O medo de lidar com um vazamento de gás em casa é comum. Afinal, todos sabemos dos perigos que isso representa, tanto em relação ao prejuízo financeiro, e principalmente aos riscos à saúde, bem-estar e vida.
Se você já conferiu duas vezes se fechou o gás, ou saiu do quarto com a impressão de sentir um cheiro estranho em casa e com receio de ser vazamento, esse conteúdo vai te ajudar. Explicamos aqui como identificar se há o vazamento, o que fazer caso haja, fatores que podem causar e aos quais você deve se atentar para se prevenir.
Continue lendo!
Como saber se há vazamento de gás?
Existem algumas maneiras conhecidas de identificar o vazamento de gás em casa. Explicamos algumas delas.
1. Preste atenção à presença de um odor de enxofre
A forma mais conhecida de detectar a presença de gás no ambiente é pelo cheiro. Se o cômodo tiver odor de enxofre ou ovo podre, verifique o botijão e as saídas de gás. Embora a maior parte seja inodora, as companhias acrescentam aditivos para deixar um cheiro distinto como forma de segurança.
2. Atente-se a ruídos de apito ou assobio
Além disso, o vazamento pode emitir um ruído similar a um assobio baixo ou sussurro. Caso ouça esse som, veja se não há algum problema na válvula, não acenda substâncias inflamáveis e abra as janelas para arejar o local. Caso não tenha certeza, ligue para ajuda especializada: é melhor sempre se prevenir!
3. Confira se o forno e fogão estão desligados
Confira o forno e fogão: embora essa dica possa ser um pouco frustrante, a verdade é que muitas vezes nos distraímos com o grande volume de coisas a fazer e podemos deixar algo passar despercebido. Por isso, confira mesmo o que parece óbvio e garanta que o forno e fogão estão desligados.
4. Teste com água e sabão
Antes de explicar o método, somente o adote caso não haja nenhum dos fatores indicados acima. Se houver qualquer cheiro ou som, afaste-se do ambiente para não inalar o gás!
Mas caso queira confirmar a suspeita de que há vazamento em um local específico, você pode pegar um pouquinho de detergente e misturar em um copo de água. Aplique a solução no local em que suspeita estar vazando: se estiver, haverá a formação de bolhas.
5. Verifique as plantas da casa
A exposição prolongada de plantas a GLP (gás liquefeito de petróleo, que compõe um botijão) ou outros tipos de gás por tempo prolongado pode causar o ressecamento e até morte das folhas. Assim, caso tenha ficado longe de casa por um longo período e, ao retornar, suspeite haver algo errado, verifique as plantas.
O que fazer se tiver vazamento de gás
Quando há vazamento de GLP, o gás ocupa todo o ambiente caso não tenha por onde sair. Se você acender uma chama, pode causar uma explosão ou incêndio, além de comprometer a saúde de quem inalar a substância.
Por isso, se você detectar o vazamento, o primeiro passo é colocar uma máscara apropriada para proteger suas vias aéreas da inalação da substância tóxica. Além disso, mexer com gás é perigoso e é fundamental fechar o registro antes de qualquer outra ação.
Após fechar o registro, abra todas as janelas e portas: deixe o ar entrar no ambiente e remover a concentração do gás.
Apague as luzes, remova substâncias inflamáveis do local e não acenda nenhuma fonte de ignição, como fósforos, isqueiros ou quaisquer outros itens que possam gerar faíscas.
Feito isso, saia do ambiente e ligue para a companhia de gás que atende a sua área: eles saberão como lhe orientar para passos específicos e, além disso, poderão enviar alguém para prestar mais auxílio e garantir a sua segurança.
O que pode causar vazamento de gás?
A instalação incorreta do botijão de gás é um fator que pode levar ao vazamento. Por isso, certifique-se de que ela será feita por um profissional e, caso já tenha sido instalada, sempre vale pedir a alguém que verifique se está tudo certo.
Além disso, a qualidade e validade da mangueira, da válvula e das demais peças também interfere na durabilidade, de forma que é importante sempre se assegurar de que os acessórios são de boa qualidade.
Além disso, o mau armazenamento do botijão de gás pode causar o vazamento. Por isso, ele deve ser mantido na vertical.
O descuido na substituição de encanamentos e estruturas, principalmente em lares mais antigos, também representa um risco. Assim, verifique regularmente se está tudo estável.
O vazamento de gás em casa pode ser assustador, mas com essas dicas e muita cautela é possível você evitar o problema ou, ainda, lidar com ele. Lembre-se sempre de procurar ajuda profissional quando necessário e proteger a si e a quem você ama.Se quiser dar um passo a mais na proteção do seu lar, contrate um seguro residencial para assegurar que, caso ocorram acidentes domésticos, você tenha o melhor suporte durante e após o ocorrido.