Doença Celíaca é uma intolerância permanente ao glúten de alguns cereais, como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. A doença manifesta-se principalmente nos primeiros dois anos de vida, com manifestações clínicas de diarreia, vômitos e emagrecimento. Os sintomas podem ser: baixa estatura, anemia, osteoporose, defeitos do esmalte dentário. A importância das manifestações bucais contribuem para diagnóstico da doença celíaca.
Quais as manifestações bucais podem aparecer nos indivíduos com doença celíaca?
- Defeitos no esmalte (defeito na cor do esmalte; defeito estrutural com sulcos horizontais típicos; defeitos estruturais maiores, com sulcos horizontais profundos e grandes fossas verticais; e até defeito estrutural severo, no qual a forma do dente pode ser modificada);
- Boca seca (sem produção de saliva suficiente, outros problemas podem ser desencadeados, como o surgimento de cáries);
- Úlceras na mucosa bucal, dor ou ardência lingual.
Qual o tratamento para doença celíaca?
O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten, quando ao glúten é excluído da alimentação, os sintomas desaparecem. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.
O desenvolvimento de qualquer um desses sintomas bucais é motivo para consultar seu dentista para o diagnóstico e orientações adequadas.
Mariana Campinhos é Dentista e possui mais de 20 anos de experiência, atuando em diversas clínicas com vasta experiência em Radiologia. Atualmente é Dentista Auditora na Unimed Odonto.