Que a busca pela qualidade de vida deve ser constante não é novidade. Assim, ter hábitos saudáveis, como comer bem, se exercitar e cuidar da saúde mental precisa fazer parte da rotina de todos. Com esse propósito, a Organização Mundial da Saúde define um tema anual que gera reflexão e repercute mundialmente entre governos, instituições e a população em geral.
2023 é um ano muito especial. Com o tema “75 anos melhorando a saúde pública”, a OMS vai comemorar seu 75º aniversário discutindo sobre o assunto que, muitas vezes, é entendido como uma obrigação mundial de governos de apenas fornecerem atendimento médico à população.
Porém, zelar pela saúde dos cidadãos não é apenas construir hospitais e oferecer medicamentos. Saneamento básico e educação de qualidade para deixar todos informados sobre a prevenção de doenças e manter a qualidade de vida são, também, questões de saúde pública também.
E o que nós podemos fazer, não só no dia 7 de abril, mas todos os dias? Ter um estilo de vida mais saudável é um conjunto de hábitos e atitudes. Incluir alimentos mais saudáveis na dieta e evitar os industrializados e ultraprocessados pode ser o primeiro passo.
Se você não pratica nenhum tipo de atividade física, está na hora de começar. Com a orientação de um profissional de educação física, é possível ir aos poucos e pegar gosto por mexer o corpinho.
Dormir bem é tão importante quanto se alimentar bem e se exercitar. Aquelas oitos horinhas por noite precisam ser bem dormidas. Caso contrário, o funcionamento do seu corpo e do seu cérebro ficarão comprometidos.
E atenção, a vida não é só trabalho! Você precisa de momentos de lazer. Encontrar os amigos, praticar um esporte, ouvir música, ler um bom livro, dançar… não importa. Ter esse tempo para se divertir é essencial.
Porque ser saudável significa ter equilíbrio entre todos os aspectos da vida: físico, emocional, social, intelectual e espiritual.
Pense nisso. Cuide mais de você!