Assim como o corpo físico, nossa mente é capaz de mudar para melhor ou para pior. Esse grau de mudança tem pouco a ver com a idade e muito mais com a ação. Algum esquecimento pode ser esperado em qualquer idade, por exemplo, mas o declínio cognitivo – lutar para lembrar coisas ou manter o foco nas conversas – não é parte natural do envelhecimento, segundo o Instituto Nacional do Envelhecimento (National Institute on Anging), nos EUA.
O desempenho do nosso cérebro melhora com um treinamento adequado e consistente. E existem muitas formas para deixarmos ele mais saudável e com maior capacidade de raciocínio, memória e aprendizado. São hábitos simples que podemos inserir no nosso dia a dia e que vão fazer toda a diferença!
- Desfrute de atividades sociais. Cultivar relacionamentos saudáveis e fazer trabalho voluntário tem importantes benefícios cognitivos.
- Pratique meditação e controle o estresse. O estresse destrói as células cerebrais e danifica o hipocampo, que é a região do cérebro responsável pela formação de novas memórias e na recuperação das antigas. Estudos apontam que a prática da meditação aumenta a espessura do córtex cerebral e estimula mais conexões entre os neurônios, além de ajudar a driblar o estresse.
- Estimule a mente. Quanto mais você desafia o cérebro, melhor será sua capacidade de processar informações. Montar quebra-cabeças, jogar xadrez, fazer palavras-cruzadas ou sudoku são uma ótima pedida!
- Esteja em constante aprendizado. Quando aprendemos algo, novas conexões se formam entre os neurônios e a memória é exercitada como nunca para que possamos ouvir, processar e armazenar informações inéditas. Pelo mesmo motivo, a leitura é outro hábito indispensável.
- Crie técnicas para melhorar a memória. Se quiser lembrar de algo que você acabou de ouvir, ler ou pensar, repita em voz alta. Isso pode ajudar a armazenar a informação. Outra dica é anotar coisas importantes.
Além dessas dicas que listamos para ajudar a manter o cérebro jovem e saudável, há aquelas que sempre pontuamos aqui como imprescindíveis para uma boa qualidade de vida e que, certamente, ajudam as nossas mentes, como: alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, dormir bem, não fumar, beber com moderação, controlar o excesso de peso, pressão arterial, colesterol e diabetes.