Veja como tranquilizar os pequenos e quando é necessário procurar um dentista para tirar dente de leite
Quando criança aprendemos várias maneiras de retirar os dentes de leite, mas nem todas são indicadas, sabia? Este é um processo natural, mas requer alguns cuidados para não gerar trauma nos pequenos.
Pensando nisso, entender como arrancar dente de leite da melhor maneira é um dos primeiros passos no cuidado do sorriso e na saúde bucal do seu filho. O cuidado dental, desde cedo, gera um sorriso mais saudável.
O que é um dente de leite?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o primeiro dente de leite surge por volta de 6 meses (incisivo central) e o último deve surgir por volta de 33 meses (segundo molar).
Cientificamente, estes dentes são chamados de decíduos. Eles são menores, se comparados aos permanentes, e possuem uma cor mais branca e um esmalte mais fino.
Além disso, os dentes de leite possuem uma raiz curta e fina, para facilitar a troca pelos permanentes. O termo dente de leite, além de se relacionar com a fase de amamentação, também está conectado à sua coloração.
Para que servem os dentes de leite?
Como tudo em nosso corpo, os dentes decíduos também apresentam uma função. Além de ajudar na mastigação e na dicção da criança, eles também possuem um papel importante que é o de manter o espaço dos dentes permanentes.
Leia também: Amolecimento dos dentes permanentes
Se a criança perder ou retirar o dente antes da hora, isto pode afetar o espaço que o dente permanente vai ocupar. Afinal, é na troca dos dentes que os permanentes vão ocupando os espaços disponíveis na gengiva e se ajustando pela boca.
É necessário um acompanhamento profissional quando os dentes de leite ficarem moles?
Sim! Vejamos, além de naturalizar a criança ao espaço odontológico que ela vai usar por toda a vida, os cuidados bucais devem começar mesmo antes do nascimento de todos os dentes e no cuidado da gengiva.
Como a criança não consegue realizar por sia limpeza bucal, então os adultos têm esta responsabilidade. Desde o nascimento dos primeiros dentinhos, eles devem realizar a limpeza com uma gaze umedecida ou com uma dedeira especial.
Além dessa orientação inicial, o odontopediatra – profissional especializado no atendimento infantil – acompanha o crescimento dos dentes e pode analisar se tudo está como esperado.
Troca dos dentinhos
A troca dos dentes de leite ocorre juntamente ao crescimento humano. Depois de cumprirem suas funções iniciais, já citadas, eles começam a amolecer, mas existe todo um outro processo de crescimento por trás disso.
Por baixo dos dentes decíduos existem os dentes permanentes em formação, assim como ao crescimento da mandíbula e do rosto, como um todo.
O dente de leite amoleceu, e agora?
Chegamos a um momento que gera receio em muitos adultos e, principalmente, nos pequenos. O medo de sentir dor ou de machucar faz com que haja buscas em relação a como arrancar dente de leite.
O primeiro passo é tranquilizar a criança, explicar que a troca dos dentes é um processo natural e que você também já passou por isso. Diga que não dói e que, no momento certo, ela vai acontecer.
É importante haver esta conversa para não gerar ansiedade na criança. Ao notar o dente meio solto, ela pode retirar antes da hora, gerando um sangramento na gengiva, que é natural, mas que, para muitas crianças, pode estar associado a algo negativo.
Como arrancar dente de leite?
Existem algumas ações que os pais podem fazer para ajudar na queda dos dentes de leite. Mas, desde de já, vamos lembrar, não vale nem colocar a mão na boca da criança e nem amarrar o dente e puxar, estas ações parecem simples, mas podem gerar traumas.
Quando a criança está com um dente de leite mole, comer alimentos mais duros facilita a queda, o próprio processo de mastigação é um facilitador. Se o dente já estiver meio solto, mexer com uma gaze de um lado para o outro pode ser uma ajuda para que o dente de leite caia.
Leia também: Alimentos e Nutrientes que ajudam na saúde bucal
O próprio processo de escovação e uso de fio dental adequado são também processos que facilitam, mas lembre-se, nunca forçar o amolecimento, ele vai ocorrer no momento certo. Caso sangre, basta pressionar com algodão ou gaze.
Quando a retirada do dente de leite precisa de ajuda especializada?
Arrancar os dentes de leite é um processo natural, porém há casos em que será necessária a ajuda de um profissional. Se por acaso a criança se queixar de algum incômodo ou dor, é importante levá-la ao dentista.
Um outro caso é quando, mesmo com o “nascimento” do dente permanente, o dente de leite não quer cair. Isso faz com que o dente permanente nasça no lugar errado, gerando um problema ortodôntico.
Em ambos os casos citados, vai ser necessária a visita ao odontopediatra para ver quais devem ser as ações necessárias, pensando na saúde bucal da criança e no alinhamento dos dentes.
Agora que você já sabe como remover dente de leite, acesse o site da Unimed Odonto para mais informações sobre a importância de contar com um plano odontológico. Não se esqueça de que o acompanhamento com o dentista deve ocorrer ao longo da vida.