Se você gosta de ter uma vida saudável e equilibrada, o gengibre é algo que não pode faltar em seu cardápio. Ele apresenta diversos usos em receitas do dia a dia e, além de trazer sabor especial ao prato, melhora a sua saúde.
Diversos são os benefícios do gengibre. Não é à toa que ele ocupa um lugar importante na alimentação de diferentes países. O melhor de tudo é que o consumo se dá de múltiplas formas, como você verá a seguir.
Continue a leitura para saber e conhecer todas as propriedades nutricionais deste vegetal. Trouxemos também algumas dicas de preparo para incrementar suas receitas.
O que é o gengibre?
O zingiber officinale, mais conhecido como gengibre, é uma planta herbácea classificada como um rizoma, diferente de um tubérculo ou de uma raiz. Ele é um tipo de caule subterrâneo que se espalha por debaixo da terra e é extremamente nutritivo.
A planta é originária do Ocidente, Ilha de Java, Índia e China, que só depois tomou espaço em outras regiões tropicais pelo mundo. Hoje, é algo bem comum em mercados e feiras..
Propriedades do gengibre
Devido ao gingerol, substância presente na planta, o gengibre tornou-se um dos queridinhos da indústria farmacêutica. Isso, graças à natureza antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória.
Além destas, existem outras propriedades importantes presentes no gengibre. Ele contém substâncias vasodilatadoras, antieméticas, antipiréticas, anticoagulantes, analgésicas, e antiespasmódicas.
Leia também: O que é ou não permitido durante a gravidez
Se pensarmos nas propriedades nutricionais do gengibre, encontraremos uma rica fonte de vitamina B6, que promove energia ao organismo, alivia os sintomas da TPM, fortalece o sistema imune, alivia os sintomas de artrite, entre outros benefícios.
Ele é uma boa fonte de potássio, mineral responsável pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular e que auxilia no alívio de dores de cabeça e desconfortos musculares. O potássio ajuda no controle hídrico do corpo e no funcionamento do sistema nervoso.
Outro componente nutricional presente no gengibre é o magnésio, que equilibra a quantidade de glicose no sangue e auxilia na prevenção e tratamento da depressão. Ele melhora as funções cerebrais e ajuda na prevenção de crises de asma.
A presença do cobre no gengibre é mais um fator benéfico. Ele atua na produção de glóbulos vermelhos, estimula a produção de colágeno, melhora a absorção de vitamina C e é um ótimo protetor neural.
Benefícios do gengibre para a saúde
O gengibre possui propriedades que proporcionam alívio da dor, redução da inflamação, proteção antioxidante, melhora da digestão e estimulação do metabolismo, o que o torna um aliado na perda de peso.
Além disso, ele é eficaz no tratamento de problemas como azia, náuseas e resfriados, bem como no alívio de cólicas menstruais e dores musculares. O gengibre também possui propriedades antimicrobianas, ajudando a combater infecções, e pode oferecer proteção contra úlceras.
Já vimos, até o momento, que o gengibre apresenta diversas qualidades. Agora, ao invés de somente elencar suas características gerais, iremos apresentar 11 benefícios do gengibre para a nossa saúde:
Você pode averiguar os detalhes científicos nas duas fontes usadas para a escrita deste artigo: uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Enfermagem e um estudo divulgado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine.
1. Auxilia na perda de peso
Usado como um termogênico, devido ao aquecimento produzido pelo 6-gingerol e pelo 8-gingerol, o gengibre acelera o metabolismo, ajuda a queimar as gorduras e a emagrecer. isso acontece porque essas substâncias estimulam a produção de calor.
2. Promove o equilíbrio intestinal
Devido seu fator termogênico, há uma aceleração no processo de digestão, equilibrando o ácido estomacal e estimulando o funcionamento intestinal. No caso de gases, por causa deste aceleramento, você tem um alívio.
3. Atua como anti-inflamatório natural
Quando se pensa em inflamações, o gengibre surge como um dos medicamentos naturais mais citados. Ele diminui o nível de inflamação no corpo e é muito usado por pessoas que têm inflamações crônicas, principalmente nas articulações.
4. Previne gripe e resfriados
Ideal para ser usado como chá quando se está gripado, o gengibre, além de saboroso, cria um bem estar pelo aquecimento do corpo, dando alívio nas vias respiratórias.
5. Melhora a imunidade
Em função do seu caráter antioxidante, o consumo do gengibre gera um aumento da imunidade, ajudando quem busca por uma vida mais saudável. Popularmente, ele é um dos principais produtos naturais indicados.
6. Alivia cólicas menstruais
Em consequência do seu fator anti-espasmódico, há um alívio das cólicas e das contrações na região abdominal, tão presente neste período.
7. Equilibra as taxas de açúcar no sangue
Pesquisas apontam que o gengibre ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue, isto colabora na prevenção da diabetes, além do equilíbrio da glicose.
8. Possui efeito analgésico
Por efeito de seu caráter analgésico, pode ser ingerido no auxílio de dores medianas. Mastigar um pedacinho de gengibre ajuda no alívio de dores de garganta, por exemplo.
9. Ajuda na redução do colesterol ruim
O uso frequente do gengibre auxilia na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, por isso, é sempre bom fazer uso dele no dia a dia.
10. Ajuda na prevenção do câncer
Já existem diversos estudos que buscam compreender o efeito do gingerol no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de mama, por diversos fatores, já citados, ele é indicado. Lembrando sempre que deve ser sob orientação médica.
Leia também: Será possível detectar o câncer através de exames de sangue no futuro?
11 – Realça o sabor dos alimentos
Além dos benefícios do gengibre já apresentados que se relacionam diretamente a saúde, ele também faz bem ao nosso paladar, pois deixa os alimentos mais saborosos e com uma cor mais apetitosa.
Como consumir?
A forma de consumo vai depender do seu objetivo no uso do gengibre. Por exemplo, se pretende usar em receitas de comidas quentes e saladas, é interessante tê-lo em pó, pois facilita a mistura com outros alimentos, assim como a mastigação.
Porém, o rizoma também pode ser consumido in natura. Para a feitura do chá, é comum cortar pequenos pedaços do gengibre e colocar junto ao limão para ferver. Além de saborosa, a bebida é um ótimo companheiro em dias frios.
Todo mundo pode consumir gengibre?
Em primeiro momento sim, porém em alguns casos, o consumo deve ser evitado ou mesmo controlado. Para pacientes que fazem uso de anticoagulantes, ele não é indicado, pois retarda a coagulação, podendo intensificar a ação medicamentosa.
Para algumas pessoas, que possuem problemas estomacais, o consumo deve ser controlado, devido a aceleração da digestão.
Agora você já sabe todos os benefícios do gengibre. Caso tenha dúvidas em relação à quantidade que pode ser ingerida, busque orientação do seu médico.