Os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis atendem desde aqueles que querem um tratamento extremamente discreto até os pacientes que não têm nenhum problema com sua utilização e gostam de exibir um sorriso bem colorido.
O que todos têm em comum: são muito importantes para corrigir problemas na arcada dentária, garantir a saúde bucal e melhorar a autoestima do paciente.
Neste texto, você vai entender as diferenças entre os principais tipos de aparelhos, incluindo o seu material de fabricação, a forma de utilização, casos em que são recomendados e qual aparelho proporciona um tratamento mais rápido. Acompanhe!
Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?
Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos e suas funções variam. Alguns modelos são usados na fase ativa e outros na de contenção.
Além disso, alguns tipos de aparelho dental são fabricados pensando na discrição, feitos de materiais quase imperceptíveis.
Abaixo você confere as melhores opções.
Aparelho fixo
O aparelho fixo clássico é feito de metal, e se você não o usou provavelmente já o viu na boca de alguém, pois se trata do tipo mais comum.
Como o próprio nome sugere, o aparelho é fixado na boca. As pecinhas, chamadas de bráquetes, são coladas diretamente nos dentes. Por meio delas é passado um fio que ajuda no alinhamento da arcada dentária.
Para fixar esse fio aos bráquetes são usadas borrachinhas, que também contribuem para a melhora estética do aparelho, já que estão disponíveis em várias cores.
Isso faz com que seja um dos tipos de aparelho infantil preferido da garotada, já que é possível sair do consultório com uma cor diferente a cada manutenção.
Mas o aparelho também é popular entre os adultos, pois costuma ser um dos modelos mais indicados pelos dentistas e seus custos são mais baixos do que outras opções. Também é importante considerar que ele pode ser usado em quase todos os tipos de correção dentária.
Aparelho fixo estético
Embora as chamativas borrachinhas coloridas do aparelho fixo comum sejam usadas sem grandes tabus por crianças e adultos, ainda há uma parcela do público que prefere uma opção mais discreta.
Nesse sentido, os aparelhos estéticos são perfeitos e estão divididos em três grupos, de acordo com o material de fabricação.
Modelo de policarbonato
Esses aparelhos são feitos de um tipo de plástico. Os bráquetes são brancos e menos resistentes do que o modelo tradicional.
Para fixar o fio também é necessário usar borrachinhas, mas é possível escolher a cor branca, que se mistura com os bráquetes e os próprios dentes, tornando sua utilização menos perceptível.
Modelo de porcelana
Esse modelo é uma evolução do policarbonato. Os bráquetes são menores e mais discretos, além de mais resistentes.
Contudo, ainda é preciso usar borrachinhas e o custo é mais elevado do que a opção anterior.
Modelo de safira
Essa é a opção mais cara de aparelho fixo estético, mas também a mais discreta. As peças são feitas de porcelana monocristalina e possuem uma grande transparência, o que faz com que seu uso passe despercebido em muitas situações.
Aparelho móvel
O aparelho móvel tem a função de manter os resultados alcançados com o aparelho fixo. Assim, ele costuma ser usado no fim do tratamento, quando todos os dentes já estão alinhados.
Ele faz parte de um período de transição, em que a pessoa acabou de retirar o modelo fixo, mas precisa garantir que os dentes não voltem à posição anterior.
Uma das vantagens desse modelo é a sua maior flexibilidade de uso, pois é possível retirá-lo para se alimentar, por exemplo, tornando a higienização ortodôntica mais fácil.
É comum que, no início, o aparelho móvel seja usado durante o dia e a noite. Mas sua necessidade se torna menor com o passar do tempo, sempre seguindo a recomendação do dentista.
Expansor palatino
Esse aparelho tem a função de corrigir a mordida do paciente ou aumentar o céu da boca.
Além da função estética, o aparelho ajuda a melhorar problemas como o bruxismo e contribui para o correto posicionamento dos dentes para a mastigação. Seu uso é mais comum em crianças, mas há casos em que o dentista o indica para adultos.
Aparelho autoligado
Essa opção lembra o aparelho fixo comum, mas tem diversas vantagens. O modelo autoligado conta com bráquetes menores e mais discretos e dispensa o uso de borrachinhas, já que o seu design permite a fixação do fio nos próprios bráquetes.
Além de ser mais confortável, esse aparelho é mais efetivo e traz resultados em menos tempo.
Para aqueles que querem um modelo ainda mais discreto, é possível fabricá-lo em porcelana ou safira.
