras. O ponto de partida deve ser colocar o indivíduo no centro da comunicação.
Partindo dessa premissa, é possível recorrer a uma série de recursos. Uma forma simples e bastante positiva é inserir os profissionais da empresa nas campanhas de comunicação interna. Pode servir como um bom exemplo a declaração, em um jornal interno, intranet ou outro canal, de uma pessoa que se destacou em determinada atividade, que tem experiência ou uma boa história para contar.
Promover meios para que as pessoas se expressem, assegurando a escuta ativa, é outra possibilidade. Até mesmo a forma como textos e conteúdos são elaborados deve ser pensada sob a perspectiva da humanização, para que a comunicação transmita aproximação, empatia e tolerância.
Produza conteúdos relevantes
A comunicação interna precisa tratar dos assuntos que são importantes não só para a empresa, mas também para os funcionários. Demonstre o valor da mensagem que está sendo transmitida usando argumentos, exemplos e outros elementos que reforcem a relevância do tema. Numa campanha de prevenção de acidentes de trabalho, reitere o impacto das boas práticas e o compromisso que todos devem ter com o tema; utilize dados e exemplifique situações; seja didático. Lembre-se de que a comunicação humanizada pode gerar melhor identificação com a campanha.
Produzir conteúdos relevantes é, também, saber usar o formato adequado para atingir a mensagem. Se os funcionários da empresa se informam melhor pelo mural, produza peças atrativas e que transmitam a informação de forma simples, como um infográfico ou um cartaz. Já se o uso dos meios eletrônicos é mais disseminado, experimente usar a rede social corporativa para distribuir mensagens em variados formatos, como vídeos. A relevância do conteúdo será determinada pela adequação entre o canal, o formato e a mensagem.
Enfatize propósitos e valores
A comunicação interna é decisiva na construção da cultura organizacional. Propósitos e valores devem, portanto, ser evidenciados, sempre que possível.
Ao produzir uma mensagem ou planejar uma campanha, procure identificar nela os pilares fundamentais da organização. Por exemplo, se um dos valores propagados é o bem-estar, reforce-o nos conteúdos voltados para saúde, segurança e autocuidado. Sustentabilidade é outro exemplo de valor que pode ser trabalhado continuamente, inclusive nas comunicações que abordam a questão da eficiência nos processos e no uso dos recursos.
O propósito e os valores podem ser incluídos na comunicação de maneira sutil, em exemplos, imagens e símbolos. Em outras ocasiões, é válido apresentá-los de forma explícita. Na divulgação dos resultados alcançados, por exemplo, procure enfatizar esses pontos, sinalizando como o propósito e os valores contribuíram para que a empresa atingisse os objetivos.
Promova melhorias contínuas
Estratégia é indispensável à comunicação interna, mas ela só funciona com base em objetivos, processos e métricas bem estruturados. Ao planejar e executar campanhas de comunicação para o público interno, defina os resultados que pretende alcançar, trace um plano de ação e monitore o desempenho obtido. Dessa forma, será possível melhorar continuamente a qualidade da comunicação.
A comunicação interna se tornará cada vez mais efetiva se estiver baseada em processos de melhoria contínua. Que tal incrementar ainda mais a cultura organizacional investindo em gestão da diversidade?! Confira mais esse texto do nosso blog e saiba como evoluir nesse aspecto.