Assegurar o futuro de quem a gente mais ama é uma de nossas principais preocupações. Diante desse fato, é comum contratar diferentes tipos de investimentos, principalmente para garantir a universidade dos nossos filhos. No entanto, para além disso, é importante pensar que surpresas não tão boas podem surgir no meio do caminho, como um acidente ou doença, por exemplo. Em casos como esses, o ideal é contar com um seguro de vida para a família. É sobre ele que falaremos.
O que é e como funciona o seguro de vida para a família?
O seguro de vida para a família é aquele que oferece coberturas para os beneficiários do contratante, que podem ser o cônjuge, filhos, entre outros familiares. Ou seja, a família fica amparada pela contratação do estipulante.
Os segurados podem ser substituídos quantas vezes o contratante quiser. Caso você se divorcie e se case com outra pessoa, novamente, é só solicitar a modificação. O mesmo vale para o nascimento de outros filhos.
Veja também: Organização Financeira: aprenda a cuidar do seu dinheiro
Quais são as principais coberturas do seguro de vida para a família?
A cobertura varia de acordo com o seguro de vida para a família que você contratar. As mais básicas contemplam morte acidental ou natural.
Algumas coberturas adicionais podem abranger o cônjuge ou filhos menores de 21 anos, desde que contratada pelo segurado principal; por exemplo, o Produto Vida em Grupo com SERIT disponibiliza para o segurado e o cônjuge as coberturas de Morte por qualquer causa, Indenização Especial para Morte Acidental, Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente ou Doenças Graves.
Qual é o melhor momento para acionar o seguro de vida para a família?
O acionamento do seguro de vida depende das condições contratuais. Por isso, é importante que você leia todas as cláusulas antes de assinar e guarde uma via com você. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de consultoria.
Isso garante que você tome as medidas mais apropriadas para a ocasião. Caso a cobertura seja estendida, na hipótese de você ou seu cônjuge falecerem, os filhos poderão acionar a indenização.
Doenças terminais também podem ser motivo de acionamento de seguro de vida para a família. O benefício pode ser recebido para custear os gastos e deixar a família mais amparada e preparada.
Dependendo do tipo de seguro de vida para a família, é possível acioná-lo para cobrir serviços de assistência residencial, caso haja a necessidade de consertos que sejam cobertos pela apólice.
A indenização do seguro vale como herança?
Não. Somente serão indenizados os beneficiários que estiverem descritos na apólice. Portanto, a indenização não é considerada como herança e o que prevalece são os nomes indicados no documento.
E se no contrato não constar nomes de beneficiários?
Nesse caso, de acordo com o artigo 792 do Código Civil, metade do capital é pago ao cônjuge, desde que a união seja comprovada judicialmente. A outra metade é destinada aos herdeiros do contratante.
Como saber se o seguro de vida para a família é a melhor opção de investimento?
Para descobrir se esse serviço está de acordo com suas necessidades, avalie se as pessoas próximas a você são ou não suas dependentes financeiras. Elas ficariam amparadas caso você se ausentasse?
É bem provável que o seguro de vida para a família seja uma boa opção para seu caso. Além de te deixar mais tranquilo, seus beneficiários poderão contar com recursos necessários para lidar com uma nova realidade.
Veja também: Gestão de Patrimônio: aprenda a fazer um planejamento sucessório
Quanto custa e quais os cuidados que devo ter ao contratar esse seguro?
O valor que será investido em seguro de vida para a família depende de vários fatores. Um deles diz respeito à idade dos contratantes, que pode ser de até 65 anos de idade. As renovações do seguro também levam esse quesito em consideração.
Além disso, a seguradora leva em consideração seu perfil profissional, hábitos de saúde, entre outros fatores. Juntos, eles serão avaliados até que se chegue a um valor personalizado e pago mensalmente.
Para contratar o seguro de vida para a família, é importante que você leve em consideração a confiabilidade da corretora. Esta deve estar credenciada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e contar com boa reputação no mercado.
Os canais de comunicação com os clientes também devem ser avaliados. Afinal, são a eles que você recorrerá quando precisar tirar dúvidas ou solicitar algum tipo de serviço. Não deixe de analisar a experiência de mercado e, claro, as condições contratuais.
Ao decidir pela contratação, não deixe informar seus beneficiários ou uma pessoa de confiança sobre o seguro de vida para a família. É importante que a pessoa tenha conhecimento da existência da apólice, bem como suas condições e coberturas.
Agora que você já sabe sobre a importância de contar com um seguro de vida para a família, conte conosco para contratar o que mais atende às suas necessidades e perfil.
Faça uma cotação do Seguro de Vida da Seguros Unimed.