Quase todo mundo já teve dor de dente alguma vez na vida. Essa condição é mais comum entre as crianças e adultos jovens, já que muitos idosos não possuem todos os dentes. Apesar de ser um problema comum, é muito importante conhecer as causas da dor de dente para evitar essa condição.
A dor de dente pode ter diferentes causas, inclusive algumas nem tem a ver com a saúde bucal, como a sinusite, por exemplo. Apesar de ser um incômodo que afeta ou já afetou a maioria das pessoas, o paciente precisa procurar ajuda assim que começar a sentir a dor. Isso porque ela pode ser um sintoma de algum problema sério.
Continue lendo este artigo para descobrir quais são as principais causas de dor de dente, os tipos de tratamento para essa condição e como prevenir o problema.
Quais são as 5 principais causas de dor de dente?
A dor de dente pode ter várias causas, e algumas podem representar um problema bucal sério. Algumas pessoas podem sentir o dente latejando, outras pulsando, já outras podem sentir uma dor do tipo “vai e vem”.
Independente de como for a dor, é preciso levar esse incômodo a sério e procurar ajuda. Confira agora quais são as cinco principais causas da dor de dente.
Cáries
A cárie é uma das causas mais comuns da dor de dente. Essa condição é mais frequente em crianças, no entanto, ela pode atingir pessoas de todas as idades.
Caso a cárie não seja tratada, ela pode destruir o dente e atingir a polpa, ou nervo do dente. Isso pode gerar um abscesso, que nada mais é do que uma infecção na raiz do dente. Nesses casos, é necessário fazer um tratamento de canal, no qual é extraída a polpa do dente.
Doença periodontal
A doença periodontal ou doença na gengiva é outro fator que pode causar dor de dente. Essa condição gera uma inflamação na gengiva e é uma das principais causas de perda de dentes em adultos.
A gengivite, que é a doença periodontal mais comum, é causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Isso ocorre, principalmente, devido à falta de higiene bucal.
Dentes do siso
Os dentes do siso também costumam causar dor na época em que estão nascendo. Nesse caso, é necessário ir ao dentista para que o profissional possa avaliar a necessidade de extração.
Sinusite
A sinusite não é uma doença relacionada à saúde bucal. No entanto, ela também pode ocasionar dor de dente, já que a inflamação que ela causa ocorre próximo da região onde se encontram os dentes.
Bruxismo
O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes durante a noite. Alguns pacientes com essa condição também sentem dor de dente.
Existem outras causas de dor de dente?
Os fatores citados acima são as principais causas de dor de dente. Contudo, essa condição também pode ser desencadeada por:
- Sensibilidade nos dentes (principalmente em quem tem as raízes dos dentes aparentes);
- Problemas com restaurações;
- Problemas na articulação.
Como é o tratamento para dor de dente?
O tratamento para dor de dente vai variar de acordo com a causa dessa condição. Além disso, antes de iniciar o tratamento, o dentista pode pedir alguns exames para verificar o motivo do incômodo nos dentes.
Nesses casos, o profissional pode receitar alguns analgésicos para avaliar a dor do paciente enquanto os resultados dos exames não ficam prontos.
Caso o que esteja causando a dor de dente seja uma cárie, o dentista vai avaliar o estágio dela. Se ela estiver na fase inicial, uma restauração no dente pode ser o suficiente. Contudo, se ela estiver em um estágio mais avançado, pode ser necessário fazer um tratamento de canal.
Se o motivo da dor for relacionado aos sisos que estão nascendo, o dentista pode avaliar a possibilidade de extrair esses dentes.
Por outro lado, se o que está causando o incômodo nos dentes for o bruxismo, o paciente vai precisar usar uma plaquinha para dormir.
Por fim, se o motivo da dor nos dentes for a gengivite, pode ser necessário fazer uma raspagem na gengiva, se a doença estiver no estágio inicial. Caso contrário, pode ser necessário fazer uma cirurgia.
Sendo assim, é possível perceber que não existe um único tipo de tratamento para dor de dente, já que a forma de tratar vai ser diferente para cada causa.
Portanto, quem está sentindo dor em um ou mais dentes precisa procurar um dentista para saber o que está ocasionando esse incômodo e começar o tratamento o quanto antes.
Existe algum remédio caseiro para dor de dente?
É muito importante que a pessoa que está com dor de dente não se automedique, pois isso pode mascarar os sintomas. O paciente vai achar que já está melhor, mas, na verdade, uma doença bucal séria pode estar se desenvolvendo. Por isso, o ideal é sempre procurar um dentista o quanto antes.
Como evitar dor de dente?
Sentir dor de dente é muito ruim e, dependendo da intensidade dessa dor, ela pode até mesmo atrapalhar as atividades do dia a dia da pessoa.
Sendo assim, é muito importante saber como evitar esse incômodo. As principais formas de prevenir a dor de dente são:
- Escovar bem os dentes, de preferência após cada refeição;
- Passar fio dental diariamente;
- Não consumir açúcar de maneira exagerada;
- Não fumar.
Além disso, também é muito importante consultar um dentista periodicamente, o ideal é a cada seis meses.
Portanto, se você se preocupa com a sua saúde bucal e quer cuidar bem dos seus dentes, confira os planos odontológicos da Unimed Odonto e veja como eles podem te ajudar.