A bronquite é uma inflamação dos brônquios, uma espécie de tubo que sai da traquéia e que conduz o ar até os pulmões. Ela pode ser aguda (dura até duas semanas) ou crônica (a pessoa tem períodos de melhora e piora, ao longo de até dois anos). A crise pode ser deflagrada por vários motivos: alergia a um odor forte, como o mofo ou um produto químico; uma sinusite ou amidalite; contaminação por um vírus, como o da gripe; e até mesmo por bactérias. Quando os brônquios estão comprometidos, a respiração se torna mais difícil. Há também a formação de bastante secreção, por isso a bronquite é conhecida por vir acompanhada de tosse, muita tosse. A situação pode ser ainda pior se a pessoa fuma. Muitos fumantes, aliás, costumam ter crises seguidas de bronquites.
O alivio costuma vir por meio da inalação, associada a outros medicamentos recomendados pelo médico, como anti-inflamatório, broncodilatadores e, dependendo do caso, até mesmo antibióticos. Mas, o mais importante, é tentar evitar o problema. Se a pessoa é muito suscetível, vale se vacinar contra a gripe, já que ela é uma porta de entrada para a bronquite. E, quando gripado, é bom fugir de ambientes com ar condicionado ou muito secos. A natação é uma atividade física que ajuda bastante a manter as crises bem longe. Isso porque este tipo de exercício melhora a capacidade pulmonar e aumenta o sistema imune. Mas o ideal é nadar em piscinas cujo tratamento não é feito com cloro, já que o odor forte pode causar o problema.
7 atitudes para afasta o problema
1- Lave bem as mãos
2- Tenha o hábito de beber bastante água
3- Evite aglomerações, sempre que possível
4- Tome a vacina contra gripe
5- Evite ambientes carregados pela fumaça de cigarro
6- Para quem é fumante, tente abandonar o vício
7- Mantenha a casa ventilada e limpa, longe da poeira e do mofo
Asma ou Bronquite?
Tem gente que acha que são problemas idênticos. Mas não é bem assim. Na asma também há uma inflamação das vias aéreas. No entanto, diferentemente da bronquite, a asma não tem cura, mas, sim, controle e prevenção das crises. Um paciente com asma será sempre asmático. Já a bronquite pode dar as caras em qualquer pessoa, a qualquer momento da vida – crianças, adultos, idosos. E as crises são tratadas pontualmente.
Você sabia?
Existe um tipo de fisioterapia, chamada respiratório, que pode ajudar a combater a bronquite. Aqui, o fisioterapeuta, por meio de técnicas respiratórias ou mesmo de aparelhos, auxilia a pessoa a eliminar a secreção e a melhorar a capacidade respiratória.