A competição faz parte do projeto Atitude no Esporte, que valoriza os esportes olímpicos e paraolímpicos.
O Desafio Internacional entre Brasil e México movimentou o basquete em cadeira de rodas neste mês de novembro. A partida foi realizada no dia 23, às 11h, no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O evento, com patrocínio da Seguros Unimed e Unimed do Brasil, integra o projeto Atitude no Esporte, cujo objetivo é divulgar e dar visibilidade a esportes olímpicos e paraolímpicos.
“O Brasil tem tudo para fazer uma atuação memorável nas Paralimpíadas Rio 2016 e o grande legado será a mudança de percepção e atitude da população brasileira sobre o esporte e sobre o tema deficiência, exatamente como aconteceu com os ingleses em Londres 2012. A Unimed vai fazer seu papel, apoiando, divulgando, despertando a consciência das pessoas, e aproximando seus ídolos da população brasileira”, afirma Dr. Rafael Moliterno Neto, presidente da Seguros Unimed.
Com o pensamento voltado para as Paralimpíadas em 2016, o Brasil venceu confortavelmente o México, por 78 a 51. Com o apoio da torcida, a seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas garantiu o espetáculo dentro de quadra. Destaque para a boa exibição de Jatobá, Marquinhos e Everaldo, que souberam explorar bem os contra-ataques e abrir uma larga vantagem ainda no segundo período.
“Estamos no caminho certo de preparação. Esse jogo contra o México foi uma oportunidade de colocar todos os jogadores em quadra e mostrar uma equipe já mesclada, com atletas experientes e outros mais jovens, iniciando a formação do grupo com vistas aos Jogos de 2016. O adversário sofreu com a nossa defesa, que se mostrou eficiente”, comemorou a treinadora.
Brasil e México se enfrentaram pela última vez na Copa América adulta, disputada em agosto, na Colômbia. Na ocasião, logo no jogo de estreia, os brasileiros levaram a melhor e venceram por 79 a 76. No entanto, o México terminou a competição em terceiro lugar e garantiu a vaga para o Mundial da Turquia, em 2014. Já o Brasil, que ficou em quinto, aguarda um convite da Federação Internacional para disputar a competição do ano que vem. Apenas os quatro primeiros garantiram a vaga.
Outros eventos
Depois do Desafio Brasil x México no basquete em cadeira de rodas, outros eventos do projeto Atitude no Esporte estão programados em 2013: o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, de 12 a 15 de dezembro, na capital paulista. A temporada será encerrada com o Prêmio Atitude no Esporte, dia 16 de dezembro, no Rio de Janeiro.