Recentemente, ficamos assustados com a notícia de que quatro pessoas jovens e saudáveis foram vítimas da febre maculosa no interior de São Paulo. Elas estiveram em eventos na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio – Campinas, e depois de sentir febre, dor e apresentar erupções vermelhas pelo corpo, acabaram falecendo.
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada do carrapato-estrela. O nome da bactéria que causa a enfermidade é difícil – Rickettsia rickettsii ou Rickettsia parkeri – e o período de incubação varia de 02 a 14 dias.
Podem fazer parte do ciclo de transmissão animais, como: capivaras, gambás e cavalos. Mas vacas, micos, aves, répteis e até bichos de estimação (gatos e cachorros) também podem ter o carrapato-estrela infectado com a bactéria.
Tais carrapatos têm duas fases: a adulta, quando dá para ver o formato estrelado deles, e a fase larval, conhecida como “micuim”, que é mais perigosa, já que eles têm um tamanho microscópico, muito difícil de perceber.
O principal fator de risco é frequentar áreas rurais infestadas por carrapatos-estrela e ter contato com animais que participam do ciclo de transmissão. Os bichinhos ficam no solo ou na vegetação e quando um hospedeiro passa, conseguem grudar no corpo dele. Por isso, é importante vestir roupas claras e compridas, que ajudam a identificar o carrapato, que é escuro. E não se esqueça de usar botas ao caminhar por áreas arborizadas e repelentes de insetos!
ACHEI UM CARRAPATO-ESTRELA. O QUE EU FAÇO?
Caso encontre carrapatos-estrela em seus animais de estimação, leve-os ao veterinário porque há risco de contaminação ao tentar removê-los sem proteção adequada.
Agora, se você encontrar em uma pessoa, tire o carrapato o quanto antes com uma pinça. Nada de apertar ou esmagar o bichinho. Em seguida, lave o lugar com álcool, água e sabão. E fique atento a possíveis sintomas. Além de febre alta, dor de cabeça, muscular e articular e das manchas vermelhas nas mãos e nos pés, você pode sentir mal-estar, vômito e diarreia. Caso não seja tratada adequadamente, a doença pode ser fatal. Então, procure o médico ao primeiro sinal.
O diagnóstico é realizado com exames específicos e o tratamento inclui antibióticos. Quanto mais cedo você for medicado, maior a chance de evitar complicações. Todo caso de febre maculosa deve ser notificado às autoridades locais de saúde para que uma investigação epidemiológica seja feita.