A cor dourada foi escolhida justamente por representar o padrão ouro de qualidade do leite humano, que é o melhor alimento para o bebê: completo e balanceado, contendo todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.
Além disso, o leite materno é capaz de proteger a criança de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias, porque, por meio dele, ela também recebe os anticorpos da mãe. Estudos mostram, inclusive, que trabalhadoras que amamentam faltam menos ao trabalho porque seus bebês adoecem com menos frequência.
Amamentar diminui a mortalidade neonatal, sendo uma ação que pode salvar a vida de milhares de crianças, já que ajuda no desenvolvimento físico e mental do bebê.
Para a mãe, há muitos benefícios, que vão desde o fortalecimento do vínculo afetivo com o filho até a redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio e a proteção contra doenças cardiovasculares e osteoporose.
Crianças que se alimentam do leite materno são adultos com menos chance de ter hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Sendo assim, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e complementar até os 2 anos de vida precisa ser incentivado.
Só que os desafios no retorno ao trabalho permanecem como o motivo mais comum para as mulheres não amamentarem ou interromperem o aleitamento antes do recomendado. Por isso, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2023 é a relação entre amamentação e emprego/trabalho, focando, entre outros pontos, na importância das empresas oferecerem suporte às mães, mantendo locais favoráveis à amamentação com instalações adequadas e seguras.
A Seguros Unimed apoia o aleitamento materno. Desde 2015, contamos com a Sala de Apoio à Amamentação, criada para acolher as nossas colaboradoras no período da amamentação e que está localizada no Ambulatório Médico da Matriz (1º andar – prédio Seguros).
Equipada com bomba para extração do leite, freezer para o armazenamento, poltrona e cuba para a higienização, nossa sala proporciona a oportunidade da colaboradora retirar e armazenar seu leite durante o horário do expediente, contribuindo para prolongar o período de amamentação.
Acreditamos que, com um bom planejamento, os bebês de nossas colaboradoras podem se beneficiar por muito tempo do leite materno, ganhando afeto, proteção e nutrição deste alimento que vale mais do que ouro.
Saiba mais:
Agosto Dourado: um guia completo com tudo sobre amamentação