Ter sensibilidade no dente é bem comum, e muitas pessoas sofrem com esse problema. Contudo, as causas deste problema são bem comuns, então é importante observá-las com atenção para resolver este problema!
O que é e o que provoca essa sensibilidade nos dentes?
A sensibilidade no dente não é uma doença, mas uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, devido a fatores comuns como a retração das gengivas, escovação inadequada, atrito e/ou mau posicionamento dos dentes.
Esses fatores causam a exposição da dentina. A maioria das pessoas que apresentam esse problema tem entre 20 e 50 anos de idade.
Qual a causa dos dentes sensíveis?
A dentina é protegida pelo esmalte e possui pequenos canais (túbulos) que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos.
Comer alimentos ácidos, cítricos, doces ou beber líquidos quentes ou frios pode fazer com que esse fluido se movimente.
Leia também: Erosão Ácida Dentária
O movimento deste fluido faz com que as terminações nervosas reajam, desencadeando uma pontada desconfortável ou uma dor curta e aguda.
Conheça mais alguns outros fatores que podem levar à sensibilidade no dente:
- Escovação com força excessiva: hábitos de higiene oral, como escovação com muita frequência, muito agressiva ou com uma escova de cerdas duras podem eventualmente desgastar o esmalte dos dentes. Estes hábitos também podem causar a retração das gengivas, levando a uma maior exposição da dentina.
- Doença da gengiva (Gengivite): quando o tecido da gengiva fica inflamado e sensível, em decorrência de gengivite (inflamação da gengiva), você pode ficar com as gengivas sensíveis e também sentir os dentes sensíveis, que ficam mais expostos na superfície da raiz.
- Ranger dos dentes: se você range os dentes enquanto dorme ou se aperta os dentes ao longo do dia, você pode estar desgastando o esmalte e expondo a camada de dentina do seu dente.
- Retração Gengival: uma retração gengival, causada por condições como doença periodontal, pode expor a dentina e causar sensibilidade no dente. A escovação muito agressiva ou frequente também pode causar a retração das gengivas.
Apesar de poder surgir por diversas causas diferentes, fique tranquilo(a)! Basta seguir um tratamento adequado para que a sensibilidade dentinária deixe de incomodar.
O principal meio de tratamento é a recomendação de cremes dentais não abrasivos ou, pelo menos, com um baixo nível de abrasão.
Caso o problema seja mais constante, seu periodontista poderá também prescrever um creme dental específico para sensibilidade no dente, formulado para combater essa condição e ainda fornecer proteção extra contra as cáries.
Além disso, alguns outros tratamentos, como vernizes fluoretados, aplicação de laser ou até realização de restaurações, podem promover uma proteção extra.
Você sabia?
A Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças das gengivas e dos ossos de suporte aos dentes.
Os dentistas desta especialidade realizam a prevenção e os tratamentos adequados para qualquer problema relacionado a essas duas partes fundamentais para a boa saúde dos dentes, como por exemplo, a remoção de tártaro e os cuidados necessários com as inflamações das gengivas.
Responsáveis técnicos:
Dra. Cristiane Hiromi Tamaki – CRO 60531
Dra. Luciana Ferreira Ramos – CRO 73307
Dra. Renata Peixinho – CRO 97388
Fontes:
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP
www.colgate.com.br
www.oralb.com
www.sensodyne.com.br
Aproveite para conhecer o plano odontológico da Seguros Unimed:
Preciso consulta estou com gengiva muito sensiveis