Confira nossas dicas para cuidar bem da sua pele no inverno!
Beba bastante água: no frio, é comum as pessoas tomarem menos líquido, o que é um erro. A água conserva a hidratação de todo organismo, inclusive da pele, deixando-a mais macia e elástica. Uma boa opção é dividir a quantidade indicada entre água pura, água saborizada com frutas e chás claros.
Evite banhos quentes e demorados: a água quente pode retirar o manto hidrolipídico, um hidratante natural produzido pelo nosso organismo, prejudicando a umidade da pele. Por isso, evite se ensaboar demais, usar buchas e prefira banhos mornos e mais curtos com produtos suaves e sem fragrâncias fortes.
Hidrate sua pele: aposte em um creme mais espesso e nutritivo para ajudar a manter a umidade da pele. Use-o após o banho com a pele ainda úmida porque aquele vaporzinho ajuda o hidratante a penetrar melhor.
Cuide dos seus lábios: o ideal é usar um hidratante específico para a região, prevenindo assim rachaduras e ressecamento.
Use protetor solar: não dá para abrir mão do protetor solar porque, mesmo nas estações mais frias, a radiação UV causa danos à pele.
Aposte no umidificador: ele ajuda a aumentar a umidade do ar, deixando sua pele menos ressecada.
Use roupas adequadas: proteja sua pele do vento frio que pode machucá-la com luvas, cachecóis e chapéus.
Alimentação saudável: prefira legumes, hortaliças e frutas, alimentos que têm vitaminas e minerais capazes de neutralizar os radicais livres e prevenir o envelhecimento da pele. A soja é uma ótima opção por conter isoflavonas que melhoram a elasticidade da pele. Castanhas, nozes e amêndoas são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes e deixam a pele mais bonita.
Durante o inverno, é comum o aumento de doenças, como dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose. E não se esqueça: consulte seu médico para ter o tratamento adequado.