Apesar de ter ficado conhecida com a pandemia causada pelo coronavírus, a telemedicina já existe desde a década de 1960. No Brasil, essa prática chegou em 1985, contudo, até 2020, a telemedicina no país estava restrita a atividades de pesquisa, educação e emissão de laudos e exames.
Por causa da pandemia, o Ministério da Saúde do Brasil permitiu a prática de atendimento médico à distância. Dessa forma, muitas pessoas não precisaram ir até os hospitais para serem atendidas.
Além do atendimento à distância entre médico e paciente, a telemedicina também permitiu que alguns hospitais contassem com o auxílio de profissionais que estavam em outras localidades. Um exemplo disso foi uma equipe de uma UTI (unidade de terapia intensiva) de Alagoas que contou com a ajuda de médicos e outros profissionais da área da saúde que estavam em outros estados para tratar os pacientes.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é a telemedicina, como ela funciona e quais são as vantagens e desvantagens dessa prática.
O que é telemedicina?
A telemedicina é uma prática de atendimento à distância. Ela surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos. Na época, o objetivo era que profissionais qualificados pudessem auxiliar nos atendimentos de emergência em aeroportos.
Com o desenvolvimento tecnológico e a popularização de aparelhos de televisão e de telefones fixos, a telemedicina começou a crescer. No começo, os países que mais aderiram a essa prática foram Canadá, Israel e Estados Unidos.
Como a telemedicina funciona?
Com o avanço da tecnologia, a telemedicina se popularizou e passou a oferecer novas funcionalidades e a atender mais pessoas.
Hoje, a maioria dos atendimentos médicos feitos por meio da telemedicina acontecem por meio de aplicativos como WhatsApp e Skype. Contudo, também há plataformas virtuais específicas para realizar esse tipo de atendimento.
No entanto, nem todos os atendimentos de telemedicina precisam ser feitos por meio de aplicativos e plataformas online. O SUS (sistema único de saúde), por exemplo, oferece atendimento via telefone, sendo assim, tudo o que a pessoa precisa fazer é ligar para ser atendida por um profissional da saúde.
A telemedicina também é dividida em várias modalidades, são elas:
- Teleassistência — nesse tipo de teleatendimento, o profissional verifica se o paciente precisa realmente ir até uma unidade de saúde;
- Teleconsulta — nessa modalidade o médico faz uma consulta à distância, na qual ele avalia o paciente e dá um diagnóstico;
- Televigilância — um sistema transmite os dados do paciente (como pressão arterial e batimentos cardíacos), para que o médico possa acompanhar a situação da pessoa;
- Teleintervenção — nesse caso, alguns procedimentos invasivos são feitos com a ajuda de tecnologias;
- Teleinterconsulta — essa modalidade de atendimento ocorre quando há interação entre dois médicos e um paciente.
Inteligência artificial e telemedicina
A inteligência artificial é um ramo da tecnologia que visa criar dispositivos que realizem ações semelhantes a dos humanos.
Sendo assim a inteligência artificial, ou simplesmente IA, presta grande auxílio na telemedicina. Isso porque ela ajuda os médicos a fazerem diagnósticos, uma vez que cruza dados de diferentes exames feitos pelo paciente.
Além disso, os recursos tecnológicos também permitem que o médico acesse os exames e o histórico do paciente em qualquer lugar. Dessa forma, o profissional sempre terá acesso aos dados que são importantes para o tratamento do paciente.
Quais são as vantagens da telemedicina?
A telemedicina consegue aproximar os profissionais da saúde da população em geral. No Brasil, onde 72% dos médicos com especialidade estão nas regiões Sul e Sudeste, o atendimento à distância permite que esses profissionais atendam pessoas que moram em outras regiões. Isso porque muitos brasileiros não têm condições de ir para outro estado ou cidade para se consultarem com um profissional de uma especialidade específica.
Leia também: As vantagens de ser um profissional liberal no mercado atual.
Além disso, a telemedicina também permite que os profissionais de saúde ampliem a sua área de atendimento, já que eles não precisam ficar restritos apenas a sua cidade ou estado.
Outro benefício dessa prática é que ela diminui o fluxo de pessoas que buscam atendimento em clínicas e hospitais. Durante a pandemia causada pelo coronavírus, a telemedicina ajudou a diminuir em 64% o número de pessoas que iam ao hospital.
As principais vantagens da telemedicina são:
- ampliar o acesso aos tratamentos médicos;
- permitir que os pacientes tenham um contato mais próximo com os médicos;
- o paciente não precisa se deslocar até o consultório médico para ser atendido;
- os profissionais e pacientes ganham tempo, já que podem fazer a consulta de qualquer lugar;
- os atendimentos são mais ágeis;
- o paciente tem mais opções de médicos para se consultar;
- o custo da telemedicina é baixo.
Quais são as desvantagens dessa prática?
Apesar de a telemedicina ter muitas vantagens e de ter trazido mais praticidade para os médicos e pacientes, ela possui algumas desvantagens, são elas:
- não é possível fazer exames clínicos na teleconsulta;
- o paciente pode ter dificuldade para explicar os seus sintomas, o que pode comprometer o diagnóstico;
- o paciente precisa ter acesso a um telefone e/ou à internet para fazer a teleconsulta.
Vale a pena usar a telemedicina?
A telemedicina trouxe muita praticidade e agilidade para as consultas médicas, já que o paciente não precisa se deslocar até o consultório médico para ser atendido. Além disso, conforme já mencionamos, essa prática também permite que o paciente seja atendido por profissionais que moram em outras cidades e estados.
Os recursos da telemedicina também facilitam o diagnóstico das doenças, já que os profissionais contam com uma tecnologia avançada e capaz de cruzar os dados do paciente, o que permite que eles avaliem minuciosamente o quadro da pessoa.
No entanto, essa prática não é sempre viável, já que, em algumas ocasiões, o médico precisa fazer exames clínicos, o que não é possível na telemedicina.
Contudo, na maioria dos casos, o atendimento à distância facilita muito o acesso à saúde e ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde. Sendo assim, vale a pena utilizar a telemedicina, pois essa prática permite que você tenha um atendimento ágil e eficaz, sem sair de casa.
Agora que você já sabe o que é telemedicina, na próxima vez em que você se sentir mal ou quiser se consultar com um médico, considere fazer uma consulta à distância, pois isso vai fazer com que você ganhe tempo e tenha acesso aos melhores profissionais.
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