Subitamente, a rotina das famílias virou do avesso. O confinamento exigiu um novo arranjo das atividades cotidianas. Nem todo mundo tem facilidade para se adaptar a tanta mudança, especialmente quando a permanência em casa, durante todo o dia, é acompanhada pela apreensão gerada pela pandemia do coronavírus.
Você é do tipo que quando está ansioso se empanturra de doces? Como seus filhos pequenos estão se alimentando, sem os horários e as obrigações convencionais da escola?
Uma das melhores maneiras de manter corpo e mente equilibrados é investir em comida saudável – claro, distribuída em horários e porções adequados. “É comum que a ansiedade e o tédio causados pela quarentena nos façam ter a impressão de que estamos constantemente com fome”, diz Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso.
Segundo o professor e psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a pandemia impõe que todos reorganizem as rotinas. Ou seja, durante o isolamento social, é necessário estabelecer a hora de acordar, comer, participar das aulas on-line, fazer as tarefas escolares e dormir.
Quando o assunto se concentra em novos hábitos alimentares, Matheus enfatiza que estes precisam ser compreendidos, aceitos e adotados pela família inteira para surtirem resultado. Quem tem filhos pequenos deve, inclusive, envolvê-los na preparação dos pratos. “Comece tendo sempre em casa alimentos mais naturais, sem grandes quantidades de conservantes, sódio e açúcar”, indica Matheus.
Veja outras recomendações do nutricionista para você cuidar da sua saúde e da criançada, de um jeito leve e saboroso.
Planeje as refeições
Baseado nos gostos de cada um, programe um cardápio semanal. Facilita na hora das compras do mercado, evita desperdício e proporciona uma alimentação variada.
Sem industrializados
Aposte nas safras de legumes e verduras para comprar itens frescos, nutritivos e com preços mais acessíveis. “O consumo exagerado de comidas prontas industrializadas pode desencadear doenças como diabetes e obesidade, além de aumentar o risco de reações alérgicas a corantes e aromatizantes”, explica Matheus.
Básicos congelados
Praticidade é fundamental. Uma maneira de otimizar o tempo pode ser tirar um sábado por mês, por exemplo, para preparar e congelar bases como arroz, feijão, molho de tomate, caldos de carne e de legumes. Armazene-as em pequenas porções e retire-as do freezer conforme a necessidade.
Chame os pequenos para participar
Vale a pena entreter a criançada na cozinha. Os pequenos podem ajudar lavando alimentos, amassando purês, dando palpites e provando de tudo! Crie, pesquise e adapte receitas para fazer com as crianças. Aproveite para superar resistências a algumas verduras ou frutas de um jeito lúdico. A ideia é ter momentos divertidos e cheios de afeto para que as refeições não fiquem associadas a chatices e obrigações.
Dieta rica e apetitosa
Explore a versatilidade dos alimentos para criar pratos variados e com visual atraente. Dessa forma, a chance de sucesso com as crianças é bem maior! A beterraba pode imprimir um lindo vermelho à comida, a banana pode acompanhar o arroz com feijão ou fazer parte de um bolo com cereais, o frango vira coxinhas, filés, cubinhos e assim por diante. “Os resultados de uma dieta saudável na casa são coletivos”, afirma o nutricionista. “Ela proporciona muito mais qualidade de vida e disposição para as pessoas encararem os desafios do dia a dia.”
Trazemos duas receitas do Vigilantes do Peso que os pequenos devem gostar. No site, você encontra mais opções.
Muffin de banana e cenoura
2 bananas maduras, amassadas
3/4 de xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de suco de limão
1 ovo
1/4 de xícara de mel
1 colher de café de essência de baunilha
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo com fermento
1 colher de café de canela em pó
2 cenouras raladas finamente
Preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C. Em uma tigela, misture a banana, o leite, o suco de limão, o ovo, o mel, a baunilha e o óleo até obter um creme homogêneo. Acrescente a farinha e a canela e misture novamente. Adicione a cenoura e misture delicadamente. Divida a massa entre as forminhas. Leve ao forno por 18 a 20 minutos, até ficar dourado (teste a massa com um palito; ele deve sair limpo). Espere esfriar por 5 minutos antes de servir.
A receita rende 12 bolinhos.
Chips de cenoura e beterraba
2 cenouras
2 beterrabas
Sal a gosto
Azeite para borrifar
Preparo:
Corte os legumes em rodelas finas com o auxílio de um cortador de legumes. Em uma forma untada com azeite, arrume as rodelas afastadas umas das outras e tempere-as com o sal. Leve ao forno por 20 minutos ou até que fiquem secas e crocantes.
A receite rende quatro porções de meia xícara.
Como que borrifa azeite?
Olá Joana. Tudo bem? Existem alguns pulverizadores para azeite em lojas de artigos para cozinha. Caso você não tenha, basta substituir por um fio de azeite.