A remuneração, que combina o salário com um pacote de benefícios, é uma questão estratégica para as empresas que buscam oferecer condições melhores para seus colaboradores e atrair novos talentos. Entre os instrumentos mais atrativos, os benefícios financeiros têm se destacado como forma de auxiliar os funcionários a contornarem dificuldades com o orçamento, planejarem o futuro e terem um nível maior de proteção.
O que são benefícios financeiros e por que são tão importantes?
Na composição da remuneração, são considerados tanto o salário quanto os benefícios, que geram vantagens adicionais aos trabalhadores. Os benefícios financeiros são todos os complementos destinados a melhorar as condições financeiras dos colaboradores. Normalmente, eles estão associados à resolução de dificuldades com o orçamento, realização de sonhos ou proteção financeira.
Com o aumento da inflação e da taxa de juros, os benefícios financeiros têm um papel importante para auxiliar as famílias a gerenciarem melhor as finanças. A concessão do crédito consignado, por exemplo, é um recurso que pode ajudar o trabalhador a substituir uma dívida elevada por outra menos onerosa. Há empresas que flexibilizam o pagamento do salário, permitindo a antecipação dos valores correspondentes aos dias trabalhados.
Vale destacar que os benefícios financeiros também são instrumentos para promover a educação financeira. A previdência privada e o seguro de vida, por exemplo, reforçam a importância do planejamento para a formação e proteção do patrimônio. De acordo com levantamento da consultoria Robert Half, a previdência complementar está entre os benefícios mais valorizados pelos colaboradores.
Existem, ainda, os benefícios financeiros que estão vinculados à produtividade e ao desempenho, como ocorre com os bônus, premiações e participação nos lucros e resultados. Nesse caso, a concessão está condicionada a regras e ao atingimento de metas previamente estabelecidas, mas é importante que sejam viáveis para os colaboradores e compatíveis com as estratégias da organização.
Para as empresas, a oferta de benefícios financeiros traz as seguintes vantagens:
- maior atratividade para buscar novos talentos;
- aumento do engajamento;
- redução do turnover e do absenteísmo;
- melhora do clima organizacional;
- diminuição do estresse entre os colaboradores;
- promoção do bem-estar financeiro.
Já para os colaboradores, podemos destacar as seguintes vantagens:
- suporte para solucionar dificuldades;
- melhora na condição financeira;
- apoio para planejar o futuro;
- maior proteção financeira;
- estímulo para investir no futuro.
Quais benefícios podem ser oferecidos pela empresa?
Existe um conjunto amplo de benefícios voltados ao bem-estar financeiro que pode ser ofertado pelas empresas, incluindo a promoção da educação financeira ou mesmo um suporte especializado para o enfrentamento de dificuldades. A escolha dos benefícios e dos serviços de apoio deve levar em consideração a realidade da organização e de seus funcionários.
Há benefícios financeiros que se destacam mais no mercado corporativo e que podem ser considerados na composição do pacote remuneratório. A seguir, detalhamos cinco opções.
Crédito consignado
O crédito consignado é uma modalidade tradicional de empréstimo que tem juros mais baixos do que outras opções de crédito. Dessa forma, é um instrumento que ajuda o colaborador a solucionar problemas com dívidas ou a obter o empréstimo, quando necessário, sem atingir um nível crítico de endividamento.
Previdência privada
A previdência privada é uma forma de estimular o funcionário a investir no futuro. Os planos oferecidos pelas empresas podem contar com a contribuição do colaborador e da organização, o que torna o investimento ainda mais atrativo. Assim, é um benefício que dá apoio para que o colaborador conquiste objetivos de longo prazo e permaneça no decorrer desse tempo. Clique aqui e conheça o Previdência PGBL Empresarial da Seguros Unimed.
Seguro de vida
O seguro de vida pode ser obrigatório para determinadas empresas ou atividades. Mas devido ao baixo custo em comparação com a cobertura que oferece é um benefício interessante para qualquer organização, pois oferece segurança ao trabalhador e à sua família. Além disso, os seguros de vida atualmente contemplam assistências adicionais, que agregam mais benefícios para os colaboradores. Clique aqui e conheça as opções de seguro de vida empresarial da Seguros Unimed.
Bonificações
Os bônus, as premiações e a participação nos lucros e resultados são benefícios que são concedidos mediante a obtenção de resultados previamente definidos. Portanto, são mecanismos estratégicos, mas que precisam ser planejados de acordo com os objetivos da organização. É preciso adequar as metas para que o benefício sirva como estímulo e não provoque frustração.
Antecipação do salário
A flexibilização em relação ao pagamento do salário é outro benefício financeiro que tem se destacado entre as empresas. Nesse caso, o salário pode ser pago conforme demandado pelo colaborador, considerando os dias já trabalhados. Ou seja, é uma opção para evitar o endividamento caso surja uma necessidade excepcional.
O ideal é equilibrar o pacote remuneratório para incluir diferentes opções de benefícios financeiros. Assim, é possível contemplar necessidades distintas dos colaboradores.