A partir de 2014, meninas de 09 a 13 anos podem se vacinar de graça.
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária das meninas para a vacinação contra o Papiloma vírus (HPV). A partir de 2014, a imunização protegerá garotas de 09 a 13 anos contra quatro tipos do vírus. A medida foi tomada para que as adolescentes estejam protegidas contra o câncer de colo de útero antes do início da vida sexual.
Depois de março de 2014, as meninas de 11 a 13 anos receberão as duas primeiras doses necessárias à imunização: a inicial e a segunda, que deve ser feita seis meses após. A terceira aplicação é considerada um reforço e deve ser feita cinco anos após a primeira. Já em 2015, será a vez das pré-adolescentes de nove a 11 anos receberem a imunização.
A vacina é quadrivalente, protege contra quatro dos mais de 100 tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. As três doses da vacina só serão aplicadas nas pré-adolescentes com a autorização dos pais ou responsáveis. A estratégia da vacinação é mista: as garotas podem se proteger nas unidades de saúde ou em escolas públicas e privadas. A imunização é gratuita.
Mas só as vacinas não bastam para a proteção contra o vírus. É imprescindível conscientizar sobre o uso de camisinha em todas as relações sexuais e a realização rotineira do exame preventivo, o papanicolau.
Fonte: Unimed – www.unimed.coop.br