O equilíbrio financeiro de uma empresa depende totalmente da gestão dos seus recursos. Além de controlar gastos e receitas para gerar lucro, os administradores devem garantir que o patrimônio empresarial como um todo esteja bem protegido – do contrário, ficarão expostos ao risco de sofrer perdas significativas em caso de imprevistos. E para enfrentar esse tipo de ameaça existe o seguro empresarial.
A contratação do seguro empresarial é a maneira mais simples de evitar prejuízos financeiros e operacionais em caso de eventos adversos previstos em contrato. Por isso, o seguro é um recurso complementar à gestão de riscos que a empresa possui. Dessa forma, a organização adota boas práticas de gerenciamento com o objetivo de minimizar os riscos que podem afetar suas operações, mas conta com a cobertura garantida pelo seguro contra danos ao seu patrimônio ou de terceiros, dependendo da situação e das condições asseguradas.
O que é seguro empresarial?
O seguro empresarial é aquele que garante às empresas o ressarcimento por perdas ou danos materiais decorrentes de incidentes estabelecidos em contrato. É, portanto, um instrumento de proteção patrimonial e que pode abranger uma série de eventos potencialmente prejudiciais aos bens e às operações da organização, como incêndios, quedas de raios, explosões etc.
A cobertura do seguro empresarial deve estar alinhada às necessidades da empresa interessada, que tem a possibilidade de incluir no seu produto condições adicionais além da cobertura básica. É o caso, por exemplo, do ressarcimento por roubo ou furto qualificado, da garantia de indenização a terceiros por danos relacionados à responsabilidade civil ou da cobertura dos lucros cessantes em caso de interrupção das atividades.
Dependendo da área de atuação da empresa, há seguros exclusivos para determinadas atividades, sobretudo aquelas que têm características profissionais muito específicas, a exemplo das clínicas e consultórios e dos pet shops.
Quais são as vantagens do seguro empresarial?
Há uma série de boas razões para contratar um seguro empresarial. Confira os principais benefícios.
- Flexibilidade – a empresa pode contratar coberturas adicionais, de acordo com suas necessidades.
- Custo personalizado – assim como a configuração do seguro reflete as necessidades da empresa, o preço do seguro também se ajusta à realidade do negócio.
- Controle financeiro – a garantia de reembolso contra danos ocasionados por incidentes previstos na cobertura evita prejuízos significativos para a empresa.
- Apoio especializado – ao contratar o seguro a empresa contará com assistência especializada para proteger seu patrimônio em diferentes situações.
O que o seguro empresarial cobre?
Os tipos de cobertura previstos no seguro empresarial dependem do perfil de cada seguradora que oferece o produto. Entretanto, todas contemplam coberturas básicas e adicionais, sendo, portanto, importante avaliar o que faz sentido para o seu negócio e entender em quais situações o seguro deve ser acionado, bem como os critérios de exclusão das coberturas.
Por exemplo, no caso do Unimed Empresarial, produto gerenciado pela Unimed Seguros, a cobertura básicas contempla as seguintes situações:
- incêndio (inclusive decorrente de tumultos);
- queda de raio;
- explosão de qualquer natureza;
- implosão de tanques e recipientes;
- fumaça decorrente de desarranjo imprevisto ou acidental;
- queda de aeronave.
Ao contratar o seguro da Unimed sua empresa já garante a cobertura contra todos esses eventos. Além disso, é possível contratar qualquer item da cobertura adicional, como por exemplo:
- perda ou pagamento de aluguel, caso o imóvel não possa ser ocupado;
- danos elétricos;
- roubo ou furto qualificado de bens e mercadorias;
- danos a terceiros decorrentes de responsabilidade civil;
- vendaval, furacão, ciclone, tornado, queda de granizo e neve;
- quebra de vidros;
- equipamentos arrendados ou cedidos a terceiros;
- lucros cessantes, em caso de interrupção das atividades devido a um dano material coberto;
- despesas fixas, em caso de paralisação total ou parcial das atividades.
Sempre consulte as coberturas básicas e adicionais no momento da contratação do seguro, pois as condições podem mudar ao longo do tempo.
Leia também: O que é seguro empresarial e como funciona
Quanto custa um seguro empresarial?
O sistema de cálculo do seguro empresarial é personalizado, ou seja, a definição do preço considera uma série de fatores, englobando desde as coberturas contratadas a critérios muito específicos, como a localização, a atividade econômica desempenhada, os riscos aos quais a empresa está exposta, as estimativas relacionadas ao seu faturamento e a condição dos bens patrimoniais, entre outros aspectos.
Isso quer dizer que o custo do seguro empresarial se ajusta à realidade e à complexidade do negócio, sendo um produto que está ao alcance de qualquer organização, independentemente do porte ou do segmento de atuação.
Que tal fazer uma cotação do seguro empresarial? Entre em contato com a equipe da Seguros Unimed e veja como é simples proteger o patrimônio da sua empresa.