Aparelho extrabucal
Dentre os vários tipos de aparelhos ortodônticos, esse é com certeza o menos discreto. Conhecido popularmente como “freio de burro”, ele possui partes que são fixadas fora da boca e seu objetivo é agir com mais intensidade em ossos da face e da cabeça para restringir ou melhorar o crescimento.
Embora muitos achem o resultado estético desagradável, esse aparelho é muito importante para algumas crianças em fase de crescimento, pois reduz a necessidade de cirurgias e extrações de dentes.
Aparelho lingual
Esse modelo é muito semelhante à opção fixa tradicional. A diferença é que ele é fixado na parte interna dos dentes. Ou seja, é possível passar por todo o tratamento sem que ninguém perceba sua utilização.
Porém, esse aparelho também tem suas desvantagens; a mais marcante delas é a dificuldade de higienização, o que o torna recomendável apenas para praticantes de esportes sujeitos a impactos nos dentes, como jogadores de futebol e lutadores.
Outras pessoas também podem fazer uso desse tipo de aparelho, mas é contraindicado para crianças porque requer maior disciplina na higienização bucal.
Alinhadores transparentes
Esse é um tipo de “aparelho invisível” confeccionado por meio de softwares, o que garante que sejam feitos do tamanho exato para cada paciente. Esse tipo de aparelho ganhou força e reconhecimento no mercado.
O modelo tem uma manutenção mais simples, que pode ser feita em casa pelo próprio paciente seguindo as dicas do dentista. Além disso, é removível e pode ser retirado para comer ou para qualquer atividade em que seu uso não seja recomendado.
O investimento é alto e exige que o usuário seja disciplinado para não retirar o aparelho a todo momento e atrapalhar os resultados.
Aparelho de contenção
O aparelho de contenção nada mais é do que o aparelho móvel usado na parte final do tratamento.
Ele recebe esse nome porque, como mencionamos, tem a função de “conter” os dentes e evitar que eles voltem para a posição em que estavam no início do tratamento.
Por que usar aparelhos ortodônticos?
Os diversos tipos de aparelho dental têm a função de corrigir o posicionamento da arcada dentária. Seu uso melhora a mastigação, diminui a incidência de problemas como o bruxismo, desalinhamento de mordida, bem como impede o desgaste prematuro dos dentes por estarem em uma posição incorreta.
Os aparelhos também ajudam a evitar lesões nas bochechas e gengivas e proporcionam um grande ganho estético ao alinhar os dentes, o que também pode contribuir para a autoestima do paciente.
Qual tipo de aparelho ortodôntico é mais rápido?
O aparelho autoligado tende a ser mais rápido do que outros modelos.
Mas a velocidade do resultado também está associada à disciplina do paciente e ao problema em si: aparelhos distintos agem melhor para determinados problemas na arcada.
Por isso a escolha do tipo de aparelho a ser usado nem sempre é do paciente. A decisão final pertence ao ortodontista, que vai indicar o modelo mais apropriado para cada caso.
Quais são os cuidados necessários para quem usa aparelho?
O tratamento com aparelhos ortodônticos pode durar anos. Durante esse período, para garantir bons resultados, é preciso tomar alguns cuidados:
- Higienizar o aparelho adequadamente todos os dias. Pois, uma limpeza precária contribui para o acúmulo de restos de alimento na boca, o que pode causar mau-hálito, cáries, placa bacteriana e evoluir para problemas mais sérios;
- No caso dos aparelhos removíveis é preciso armazená-los adequadamente em um local limpo e seco a cada uso, de forma que também fiquem protegidos de possíveis avarias;
- Também é necessário tomar cuidado durante as refeições, pois alimentos muito duros ou pegajosos são capazes de danificar o aparelho e fazer com que você tenha que visitar o dentista mais vezes.
A evolução tecnológica proporcionou a criação de diversos tipos de aparelhos ortodônticos. Todos são eficazes em sua função e devem ser escolhidos conforme as peculiaridades de cada caso.
Além disso, aqueles que querem fazer o tratamento da forma mais discreta possível têm boas opções de modelos que são quase imperceptíveis. Por outro lado, também há possibilidades estéticamente agradáveis para quem pensa que o aparelho traz um charme a mais para o sorriso.
A Unimed Odonto se compromete com a saúde bucal e com a veiculação de informações relevantes sobre o assunto. Queremos ajudar você a garantir o seu melhor sorriso!Se quiser entender mais sobre o que leva ao desalinhamento da arcada dentária, confira o conteúdo explicativo sobre a má oclusão dentária!