Entre outras coisas, consumir a quantidade ideal de água aprimora nossa função cognitiva e a transmissão dos impulsos dos nossos neurônios, ajuda a prevenir cálculos renais, faz com que nosso intestino funcione melhor e facilita o desempenho muscular, impactando a força e resistência durante o exercício físico.
Já a falta de água no corpo diminui a eficiência dos sistemas circulatório e cardiovascular com menos nutrientes e oxigênio sendo transportados para as células, o que causa fadiga, fraqueza e tonturas. Em casos graves, a desidratação pode ainda causar choque hipovolêmico, onde a quantidade de líquido é tão baixa que o coração não consegue bombear sangue suficiente para os órgãos e o desequilíbrio nos eletrólitos do corpo, como sódio e potássio, resultam em convulsões, danos cerebrais e até morte.
E um dos motivos da gente falar tanto em ingestão de água no verão é que a água é extremamente necessária para regular a temperatura do nosso corpo. Nesta estação, o calor excessivo e a exposição ao sol são capazes de levar nosso organismo à desidratação rapidamente porque suamos bem mais e acabamos perdendo uma maior quantidade de líquidos e eletrólitos. Como consequência, ocorre o aumento perigoso da temperatura corporal, ocasionando insolação ou exaustão. Portanto, no verão, precisamos estar atentos para compensar o equilíbrio hídrico do nosso organismo.
Mas, afinal, qual é a quantidade de água que devemos tomar? É muito comum ouvirmos que precisamos beber 2 litros por dia. Mas esta informação está incompleta, pois o volume de água varia de acordo com fatores, como: peso, idade, sexo, dieta, atividades físicas, condição renal, entre outros.
Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), indica 35 ml de água por dia para cada quilo. Assim, uma pessoa de 60 kg teria como recomendação ingerir 2,1 litros diariamente. Já alguém com 100 kg, precisaria beber 3,5 litros de água diários. Mulheres grávidas ou em período de amamentação necessitam de uma quantidade maior para sustentar as necessidades adicionais do corpo durante esses períodos.
Quem pratica atividades físicas também deve consumir mais água para garantir que o corpo funcione de forma adequada, especialmente, durante exercícios intensos ou prolongados que fazem a gente transpirar de forma excessiva. Por isso, é fundamental água antes, durante e após o treino para manter o equilíbrio hídrico, evitando a desidratação.
Então, se você está com sede, sensação de boca seca ou notou que sua urina está com cor forte, talvez não esteja consumindo água suficiente neste verão. Lembre-se de deixar sempre uma garrafinha perto de você e criar o hábito de beber água ao acordar e antes de dormir. Você pode colocar lembretes no celular ou na Alexa para não se esquecer de tomar a quantidade ideal ou usar aqueles aplicativos que também incentivam o consumo correto da água.
- ATENÇÃO: Pacientes com insuficiência renal, que possuem restrição hídrica, devem seguir as orientações médicas sobre a quantidade ideal!
E para seu verão se tornar sinônimo de saúde, nada melhor do que um bom seguro de saúde, como o da Seguros Unimed, que conta com uma excelente rede de profissionais de saúde, hospitais e laboratórios renomados.