Ao ouvir que precisa fazer canal no dente, muita gente já fica arrepiada. Afinal, o tratamento de canal tem a fama de ser muito doloroso. Mas o medo desse procedimento é justificável?
Afinal, o tratamento de canal dói? O desconforto após a realização do procedimento pode, sim, existir, mas não precisa causar medo ao paciente. Com a ajuda dos medicamentos corretos, a dor pode se tornar menos intensa, garantindo mais efetividade ao tratamento.
Neste post, você aprenderá tudo que precisa saber sobre este tratamento, o que ocasiona o dente com canal, quem deve fazer e as recomendações pós-procedimento.
O que é o tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento realizado para retirar a parte interna do dente, chamada de polpa.
Essa remoção é indicada para situações em que a polpa do dente está infeccionada, danificada ou até mesmo morta. Após a eliminação desta parte interna do dente, o espaço é higienizado e preenchido para, então, ser fechado novamente.
Normalmente, as principais causas que levam à infecção da polpa são cáries muito profundas e resistentes, dentes quebrados ou outros tipos de trauma causados ao órgão.
Se não tratada corretamente, a polpa morta ou infeccionada pode formar pus dentro do osso através da ponta da raiz, resultando em um abscesso ao redor do dente. Isso pode causar muita dor no paciente.
O tratamento de canal foi desenvolvido como uma maneira de evitar a extração do dente. Antes da existência do procedimento, era necessário removê-lo completamente para combater uma infecção ou a dor de dente.
Por que o tratamento de canal dói tanto?
Famoso por ser muito dolorido, o tratamento de canal é feito na parte interna do dente, onde passa o nervo do dente.
O incômodo durante a realização do procedimento normalmente ocorre quando a polpa do dente está muito comprometida. A dor pode ser mais intensa porque, neste cenário, os medicamentos utilizados se tornam menos eficazes que o normal.
Logo, quanto mais tempo se leva para identificar e corrigir o problema, maiores as chances de passar por um tratamento mais doloroso que o necessário.
Por isso, se estiver sentindo dor no dente, procure imediatamente um endodontista, que é o profissional especialista em canal.
Tratamento de canal: passo a passo
Para quem fica um pouco assustado com a possibilidade de ter que realizar um tratamento de canal, conhecer as etapas do procedimento pode ajudar a diminuir o nervosismo. Entenda quais são os estágios para cuidar deste problema.
- Após diagnosticado o problema, o primeiro passo é realizar a aplicação da anestesia local. Muita gente se pergunta se a anestesia de canal dói, mas é uma etapa que não costuma causar desconforto no paciente.
- O segundo passo é fazer o acesso, que é uma abertura, por este espaço que o endodontista conduzirá o procedimento. Esta etapa é realizada com a caneta de alta rotação, equipamento popularmente conhecido como “motorzinho”.
- Na sequência é realizada a pulpectomia, que é a remoção da polpa morta ou infeccionada. Aqui são utilizadas limas e equipamentos para irrigar o líquido usado no tratamento de canal.
- Após a remoção da polpa danificada, o profissional fará toda a preparação para receber o material de preenchimento: limpeza, descontaminação, alargamento e alisamento.
- Então, o canal é preenchido com um material chamado guta-percha. Ele se assemelha a uma borracha e foi desenvolvido justamente para preenchimento dentário.
- Para finalizar, o endodontista realiza o selamento do dente e, se necessário, o protege com uma coroa, que é uma prótese que fica cimentada ao redor do dente restaurado.
Normalmente o tratamento de canal é realizado em apenas uma sessão, mas há casos que necessitam de mais tempo. Nestas situações, o endodontista aplica uma restauração temporária para proteger o dente até a próxima visita.
Cuidados necessários após realizar o canal
Assim como em qualquer cirurgia, é importante que o paciente que passou por um tratamento de canal tome alguns cuidados após fazer o procedimento. Em pouco tempo, a rotina poderá ser retomada de maneira normal.
- Repouso após o tratamento de canal: por não ser uma cirurgia, um repouso muito intenso não é necessário. Mas, se sentir-se cansado após o procedimento, procure diminuir a intensidade por um ou dois dias.
- Evite alimentos muito duros: nas primeiras semanas após o tratamento, prefira ingredientes macios, como sopas e purês, para não sobrecarregar o dente tratado.
- Se necessário, utilize a medicação prescrita pelo dentista: é comum sentir um pouco de dor e sensibilidade após o tratamento. Por isso, não deixe de tomar os analgésicos ou anti-inflamatórios indicados pelo profissional que atendeu você.
- Mantenha a higiene bucal em dia: faça a escovação com pasta dental com flúor e passe o fio dental com suavidade na área afetada. Isso ajuda a evitar surgimento de infecções ou cáries – afinal, o dente que passou pelo tratamento de canal pode voltar a ter cáries.
Quanto custa um tratamento de canal?
O peso no bolso também costuma assustar os pacientes que precisam fazer um tratamento de canal.
Planos dentários como os que são oferecidos pela Unimed Odonto são uma boa alternativa para economizar este valor, já que cobrem a realização do tratamento de canal com endodontia.
Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista e só vão quando sentem muita dor ou têm algum problema muito grave e perceptível. Por isso é comum o receio de que o tratamento de canal dói: está relacionado ao tempo que leva para o diagnóstico.
No caso do tratamento de canal, ele pode ser menos doloroso se for identificado logo no início – e isso só é possível ao realizar com um acompanhamento periódico com o profissional adequado.
Ter um plano odontológico da Unimed Odonto é uma excelente forma de manter a saúde bucal sempre em dia, já que não é necessário pagar por consultas individuais. Isso estimula as pessoas a manterem a frequência necessária de visitas ao dentista.
Se você precisa de um tratamento de canal, que tal contratar um plano da Unimed Odonto para fazer o procedimento e evitar outros problemas no futuro? Cuide da sua saúde bucal com toda a atenção que o seu sorriso merece!