Você sabia que emprestar sua carteirinha de plano de saúde é crime? Essa prática, além de ser ilegal, pode trazer diversas consequências para você e para o seu bolso.
Por que não emprestar a carteirinha?
- Consequências legais: ao emprestar sua carteirinha, você está sujeito aos crimes de estelionato e falsidade ideológica, previstos no Código Penal Brasileiro.
- Aumento das mensalidades: as fraudes em planos de saúde impactam diretamente no valor das mensalidades, fazendo com que todos os beneficiários paguem mais caro.
- Riscos para a sua saúde: procedimentos médicos desnecessários podem ser realizados em seu nome, colocando sua saúde em risco.
- Cancelamento do plano: o titular do plano pode ter seu contrato rescindido.
Como se proteger?
- Nunca empreste sua carteirinha: lembre-se que a carteirinha é um documento pessoal e intransferível.
- Comunique a perda ou roubo: em caso de perda ou roubo, entre em contato imediatamente com sua operadora de saúde e solicite o bloqueio da carteirinha.
- Desconfie de ofertas suspeitas: não forneça seus dados pessoais para desconhecidos e desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
Saiba mais:
Para obter mais informações sobre a campanha “Saúde Sem Fraude” e como se proteger contra fraudes em planos de saúde, clique aqui.