Além de causar enfermidades sérias, como doença arterial coronariana, enfarte do miocárdio, AVC, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, câncer de pulmão e inúmeras outras, fumar é um vício caro. Você já parou para contabilizar o quanto gasta com os maços e o que poderia fazer se usasse este dinheiro para outros fins?
Já percebeu como o hábito interfere negativamente no seu dia a dia? Fumar deixa sua pele e seus dentes com a aparência feia, o hálito ruim, as roupas e o cabelo cheirando mal, o que afeta na interação social. Fumar também pode ser inconveniente e isolante, pois há muitos locais que proíbem a prática, provoca o atraso na realização de tarefas, a piora na performance e no seu condicionamento físico.
Para se livrar do vício, há algumas estratégias que você pode adotar:
Atrase seu primeiro cigarro e vá restringindo os lugares em que pode fumar: não pegue o maço quando acordar, tome seu café da manhã primeiro. Depois, coloque a proibição de acender o cigarro dentro de casa e do carro para diminuir a quantidade de maços que você consome.
Fuja de lugares e momentos associados ao cigarro: evite o “cafezinho” ou a cerveja com os amigos num primeiro momento. Procure frequentar espaços em que fumar é proibido e escolha hobbies que preencham sua mente. Saia de perto de quem fuma.
Quando a vontade de fumar aparecer, tente se distrair: dê uma volta no quarteirão, coloque um filme, coma uma refeição saudável ou vá para um lugar em que não é permitido fumar.
Invista nos exercícios físicos: você vai sentir que seu fôlego melhorou e que está mais disposto, então, matricule-se em uma academia ou escolha outra atividade que vai deixá-lo mais animado(a), jovial e forte.
Procure um profissional de saúde: há psicólogos e psiquiatras especializados em tratar pacientes com vício no tabagismo. Psicoterapia e medicamentos podem ajudar você a enfrentar melhor a ausência da nicotina.
O segredo é ser paciente durante o processo. O começo sempre é mais difícil, mas, conforme o tempo passa, a situação melhora e o desejo pela nicotina diminui.
E saiba que você pode contar com o Programa Antitabagismo da Seguros Unimed para te ajudar! Ele oferece tratamento e ações preventivas contra o tabagismo, disponibilizando uma equipe de psicólogos e médicos psiquiatras. Acesse: https://www.segurosunimed.com.br/cuidando-de-perto/antitabagismo